VENEZUELA VAI ÀS URNAS EM ELEIÇÃO POLÊMICA
Sob forte tensão e acusações de fraudes, milhões de venezuelanos foram às urnas, no domingo (28), para escolher o presidente do país pelos próximos seis anos. Com dez postulantes, o pleito foi acirrado entre o candidato à reeleição, Nicolás Maduro (Foto), e o candidato Edmundo González Urritia. Pesquisas de intenção de voto previam a primeira derrota do chavismo" depois de 25 anos no poder. Os ânimos se acirraram e observadores internacionais foram proibidos de entrar no país às vésperas do dia da eleição. A votação foi marcada por denúncias de obstrução promovida por grupos ligados ao atual governo. Horas após o fechamento das urnas, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela anunciou a vitória do atual presidente com 51,1% dos votos contra 44,2% de González. Ao longo da semana, manifestações contra o resultado tomaram as ruas, causando as mortes de 13 pessoas. Enquanto alguns país questionaram a reeleição de Maduro, como Estados Unidos, outro endossaram a vitória, como a Rússia. O Brasil sugeriu a apresentação das atas de votação para encerrar o impasse.
DISCUSSÃO NO TRÂNSITO TERMINA COM MORTE EM SP
Um acidente envolvendo um Porsche e uma motocicleta, na madrugada da segunda-feira (29), terminou com o motociclista morto na zona sul de São Paulo. Após discutirem, Pedro Kaique Ventura Figueiredo (Foto), de 21 anos, destruiu o retrovisor do Porsche e foi perseguido pelo motorista do veículo de luxo, Igor Sauceda. Na altura do número 7.350 da Avenida Interlagos, o motociclista foi atropelado e ficou gravemente ferido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O condutor do Porsche fez o teste do bafômetro, que deu negativo, e foi conduzido ao 48º Distrito Policial, onde passou por audiência de custódia e teve a prisão temporária convertida em preventiva. Tanto ele como a mulher que o acompanhava não sofreram ferimentos. Após verificar imagens de câmeras da via, o delegado responsável pelo caso registrou o crime como homicídio doloso (quando há intenção de matar) por motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa.
BRASIL CONQUISTA MEDALHA INÉDITA NO ATLETISMO
Pela primeira vez na história, a equipe feminina de ginástica olímpica conquistou uma medalha em Olimpíadas, na terça-feira (30). O pódio inédito teve Rebeca Andrade (25 anos), Flávia Saraiva (25), Jade Barbosa (32), Júlia Soares (18) e Lorrane Oliveira (26) empunhando o bronze na modalidade "por equipes". A medalha foi conquistada após a nota 15.100 de Rebeca, no salto. Antes da execução da ginasta, o Brasil ocupava a sexta colocação, atrás de China, Canadá e Grã-Bretanha. O pódio ainda teve os Estados Unidos, conquistando o ouro, e a Itália, com a prata. A apresentação da ginástica olímpica é composta por quatro etapas: Barras assimétricas, Trave, Solo e Salto. Rebeca Andrade e Flávia Saraiva se apresentaram em todas as fases. Júlia Soares esteve na trave e no solo, enquanto Jade Barbosa disputou no salto e Lorrane executou as barras assimétricas.
BOMBARDEIO MATA CHEFE DO HAMAS NO IRÃ
Ismail Haniyeh (Foto) foi um dos mortos no ataque aéreo realizado na quarta-feira (31), em Teerã. O número 1 do grupo terrorista estava na capital do Irã para participar da posse do novo presidente do país, Masoud Pezeshkian. A informação foi confirmada através de comunicado emitido pelo Hamas e pela Guarda Revolucionária do Irã. No ataque, um guarda-costas do líder do braço político do grupo também morreu. A tropa de elite do Exército iraniano está a cargo da investigação das mortes. O Irã acusou Israel pelo ataque e prometeu vingança. Já o país liderado por Benjamin Netanyahu não assumiu a autoria do bombardeio, no entanto, em pronunciamento feito no mesmo dia, o premiê israelense afirmou que o país deu "golpes esmagadores" nos aliados do Irã. Ele se referia ao ataque a Beirute, capital do Líbano, que terminou com a morte de Fuad Shukr, número 2 do grupo extremista Hezbollah. O funeral de Haniyeh aconteceu no dia seguinte em Teerã, reuniu uma multidão e contou com a presença do líder supremo do Irã, Ali Khamenei.
EUA E RÚSSIA FAZEM MAIOR TROCA DE PRISIONEIROS DESDE GUERRA FRIA
Vinte e quatro prisioneiros russos e norte-americanos foram libertados, na quinta-feira (1), após acordo mediado por Alemanha, Turquia, Polônia, Eslovênia e Noruega. Foi a maior troca do tipo entre os dois países desde a Guerra Fria (1947 - 1991) e aconteceu em Ancara. Em seguida, os aviões da Rússia e dos Estados Unidos deixaram a capital turca com destino a seus respectivos territórios. Os ex-prisioneiros norte-americanos chegaram ao país no mesmo dia e foram recebidos pelo presidente Joe Biden. Entre eles, estavam o jornalista Evan Gershkovich e o ex-fuzileiro naval Paul Whelan. Na Rússia, os oito libertados foram recebidos por Vladimir Putin no aeroporto de Moscou. O presidente russo prometeu condecorar todos eles. Ambos os chefes de Estado comemoraram o feito diplomático e agradeceram os países envolvidos nas negociações.
JUDOCA CONQUISTA PRIMEIRO OURO DO BRASIL NA PARIS 2024
Beatriz Souza (Foto)conquistou, na sexta-feira (2), o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris. Ela disputou na categoria acima de 78kg e entrou no tatame quatro vezes. Na grande decisão, enfrentou a israelense Raz Hershko, atual número 2 do ranking mundial, e venceu por waza-ari aos 44 segundos de combate. Em vantagem no placar, a brasileira só precisou administrar a luta até o fim. Ela já havia batido a sul-coreana Hayu Kim, nas quartas de final, e a francesa Romane Dicko, na semifinal. Com a vitória, o judô brasileiro conquistou a 27ª medalha na história dos Jogos Olímpicos. Beatriz também se sagrou a primeira estreante a se tornar campeã olímpica em provas individuais. A judoca tem 26 anos, é natural de Peruíbe, no litoral de São Paulo, e é atleta do clube Pinheiros.
QUEDA DE BIMOTOR DEIXA TRÊS MORTOS EM SP
Um avião caiu na tarde do sábado (3), em uma fazenda localizada na cidade de Birigui, interior de São Paulo. Uma câmera de segurança registrou o acidente, que deixou três vítimas fatais. Após a queda, a aeronave modelo bimotor 95 A55 pegou fogo. As chamas se alastraram rapidamente, atingiram parte da área de pastagem da propriedade e foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com informações da Polícia Civil, o equipamento havia passado por uma manutenção antes de decolar do Aeroclube de Birigui com destino à cidade de Socorro. Investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) estiveram no local e atenderam a ocorrência. A investigação da tragédia ficará a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa.
Fontes: Uol, G1.
Fotos: Nicolás Maduro (Fernando Vergara / AP Photo); Pedro Kaique Ventura Figueiredo (Reprodução); Ismail Haniyeh (Reprodução / "X" @anadoluagency); Beatriz Souza (Alexandre Loureiro / COB).
Comentários
Postar um comentário