TOP SEVEN (7 a 13 de Julho)


FRANÇA REALIZA SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

   Os franceses voltaram às urnas, no domingo (7), para definir a nova composição da Assembleia Nacional. O pleito foi marcado pela maior participação popular desde 1981. Ao meio-dia, a taxa de comparecimento era de 26,63%. Após a vitória do partido Reagrupamento Nacional, de extrema-direita, no primeiro turno, houve uma mobilização entre partidos de esquerda e de centro, que contou com a desistência de pelo menos 200 candidatos, para frear o avanço da sigla de Marine Le Pen. Personalidades também participaram da campanha e reverteram o favoritismo do RN. Ao longo do horário de votação, encerrado às 20h (local), projeções começaram a apontar a vitória da "Nova Frente Popular", de esquerda, seguida do "Juntos Pela República", de Emmanuel Macron. O Reagrupamento Nacional apareceu em terceiro. Na apuração, a coalizão de esquerda conquistou 182 assentos, seguida da aliança centrista do presidente francês, com 168, e da ultradireita, com 143. Como nenhum partido conseguiu a maioria absoluta do parlamento (289 assentos), o novo governo será negociado.

MEMBROS DO MERCUSOL SE REÚNEM NO PARAGUAI

   Os chefes de Estado dos países que integram o Mercosul se reuniram, na segunda-feira (8), em Assunção (Foto). A 64ª Reunião de Cúpula do bloco, no entanto, registrou a ausência do argentino Javier Milei, que foi representado pela chanceler Diana Mondino. Durante seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a defesa da democracia e a vigilância contra os falsos democratas. Ele também defendeu a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia e creditou o atraso às contradições internas do bloco europeu. O petista condenou os ataques de Israel à Palestina e pediu "um maior engajamento e ambição climática", citando como exemplos as enchentes do Rio Grande do Sul e as queimadas no Pantanal. O encontro oficializou a entrada da Bolívia no bloco e contou com a presença do presidente Luis Arce. Após a reunião, o Uruguai assumiu a presidência rotativa do Mercosul (Que tem duração de seis meses).  

DEPUTADOS APROVAM NOVO ENSINO MÉDIO

   A versão final do projeto de Lei do novo ensino médio foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na terça-feira (9), com o placar de 437 votos a 1. A tramitação do projeto havia começado na casa, sofreu alterações no Senado e recebeu novos ajustes dos deputados antes de seguir para a sanção presidencial. Entre os destaques do PL estão a carga horária máxima de 2.400 horas para disciplinas obrigatórias (Português e matemática, por exemplo) e 600 horas para itinerário formativo (Matérias de determinadas áreas nas quais o aluno quer se aprofundar) no ensino médio tradicional. No ensino técnico, a carga será de 2.100 horas. Outra determinação é que o idioma espanhol não seja obrigatório nas escolas públicas e que seja oferecido de acordo com disponibilidade de oferta, locais e horários. Já o Exame Nacional do Ensino Médio deve se adequar ao novo modelo de educação até 2027.

CÂMARA APROVA REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

   Os deputados aprovaram, na quarta-feira (10), o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária, que foi promulgada em dezembro de 2023. O texto de relatoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) destacava os detalhes do Imposto sobre Valor e Consumo (IVA) e sofreu uma alteração durante a votação dos destaques (Alterações ou adendos ao texto original). Carne, frango e outras proteínas foram incluídos no grupo de itens que terão imposto zerado. A mudança foi defendida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e mencionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas semanas. O texto-base do PL foi aprovado por 336 votos a 142, além de 2 abstenções. Já o destaque que incluiu o imposto zero para carnes e proteínas foi aprovado com o placar de 447 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção. O texto seguiu para o Senado.

PF DEFLAGRA QUARTA FASE DE OPERAÇÃO QUE INVESTIGA ABIN

   Agentes da Polícia Federal cumpriram, na quinta-feira (11), cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão contra ex-membros do "gabinete do ódio", supostamente montado na Agência Brasileira de Inteligência durante o governo de Jair Bolsonaro. A operação "Última Milha" prendeu o ex-assessor do Ministério da Comunicação, Mateus Sposito, o influenciador Richards Dyer Pozzer, o policial federal Marcelo Araújo Bormevet, o militar Giancarlo Gomes Rodrigues e Rogério Beraldo de Almeida. O esquema visava espionar desafetos do ex-presidente Jair Bolsonaro e espalhar notícias falsas utilizando a estrutura da Abin. Os mandados judiciais foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. No mesmo dia, a Justiça retirou o sigilo referente a operação. De acordo com os investigadores, a organização criminosa monitorou pessoas e autoridades públicas, interferiu em investigações contra os filhos do ex-presidente e criou "fake news" contra instituições como STF e TSE.

DESABAMENTO EM ESCOLA DEIXA MORTOS E FERIDOS NA NIGÉRIA

   Vinte e duas pessoas morreram e mais de 130 ficaram presas em escombros após o desabamento de uma escola de dois andares, na sexta-feira (12), no centro-norte da Nigéria. A tragédia ocorreu logo após o início das aulas do turno da manhã no colégio Saints Academy, no estado de Plateau. Assim que o prédio desabou, equipes de socorristas e forças de segurança iniciaram os trabalhos de resgate das vítimas em meio aos escombros. Os trabalhos foram acompanhados por familiares dos alunos e moradores da comunidade Busa Buji. De acordo com o porta-voz da Polícia local, 132 pessoas foram resgatados e encaminhados para hospitais da região. O governo estadual atribuiu o desabamento às condições da estrutura e a localização do prédio, que fica próximo a um rio. Ele orientou outras instituições na mesma situação a suspenderem as atividades.

TRUMP SOFRE ATENTADO DURANTE COMÍCIO NOS EUA 

   O ex-presidente e pré-candidato do Partido Republicano foi alvo de um atentado, no sábado (13), durante um comício no estado da Pensilvânia. Donald Trump (Foto) acabava de subir ao palanque e começava a falar quando foram ouvidos sons de disparos. Ele se abaixou e foi cercado por agentes do serviço secreto. Ao se levantar, apresentava um ferimento próximo a orelha direita. Logo em seguida, o ex-presidente foi retirado do evento e levado para um hospital. Homens armados fizeram uma varredura e evacuaram o local, enquanto policiais buscavam o suposto atirador. Minutos após o ocorrido, a equipe de Trump informou que ele estava bem e em segurança. O atirador responsável pelo ataque foi morto por agentes de segurança no telhado de uma residência, onde estava escondido. Ele foi identificado como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, e morava em Bethel Park, a 64 quilômetros de Butler, onde ocorreu o comício. No ataque, um participante do evento também morreu e outros dois ficaram gravemente feridos.

Fontes: Agência Brasil, Terra, Folha de São Paulo, Uol e G1.
Fotos: Celebração na França (Abdul Saboor / Reuters); Reunião do Mercosul (Ricardo Stuckert / Presidência da República); Donald Trump (Reprodução / X @DonaldJTrumpJr).

Comentários