CHUVAS DEIXAM RIO DE JANEIRO EM "SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA"
A Zona Norte e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro viveu um domingo (14) de caos devido às fortes chuvas que atingiram as regiões desde a noite do dia anterior. Por volta das 15h, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, decretou "Situação de Emergência", quando o Centro de Operações oficializou que a cidade estava no estágio 4 na escala de risco (Que vai até 5). Outras cidades, como Niterói, Belford Roxo e Nova Iguaçu também enfrentaram caos causados pelos temporais. Inundações causaram o bloqueio da Rodovia Washington Luís e a suspensão de circulação de pelo menos dez linhas de ônibus. O metrô também teve estações fechadas por conta das águas. Entre sábado e domingo, o Corpo de Bombeiros recebeu 180 chamados. Por 29 vezes, as sirenes foram acionadas em comunidades do Rio, alertando sobre riscos de deslizamentos de terra.
De acordo com a estação meteorológica de Anchieta, caíram 259,2 milímetros de água em 24 horas, o recorde da série histórica do Sistema Alerta Rio (Iniciada em 1997). As inundações invadiram as instalações do 9º Batalhão da Polícia Militar (Rocha Miranda) e o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, que teve a garagem e setores operacionais, no subsolo, inundados. Provas de concursos públicos foram canceladas e a população foi orientada a não sair de casa. O balanço divulgado no domingo pelos bombeiros confirmou 12 mortes em função dos temporais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com prefeitos das cidades atingidas e garantiu apoio do governo federal ao trabalho das prefeituras e assistência à população.
"THE BEST" PREMIA OS MELHORES DO FUTEBOL EM 2023
INEP DIVULGA NOTAS DO ENEM 2023
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o Inep, divulgou na terça-feira (16), as notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio em 2023. Quem tentou acessar os dados nas primeiras horas (A divulgação estava marcada para às 9h), teve dificuldades devido a instabilidade do site oficial. No decorrer do dia, o acesso foi sendo normalizado. Os candidatos que prestaram o Enem 2023 na condição de "treineiros" (Que ainda não concluíram o ensino médio), terão as notas divulgadas em um prazo de 60 dias. De acordo com o Inep, 60 inscritos conquistaram a nota máxima (1.000) na redação. O exame de 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro e suas notas são a principal porta de entrada em universidades públicas do Brasil. Elas também são utilizadas para acesso em programas de financiamento estudantil e de concessão de bolsas em instituições privadas de ensino superior.
PORTO ALEGRE DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CHUVAS
O decreto 22.428 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, na quarta-feira (18), e impôs o estado de emergência em função dos danos causados pelos temporais que atingiram a capital gaúcha entre a noite anterior e a madrugada. O documento foi assinado pelo prefeito Sebastião Melo, que também pediu colaboração da população através de uma rede social. Com a decretação da emergência, que tem validade de 180 dias, Porto Alegre pode adquirir bens para combater o desastre sem necessidade de licitação, além de autorizar todos os órgãos municipais a atuarem juntos com a Coordenação de Defesa Civil (CDC) nas ações de reconstrução da capital. De acordo com a MetSul Meteorologia, choveu em horas metade da média histórica de precipitação do mês de janeiro inteiro, acumulando de 60 a 70 milímetros em diferente pontos da cidade. As rajadas de vento atingiram cerca de 120 km/h. O fenômeno derrubou o fornecimento de energia, deixando 270 mil clientes da CEE Equatorial sem luz, e deixou 329,7 mil imóveis sem água, segundo a empresa de saneamento da capital, a Corsan. Além de Porto Alegre, outros 50 municípios decretaram emergência. Duas pessoas morreram.
NOVA FASE DA "LESA PÁTRIA" MIRA LÍDER DA OPOSIÇÃO NA CÂMARA
Fontes: G1, Globo Esporte, Correio do Povo, Ig e Terra.
Fotos: Premiados no "The Best" ("X" / Fifa); Carlos Jordy (Naiara Araújo / Câmara dos Deputados); Simulação da SLIM na Lua (JAXA).
Comentários
Postar um comentário