LOLITA RODRIGUES MORRE AOS 94 ANOS NA PB
A atriz, cantora e apresentadora morreu vítima de complicações de uma pneumonia, na madrugada do domingo (5), no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. Lolita Rodrigues (Foto) vivia na capital da Paraíba com a única filha desde 2015, após se aposentar da carreira artística. O corpo da artista foi cremado em uma cerimônia restrita à família no mesmo dia. Filha de espanhóis, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite era natural de Santos e nasceu em 10 de março de 1929. Foi uma das pioneiras durante a implantação da televisão no Brasil, inclusive, cantando o "Hino da TV Brasileira" no programa inaugural do veículo no país. Foi na TV que Lolita construiu toda sua carreira, a frente do clássico programa "Almoço com as Estrelas" e atuando em telenovelas. Teve passagens pela Tupi, Excelsior, Record, Manchete, SBT e Globo, onde realizou maior parte dos seus trabalhos, incluindo o último: Noêmia, de "Viver a Vida", em 2009.
GLO COMEÇA A VALER EM PORTOS E AEROPORTOS DO RJ E SP
As Forças Armadas começaram a reforçar a segurança em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo na segunda-feira (6). A medida de Garantia da Lei e da Ordem tem validade até 3 de maio de 2024 e conta com o apoio de 3,7 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. As ações serão concentradas nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí, também no Rio, e nos aeroportos de Guarulhos e Tom Jobim. De acordo com o documento, Exército e Aeronáutica devem intensificar operações, enquanto a Marinha realizará ações preventivas e repressivas nas baías cariocas de Sepetiba e Guanabara. Desta forma, o governo federal pretende combater o crime organizado e reprimir o tráfico de drogas e armas. A GLO foi implantada através do Decreto nº 11.765, que foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
SENADO APROVA REFORMA TRIBUTÁRIA
O texto-base da Proposta de Emenda à Constituição referente à Reforma Tributária foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado na terça-feira (7). A PEC 45/2019 foi aprovada por 20 membros da CCJ e rejeitada por outros 6. Na sequência, foram votados cinco emendas de destaque no texto. Nenhuma foi aprovada. A PEC prevê a unificação de cinco impostos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em três: IBS (Imposto sobre Bens e Serviços - Estadual e municipal), CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços - Federal) e IS (Imposto Seletivo). No dia seguinte, a votação aconteceu no plenário da casa legislativa. No primeiro turno, o placar foi de 53 a 24 pela aprovação da Reforma Tributária. No segundo turno, votado pouco tempo depois, o placar se repetiu, sacramentando a vitória do governo. Como os senadores alteraram a PEC, ela será novamente apreciada pela Câmara dos Deputados nos próximos dias.
PF PRENDE DOIS BRASILEIROS LIGADOS AO HEZBOLLAH
A operação "Trapiche" foi deflagrada na quarta-feira (8) para cumprir 13 mandados judiciais contra pessoas que estavam sendo recrutadas pelo Hezbollah para promoverem atentados terroristas contra a comunidade judaica no Brasil. Os onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. Lucas Passos Lima (à esquerda), de 35 anos, e Jean Carlos de Souza (à direita), de 38, os presos durante as diligências, são brasileiros com descendência libanesa e um deles foi detido ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos após uma viagem ao Líbano. De acordo com as investigações, o grupo terrorista estava financiando os suspeitos para que recrutassem brasileiros para os ataques a prédios e sinagogas. Se forem enquadrados em crimes previstos na Lei do Terrorismo, os homens podem ser condenados a até 15 anos de prisão, sem possibilidade de anistia ou indulto. Na sexta-feira, ambos tiveram as prisões mantidas na audiência de custódia.
PRESIDENTE ANUNCIA DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO EM PORTUGAL
Marcelo Rebelo de Sousa (Foto) anunciou a dissolução do parlamento e a convocação de novas eleições legislativas, na quinta-feira (9), em Portugal. A decisão ocorreu dois dias após o primeiro-ministro do país ser um dos alvos de uma megaoperação anticorrupção e apresentar sua demissão. António Costa permanecerá no cargo até que seu sucessor seja escolhido. O presidente português também se encontrou com lideranças dos partidos com representação parlamentar e convocou uma sessão no Conselho de Estado antes de decidir sobre a antecipação do pleito. A previsão é que os portugueses escolham os novos representantes no dia 10 de março de 2024. A operação "Influencer" investiga negócios relacionados ao lítio e ao hidrogênio verde e atingiu ministros do das Infraestruturas, João Galamba, e do Meio Ambiente, João Matos Fernandes. Ao apresentar a renúncia do cargo, o premiê negou as acusações.
ENEL NORMALIZA SERVIÇO DE ENERGIA EM SP
A Enel Distribuição São Paulo restabeleceu totalmente o serviço de energia elétrica na Grande São Paulo, na sexta-feira (10). Uma semana após os temporais que causaram oito mortes e danos ao sistema, muitas residências ainda sofriam com a queda no fornecimento. De acordo com a empresa, quase 3 mil funcionários estiveram nas ruas trabalhando 24 horas para normalizar o abastecimento. A pane levou transtornos a aproximadamente 2,1 milhões de clientes e resultou na ameaça de processo judicial feita pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, após reunião com os executivos da multinacional, deputados estaduais e o governador Tarcísio de Freitas. O caso também fez a Assembleia Legislativa de São Paulo instaurar uma CPI para investigar supostos abusos da Enel, que opera no estado desde 2018, quando adquiriu a estatal Eletropaulo.
EMBAIXADOR: SAÍDA DE BRASILEIROS DE GAZA SEM PREVISÃO
O chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, Alessandro Candeas, afirmou no sábado (12), que não há previsão de quando o grupo brasileiro poderá cruzar a fronteira entre a Faixa de Gaza e Rafah, no Egito. As 34 pessoas (24 brasileiros e 10 palestinos) haviam recebido autorização para deixar Gaza dois dias antes. A entrada deles no Egito, no entanto, ficou condicionada à passagem de ambulâncias com feridos da região atacada por Israel. Como nos últimos dias houve um aumento nos ataques às unidades médicas, as transferências de feridos do Norte para o Sul ficaram comprometidas. De acordo com o embaixador, não há perspectivas de novos deslocamentos. Isso fez a fronteira ser fechada. A semana de conflito foi marcada por mais ataques, anúncios de mortes de comandantes do Hamas, libertação de reféns e a determinação de 4 horas diárias de pausa nos bombardeios para que os civis deixem regiões bombardeadas. O mais recente levantamento apontou que mais de 12 mil pessoas morreram nos conflitos. No domingo, a fronteira foi reaberta e 32 pessoas chegaram a Rafah, duas pessoas desistiram da repatriação. O grupo deve embarcar para o Brasil na segunda-feira.
Fontes: G1, Ig, Terra, Senado Federal, Uol.
Fotos: Lolita Rodrigues (Divulgação / TV Globo); Marcelo Rebelo de Sousa (Horacio Villalobos Corbis / Getty Images); Lucas Passos Lima e Jean Carlos de Souza (Reprodução / Justiça Federal).
Comentários
Postar um comentário