MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA BALANÇO DO ENEM 2023
Após o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, no domingo (12), o Ministério da Educação fez um balanço das duas etapas do exame. No primeiro dia (5 de Novembro), a taxa de ausentes foi de 28,1% dos 3,9 milhões de inscritos. No segundo, foi de 32%. Com relação aos desclassificados no Enem, foram 2.217 na primeira etapa e 4.293 na segunda. A edição de 2023 foi marcada pela prova colorida, que facilitou a leitura de pessoas com problemas de visão. Tanto no primeiro quanto no segundo dia, a Polícia Federal identificou o vazamento de imagens das provas antes dos horários autorizados para a saída dos cadernos das salas de aplicação. Uma questão sobre a gripe A-H1N1 foi anulada por não ser inédita (Já havia aparecido no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade em 2010). O MEC também anunciou o prazo de uma semana para inscritos que tiveram problemas de saúde e de logística realizarem o Enem nos dias 12 e 13 de dezembro. A fase de solicitações terminou na sexta-feira.
REPATRIADOS DE GAZA DESEMBARCAM NO BRASIL
RIO DE JANEIRO BATE RECORDE DE CALOR
De acordo com o Centro de Operações do sistema "Alerta Rio", a capital carioca registrou 58,5ºC de sensação térmica às 9h15 da terça-feira (14). A segunda maior sensação desde o início das medições pelo órgão, em 2014, foi registrada em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade (O recorde foi quebrado no sábado, com 59,7ºC). Nos termômetros, a temperatura atingiu 35,5 graus, mantendo os altos índices dos últimos dias. No dia anterior, o Rio de Janeiro já havia apresentado sensação térmica acima dos 50 graus (Chegou a 52,7ºC às 8h). A onda de calor fez as praias ficarem lotadas, inclusive durante a madrugada. No sábado, o município anotou a maior temperatura do ano: 41,9ºC. O "Calorão" tem atingido principalmente os estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Em São Paulo, uma criança de 2 anos foi esquecida em uma van escolar e acabou morrendo. A Polícia suspeita que o óbito ocorreu em função do calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno "El Niño" e o aquecimento global têm causado os recordes nos termômetros.
FORÇAS DE ISRAEL INVADEM HOSPITAL EM GAZA
A maior unidade médica da Faixa de Gaza, que fica em al-Shifa, foi invadida na quarta-feira (15), durante operação das Forças de Defesa de Israel (IDF). O hospital foi atacado dias antes e registrou mortes causadas pela falta de energia elétrica, que comprometeu equipamentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a emitir um comunicado afirmando ter perdido o contato com a unidade. De acordo com a imprensa local, os soldados israelenses vasculharam o complexo médico, incluindo alas cirúrgicas e de emergência, enquanto tanques de guerra ficaram estacionados no pátio. A IDF promoveu a operação com base em informações de inteligência que indicaram a existência de uma central de controle do Hamas dentro da instituição. Israel postou imagens dos soldados entregando ajuda humanitária. O grupo negou que mantenha a base no local.
CHUVAS PROVOCAM CAOS E MORTES EM SC
Cerca de 70 municípios registraram ocorrências ligadas aos temporais que atingiram Santa Catarina, na quinta-feira (16). As regiões mais afetadas foram o Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, com volumes de água que ultrapassaram os 200 milímetros. O caso mais grave ocorreu na cidade de Taió, onde duas mulheres morreram quando o veículo em que estavam foi arrastado pelas águas (Uma delas ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu). Outros dois ocupantes, o motorista e uma mulher, conseguiram se segurar em uma árvores e serem resgatados. O rio que corta o município estava em situação de emergência e atingiu quase 10 metros de profundidade. Os temporais no estado começaram no dia 14 de novembro e causaram inundações, destruição de rodovias e deslizamentos de terras em várias regiões. O governo estadual estima que os prejuízos com as chuvas ultrapassem a casa dos R$ 5 bilhões.
MORTE MARCA PRIMEIRO SHOW DE TAYLOR SWIFT NO BRASIL
Uma jovem de 23 anos morreu após passar mal durante a apresentação da cantora norte-americana, na sexta-feira (17), no estádio Nilton Santos, o "Engenhão". Segundo uma amiga da universitária Ana Clara Benevides Machado (Foto), ela estava na grade em frente ao palco e desmaiou durante a segunda música do show. Ela recebeu os primeiros socorros no estádio e foi levada de ambulância ao Hospital Salgado Filho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Ana Clara deu entrada na unidade hospitalar às 20h50 com parada cardiorrespiratória e foi submetida a processos de reanimação. O laudo do Instituto de Medicina Legal deve apontar a causa da morte da jovem, que era do Mato Grosso. Taylor Swift e a T4F - Time For Fun, organizadora do evento, lamentaram o ocorrido em nota oficial e pelas redes sociais. Mesmo com a sensação térmica acima dos 50 graus, fãs denunciaram a escassez de oferta de água e proibição da entrada de garrafas no interior do estádio, que recebeu cerca de 60 mil pessoas. O Corpo de Bombeiros registrou centenas de desmaios e atendimentos em decorrência do calor. O Ministério Público do Rio e o Ministério da Justiça vão apurar as denúncias.
SPACEX TESTA STARSHIP PELA SEGUNDA VEZ NOS EUA
Fontes: G1, Terra, Agência Brasil, CNN Brasil.
Fotos: Repatriados (Ricardo Stuckert / PR); Ana Clara Benevides Machado (Daniele Menin / Arquivo Pessoal); Starship (Divulgação / Space X).
Comentários
Postar um comentário