Vamos tentar não falar de política (Embora seja impossível nesse caso), mas imagina uma manifestação que termina em uma depredação que acaba sendo paga por todos nós... Não estamos falando de um quebra-quebra que custa no máximo milhares de reais. O "preju" dos protestos do dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes atingiu a casa dos milhões. De acordo com a jornal "Folha de São Paulo", em julho deste ano, o vandalismo custou mais de R$ 20 MILHÕES!!
Não vamos focar o lado político, mas a ação. Milhares de pessoas vão se manifestar contra algo que discordam, ou que não gostaram de ter acontecido (Até aí tudo normal, é da Democracia), de repente, um "arruaceiro" acha que tem o direito de invadir prédios públicos e destruir, como um animal irracional, tudo que vê pela frente, única e exclusivamente por vingança. Todos na cena são adultos, ou seja, sabem o que estão fazendo e entram no barco porque querem. Mesmo assim outros seguem o primeiro. Pintaram e bordaram, como diz a gíria.
Esses mesmos adultos são tão "inteligentes" e debochados que filmam tudo, divulgam e se vangloriam do ato de selvageria que estão praticando. A "pagação de mico" (Pra dizer o mínimo) roda o mundo. Nos dias seguintes, com as provas que eles mesmos produziram, a maioria foi presa e encaminhada para presídios do Distrito Federal. Nas últimas semanas, o Supremo Tribunal Federal tem punido um a um os que realmente têm culpa no cartório (Lembrando que nem todos estão sendo condenados).
Amigo leitor, o caso é simples: Praticou crime, que pague por ele (Tanto com as medidas judiciais quanto com o custo do prejuízo). Ninguém mandou entrar lá dentro e sair quebrando tudo que aparecia pela frente. Não se consegue nada à base de violência e arruaça. Bastava usar o mínimo de bom senso e pronto. A manifestação perdeu totalmente a credibilidade a partir do momento que os participantes peitaram as forças de segurança (Machucando alguns agentes, inclusive) e avançaram o sinal do direito de protestar.
Apresentada a situação, vamos ao fato novo desta história lamentável: O Senado Federal está consultando a população para saber: Devemos perdoar os manifestantes pelas barbaridades que cometeram?? O Projeto de Lei 5065/2023 foi elaborado pelo senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, e prevê a anistia aos acusados e condenados pelos crimes resultantes da bagunça.
As perguntas básicas são: É justo isso?? Camarada invade o que não é dele (Ainda que simbolicamente seja), sai destruindo tudo e tem que ficar por isso mesmo?? Seria o senador um senhor bonzinho que está com pena dos vândalos ou tem uma conivência aí?? Será que o PL existiria se o grupo de pessoas fosse outro??
Responda para si mesmo com sinceridade e se quiser participar da consulta pública, o link está aqui abaixo (Inclusive com o Projeto de Lei anexo para que você possa conferir todo o texto). É só acessar e escolher "SIM", se for favorável ao texto, ou "NÃO", se for contra a anistia. É mais uma forma da população dar sua opinião sobre o tema:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=160575
Foto: Reprodução / Site Senado Federal
Comentários
Postar um comentário