TOP SEVEN (16 a 22 de Abril)

LULA ANUNCIA ACORDOS COM EMIRADOS ÁRABES

   Em seu último dia de viagem internacional, no domingo (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a assinatura de acordos com os Emirados Árabes que somam R$ 12,5 bilhões. Ele também confirmou que deve fechar mais compromissos comerciais até o fim o ano com o xeique árabe. Assim como fez com o presidente chinês Xi Jinping, Lula convidou Mohammed bin Zayed Al Nahyan a visitar o Brasil. De acordo com o presidente brasileiro, em entrevista coletiva, as visitas foram "extraordinárias" e que os acordos vão além do comércio e também envolvem a cultura e tecnologia. No mesmo pronunciamento, Lula prometeu retomar uma economia estável no país, oferecendo estabilidade. Após a conclusão dos compromissos em solo árabe, a comitiva presidencial retornou ao Brasil.

PGR PEDE PRISÃO DE MORO POR ACUSAÇÃO CONTRA MINISTRO DO STF

   A Procuradoria-Geral da República denunciou, na segunda-feira (17) o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR-Foto) por calúnia contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A denúncia foi oferecida com base em um vídeo que viralizou nas redes sociais, três dias antes, em que Moro conversa com interlocutores e fala em "comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes". No despacho, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, pede que o senador seja condenado à prisão e, caso a sentença seja superior a quatro anos, perca o mandato. Ela alega que "Ao atribuir falsamente a prática de crime de corrupção passiva ao ministro, o denunciado agiu com nítida intenção de macular a imagem e a honra do ofendido". Ela completou dizendo que a frase foi dita em público e com conhecimento de que estava sendo gravado. Em sua defesa, Moro afirmou que o vídeo foi editado e que jamais agiu com a intenção de ofender ninguém.

PF DEFLAGRA NONA FASE DA OPERAÇÃO "LESA PÁTRIA"

    Agentes da Polícia Federal cumpriram 38 mandados judiciais, na manhã da terça-feira (18), em sete estados e no Distrito Federal. No total, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação "Lesa Pátria" investiga envolvidos nos atos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília. As diligências ocorreram nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Entre os crimes investigados no âmbito da operação, estão os de golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

MINISTRO-CHEFE DO GSI PEDE DEMISSÃO 

   A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o general Gonçalves Dias (Foto), na quarta-feira (19), terminou com o pedido de demissão do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O militar da reserva deixou o comando do GSI após o surgimento de um vídeo em que ele aparece dentro do Palácio do Planalto no dia dos ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília. Nas imagens, ele anda entre os invasores e funcionários do GSI chegam a cumprimentar alguns deles. O órgão chegou a declarar sigilo de 5 anos em alguns vídeos do circuito interno capturados no dia 8 de janeiro. Horas após a saída do general, Ricardo Capelli, ex-interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, assumiu o GSI interinamente.

HELOISA BUARQUE DE HOLLANDA É A NOVA "IMORTAL" DA ABL

   A escritora de 83 anos foi eleita na quinta-feira (20) para ocupar a cadeira número 30 da Academia Brasileira de Letras. Heloisa Buarque de Hollanda (Foto) assume a vaga deixada pela também escritora Nélida Piñon, falecida em dezembro de 2022. Com a eleição, a crítica cultural se tornou a décima mulher a se tornar "Imortal" da ABL. Heloisa nasceu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e ainda na infância se mudou para o Rio de Janeiro. Se formou em Letras pela PUC-RJ e fez doutorado na Universidade Federal do Rio, onde também se tornou professora emérita. Como escritora e pesquisadora, desenvolveu trabalhos voltados para a Cultura e projetos educacionais em periferias. Entre suas obras literárias, destacam-se "Macunaíma, da Literatura ao Cinema", "Guia Poético do Rio de Janeiro", entre outras. A data da posse ainda não foi divulgada.

VICE-PREMIÊ RENUNCIA NO REINO UNIDO

   Dominic Raab (Foto) deixou o cargo de vice-primeiro-ministro britânico na sexta-feira (21), em meio a denúncias de assédio moral. A saída ocorreu após o fim das investigações e foi o primeiro escândalo da gestão do premiê Rishi Sunak, do Partido Conservador. Após o anúncio da renúncia, o ex-secretário de Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido, Oliver Dowden, foi anunciado como o sucessor de Raab. Além de vice-premiê, Dominic também era ministro da Justiça. Para essa função, o escolhido foi o parlamentar Alex Chalk. O agora ex-vice de Sunak enviou uma carta a ele antes de publicar a decisão. No total, foram investigadas oito denúncias formais em torno do comportamento de Dominic Raab em um período de 4 anos, durante sua passagem pelos ministérios das Relações Exteriores, do Brexit e da Justiça. Dentre as denúncias, ele reconheceu duas e pediu desculpas. Em nota, Sunak afirmou ter aceitado a renúncia com "grande tristeza".

LULA SE ENCONTRA COM O PRESIDENTE DE PORTUGAL

   Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou, na manhã do sábado (22), com o presidente do país, Marcelo Rebelo de Souza, e participou de uma cúpula bilateral. Entre os assuntos discutidos pelos dois, esteve a guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula defendeu que se estabeleça a paz entre os dois países. Já Rebelo afirmou que o conflito deve ser resolvido seguindo os princípios da Organização das Nações Unidas (ONU). O líder brasileiro também se encontrou com o primeiro-ministro português, António Costa, e com cerca de 150 empresários. Outro compromisso é a visita ao parlamento de Portugal, onde ele é convidado para as comemorações dos Cravos. Lula deixa o país na terça-feira com destino a Espanha, última parada da viagem de seis dias pela Europa. A expectativa é que as visitas resultem na assinatura de acordos entre os três países.

Fontes: Ig, Folha de São Paulo, G1, Veja e Uol.

Fotos: Sérgio Moro (Marina Oliveto / DW); Gonçalves Dias (Reprodução); Heloisa Buarque de Hollanda (Leo Aversa / Agência O Globo); Dominic Raab (Toby Melville / Reuters).

Comentários