TOP SEVEN (22 a 28 de Janeiro)

LULA FAZ PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL DO GOVERNO

   O presidente desembarcou em Buenos Aires, na noite do domingo (22), para uma viagem de dois dias. O primeiro compromisso internacional do novo governo foi a participação na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que contou com a presença de 33 países do continente. Além de Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretario de Comunicação Social, Paulo Pimenta, fizeram parte da comitiva. Depois da presença na Celac, Lula se encontrou com o presidente argentino Alberto Fernández (Foto) e empresários, participou de eventos culturais e teve reuniões bilaterais. Após a Argentina, o presidente passou pelo Uruguai antes de retornar ao Brasil.

NÚMERO DE MORTOS EM ATAQUE SOBE NOS EUA

   O número de mortes causadas pelo atentado em uma festa de comemoração pelo Ano Novo Chinês subiu para onze, na segunda-feira (23), nos Estados Unidos. Um dos dez feridos na ocorrência não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. No mesmo dia, o xerife Robert Luna, do condado de Los Angeles, confirmou que o responsável pelo ataque se suicidou após cometer o crime. De acordo com o representante da polícia da Califórnia, Huu Can Tran, de 72 anos, foi encontrado em uma van de carga já sem vida e com um ferimento causado por arma de fogo. O homem de origem asiática havia fugido após abrir fogo na boate da cidade de Monterey Park. As primeiras investigações apontaram que o atirador era ex-frequentador do local, no entanto, não se sabe ainda as motivações para o crime. 

EXÉRCITO SUSPENDE NOMEAÇÃO EX-ASSESSOR DE BOLSONARO

   O novo comandante do Exército Brasileiro acatou, na terça-feira (24), o pedido do tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid (Foto) para suspender sua posse do comando do 1º Batalhão de Ações e Comandos de Goiânia. No requerimento em que pediu o afastamento, Cid alegou que se defende de acusações na Justiça. Ele foi acusado de produzir informação falsa disseminada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em outubro de 2021, o ex-líder do Executivo repercutiu uma fake news afirmando que pessoas vacinadas contra a Covid-19 estavam desenvolvendo o vírus HIV, causador da AIDS. As investigações apontaram que o tenente-coronel havia levantado as informações. Cid também é investigado por suspeita de coordenar um esquema de "Caixa 2" no gabinete presidencial.

MASSACRE DE FAMÍLIA TEM MAIS UM PRESO NO DF

   Carlomam dos Santos Nogueira, de 26 anos, se apresentou na 30ª Delegacia de Polícia, em São Sebastião, no Distrito Federal. Ele foi o quarto preso no caso do assassinato de dez pessoas da mesma família (Foto), descoberto no dia 14 de janeiro. Conhecido como "Carlinhos", o homem integra uma facção criminosa e é suspeito de ser um dos executores dos assassinatos. O crime que chocou o Distrito Federal resultou na morte de Elizamar da Silva, os gêmeos Rafael e Rafaela, Gabriel, Marcos Antônio Lopes de Oliveira, Thiago Gabriel Belchior, Claudia Regina Marques de Oliveira, Renata Juliene Belchior, Gabriela Belchior e Ana Beatriz Marques de Oliveira. Os três primeiros suspeitos presos colaboraram com as investigações fornecendo a localização dos corpos das vítimas. O inquérito foi concluído na sexta-feira pela 6ª Delegacia de Polícia de Paranoá. O crime foi motivado pelo interesse em uma chácara avaliada em R$ 2 milhões. Após os assassinatos, os criminosos venderiam o terreno.   

JEAN PAUL PRATES ASSUME PRESIDÊNCIA DA PETROBRAS

   O novo do presidente foi aprovado por unanimidade, na quinta-feira (26), pelo Conselho de Administração da Petrobras. Jean Paul Prates (Foto) assumiu o mandato interino após a renúncia do seu antecessor, Caio Paes de Andrade. Outros integrantes da diretoria executiva também foram escolhidos pelo conselho. Prates cumpre o mandato até 13 de abril, quando a assembleia geral de acionistas deverá se reunir novamente para lhe efetivar no cargo por mais dois anos. Jean Paul tem 54 anos e formação em advocacia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele também é mestre em economia e gestão de petróleo, gás e motores, pelo Instituto Francês de Petróleo, e em política energética e gestão ambiental, pela Universidade da Pensilvânia. Em sua trajetória, foi reconhecido como um dos nomes mais influentes do setor de energia renovável no Brasil e no mundo. 

CINCO PESSOAS SÃO PRESAS APÓS CHACINA EM PE

   As Forças Estaduais de Segurança Pública de Pernambuco confirmaram que cinco suspeitos foram presos, na sexta-feira (27), horas após a chacina que deixou cinco mortos na cidade de São João, no agreste do estado. O crime aconteceu por volta das 20h do dia anterior, na praça localizada no centro da cidade. Câmeras de segurança registraram o crime, que terminou com a morte de uma criança de 2 anos e outras quatro pessoas. Cinco feridos foram encaminhados para hospitais da região. Junto com os primeiros suspeitos presos, foram apreendidas três armas de fogo e as roupas utilizadas no ataque, que teria como alvo Lucas Pereira Andrade, conhecido como "Lu", de 23 anos. A principal linha de investigação é uma rixa entre grupos locais ligados ao tráfico de drogas. A Polícia segue a procura de mais dois suspeitos de envolvimento na chacina.

MORRE PRIMEIRA DENUNCIANTE DE ABDELMASSIH

   Vana Lopes (Foto) morreu no sábado (28), aos 62 anos, vítima de complicações de um câncer de mama em estágio terminal. A ativista e escritora ficou conhecida ao ser a primeira mulher a denunciar crimes sexuais praticados pelo médico Roger Abdelmassih. O renomado profissional da área de fertilidade e inseminação artificial estuprou Lopes em seu consultório em 1993, durante um tratamento para engravidar. Anos depois, ela iniciou a procurar por mulheres que tivessem sofrido o mesmo abuso. A primeira denúncia ocorreu em 2007 e, dois anos depois, ganhou força após uma reportagem publicada pela "Folha de São Paulo". Em junho de 2009, Abdelmassih foi condenado a 278 anos de prisão por crimes de estupro e atentado violento ao pudor cometidos contra 39 mulheres. Ele chegou a fugir do país, mas foi preso no Paraguai em 2014, com a ajuda do grupo fundado por Vana, "Vítimas Unidas". Mais tarde, a pena foi reduzida para 173 anos e segue sendo cumprida no presídio de Tremembé, em São Paulo.

Fontes: G1, Folha de São Paulo e Uol.

Fotos: Lula e Alberto Fernández (Ricardo Stuckert / Presidência da República); Mauro César Barbosa Cid (Reprodução / Redes Sociais); Vítimas de Chacina no DF (Arte / Site Metrópoles); Jean Paul Prates (Jefferson Rudy / Agência Senado); Vana Lopes (Luiz Maximiano / Veja).

Comentários