TOP SEVEN RETRÔ 2022

    Chegou a hora de fazer aquele balanço do ano que termina dentro de dois dias. Foi um 2022 intenso em todos os sentidos. Os nervos estiveram à flor da pele: Um misto de apreensão, ansiedade, tristeza, felicidade, ou seja, tudo que permeia a existência humana. Todo mundo tem uma lista de acontecimentos para destacar. A nossa, você conhece nas linhas abaixo e com certeza em alguns pontos, o nosso "Top Seven Retrô" vai bater com o seu aí do outro lado da tela. Vamos lá... Esses são os destaques dessa jornada de doze meses...

TRAGÉDIA EM CÂNION DEIXA DEZ MORTOS EM MG

   Era tarde de sábado, 8 de janeiro, quando parte de um paredão de rocha se desprendeu de um cânion e desabou sobre o Lago de Furnas, na cidade mineira de Capitólio. No momento da tragédia, dezenas de embarcações promoviam passeios de turistas na região e pelo menos três foram atingidas. O desastre natural causou a morte de dez pessoas (Sete homens e três mulheres com idades entre 14 e 68 anos) e deixou outras 32 feridas, que foram socorridas para a Santa Casa de Passos e para o Pronto Socorro de São João da Barra. Cerca de 40 homens do Corpo de Bombeiros trabalharam no socorro das vítimas e no resgate dos corpos. Familiares de cinco vítimas entraram com ações indenizatórias que juntas somam R$ 18 milhões. Capitólio voltou e registrar acidente fatal em junho, quando duas pessoas morreram após uma embarcação virar por não suportar o excesso de peso.

TENSÕES VIRAM GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

   Temendo a aproximação da Ucrânia com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que julgou ser uma ameaça para a segurança da Rússia, Vladimir Putin deu início a uma operação militar em 24 de fevereiro. Mais de 150 mil soldados das forças russas e tanques foram posicionados ao longo de toda fronteira ucraniana e os ataques começaram com explosões e lançamentos de mísseis. A princípio, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, adotou a lei marcial. Milhões de pessoas deixaram o país e outras milhares foram convocadas para a guerra. Ao longo do tempo, a Ucrânia recebeu apoio de países da União Europeia e dos Estados Unidos. Com o passar dos meses, a Rússia se tornou alvo de sanções aplicadas por países do Ocidente, causando o temor de uma nova Guerra Mundial. Em novembro, os Estados Unidos estimaram um balanço de 100 mil soldados russos e 100 mil ucranianos mortos durante os confrontos. Mais de 40 mil civis também perderam a vida na guerra, que parece longe de acabar.

VARÍOLA DOS MACACOS ASSUSTA MUNDO NOVAMENTE

   Após a pandemia que matou milhões de pessoas, o mundo se assustou com o surgimento de uma nova ameaça: A varíola dos macacos. A enfermidade foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como emergência de saúde pública de interesse internacional em 23 de julho. A varíola dos macacos é uma zoonose viral que tem sintomas semelhantes aos da varíola e se alastrou rapidamente por dezenas de países. Apesar da rapidez na disseminação, a doença é menos letal e pode se manifestar como dores de cabeça e musculares, febre, inchaço e calafrios. Visualmente, é caracterizada pela erupção cutânea que se inicia no rosto e pode atingir outras partes do corpo. A transmissão acontece pelo contato próximo com alguém infectado, por meio de abraços, beijos e relações sexuais. Até o fim de novembro, mais de 80 mil casos da doença foram registrados pelo mundo. O Brasil foi o segundo mais atingido, com 10 mil casos, perdendo apenas para os Estados Unidos, com cerca de 30 mil. Treze brasileiros morreram por complicações.

RAINHA ELIZABETH II SAI DE CENA AOS 96 ANOS

   O Reino Unido parou no dia 8 de setembro. Elizabeth II estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, quando morreu de causas naturais. Tão logo a notícia foi confirmada, milhares de súditos foram para a frente do Palácio de Buckingham render homenagens à monarca mais longeva da história. Elizabeth Alexandra Mary era natural de Londres e nasceu em 21 de abril de 1926. Em 1952, assumiu o trono com apenas 26 anos, após a morte do pai, o rei George VI. Por sete décadas, a rainha conduziu o reinado com pulso forte e carisma. Ao longo de dez dias após a morte, os britânicos acompanharam os funerais, compostos por procissões, velório público de quatro dias e cerimônias privadas. O caixão com o corpo de Elizabeth II foi enterrado no dia 19 de setembro, na Capela de São Jorge. O filho mais velho da monarca, Charles 3º, de 73 anos, assumiu o reinado automaticamente.  

ELEIÇÕES TUMULTUADAS DÃO VITÓRIA A LULA

   O pleito de 2022 já estava fervendo antes mesmo das confirmações das candidaturas. No centro da disputa, dois nomes: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, do PL. O petista liderou a maior parte das pesquisas de intenção de voto ao longo do ano. Tentando conquistar votos, Bolsonaro tentou de tudo: Usou o canhão das redes sociais e da máquina pública, abriu os cofres para conquistar o eleitorado mais pobre, através de programas sociais, e teve o apoio de uma militância raivosa. Nada adiantou. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, o resultado foi o mesmo: Vitória de Lula. Com mais de 60 milhões de votos, o ex-presidente foi eleito na noite do dia 30 de outubro. A chapa derrotada tentou anular o resultado das eleições, mas sem sucesso. Junto com o vice, Geraldo Alckmin, o presidente eleito foi diplomado no dia 12 de dezembro e toma posse do terceiro mandato em 1º de janeiro.

COPA ATÍPICA NO CATAR TEM TRI DA ARGENTINA

    Fora da época tradicional (meados do ano), a Copa do Catar teve início no dia 20 de novembro. O primeiro torneio realizado no Oriente Médio foi marcado pela intolerância fora e protestos contra violações de direitos humanos dentro das arenas erguidas para o mundial da Fifa. Com sua seleção eliminada ainda na fase de grupos, restou ao anfitrião torcer pelos visitantes. E foi a Copa das surpresas, uma em especial: Marrocos. Contrariando todas as expectativas, a seleção marroquina eliminou potências como Espanha e Portugal e foi o primeiro país africano a chegar nas semifinais. Favorito, o Brasil caiu novamente nas quartas de final, diante da Croácia, que repetiu o bom desempenho de 2018 e quase chegou a final. Na decisão do torneio, Argentina e França fizeram um jogo eletrizante que acabou com o tricampeonato dos "Hermanos" nos pênaltis e a consagração de sua maior estrela: Lionel Messi.

O MUNDO LAMENTA A MORTE DE PELÉ

   No apagar das luzes de 2022, o Brasil perdeu o maior ídolo do futebol mundial. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu aos 82 anos no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O ex-jogador de 82 anos enfrentava um câncer no cólon e já não respondia mais ao tratamento. Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé deu os primeiros passos no futebol ainda na adolescência. Foi atleta do Santos Futebol Clube por 18 anos e defendeu a Seleção Brasileira nas campanhas dos três primeiros títulos mundiais, em 1958, 1962 e 1970. O ídolo ainda passou pelo New York Cosmos, nos Estados Unidos, em 1975. Ao longo da carreira, Pelé marcou 1.283 gols em 1.363 partidas e entrou para o livro dos recordes. Nos anos seguintes, ele se dedicou às causas sociais, foi comentarista de futebol e ministro dos Esportes no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998. Em 2000, Pelé foi eleito o "Atleta do Século" pelo Comitê Olímpico Internacional.

   E aí, passou um filme na cabeça?? Lembrou onde você estava ao receber cada uma dessas notícias?? Então, amigo leitor, você viveu cada momento deste 2022. Desejamos que nos próximos 12 meses, as notícias sejam bem melhores. Que o Brasil e o mundo aprenda com os erros deste ano e que tentemos não repetir as mesmas falhas em 2023. Lembrando sempre que a gente continuará aqui com a nossa missão: Documentar a história. Feliz ano novo para todos!!

Fontes: CNN Brasil, BBC, National Geographic, Rádio Jornal, G1 e Uol.

Fotos: Tragédia em Capitólio (Reprodução); Guerra entre Rússia e Ucrânia (Michael Holmes); Varíola dos Macacos (Reprodução); Rainha Elizabeth II (Getty Images); Lula (Ricardo Stuckert); Copa do Mundo (Elsa / Getty Images); Pelé (Divulgação).

Comentários