XI JINPING APRESENTA EQUIPE DE SEU TERCEIRO GOVERNO NA CHINA
Reconduzido ao cargo de presidente, assumido desde 2013, Xi Jinping (Foto) apresentou no domingo (23) a equipe com a qual vai governar pelos próximos cinco anos. A decisão de manter o líder no governo saiu ao fim do 20º Congresso do Partido Comunista Chinês. Além da presidência, Jinping também foi reeleito como chefe do Exército do país. O anúncio dos integrantes do Comitê Permanente do Politburgo ocorreu em uma entrevista coletiva no Salão Dourado. Li Qiang será o primeiro-ministro, Zhao Leji ficará a frente do Congresso Nacional do Povo, Wang Huning vai liderar a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Ding Xuexiang assume o posto de vice-premiê executivo, Li Xi coordenará os esforços anticorrupção e à frente da área ideológica do governo estará Cai Qi. Com a nova eleição Xi Jinping se torna o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-tung, que governou o país de 1949 a 1959.
ROBERTO JEFFERON CHEGA A PRESÍDIO APÓS ATAQUES A PF
O ex-deputado chegou ao presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na madrugada da segunda-feira (24). O retorno à prisão foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, após Roberto Jefferson (Foto) ter violado várias medidas cautelares que lhe permitiam cumprir prisão domiciliar. Entre as medidas descumpridas, estavam a de compartilhamento de fake news, recebimento de visitas e o estopim da revogação foi um vídeo em que Jefferson insultava a ministra Cármen Lúcia, do STF. No ato da prisão em flagrante, o presidente do PTB recebeu a Polícia Federal a tiros de fuzil e lançamento de granadas. Dois agentes ficaram feridos e foram socorridos. As negociações de rendição duraram oito horas e contaram com a presença do ministro da Justiça, Anderson Torres. Ainda na segunda, Jefferson passou por audiência de custódia e teve a prisão mantida. A PF o indiciou por quatro tentativas de homicídio.
RISHI SUNAK É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DO REINO UNIDO
O ex-ministro das Finanças do Reino Unido assumiu o cargo de premiê na terça-feira (25). Rishi Sunak (Foto) havia sido nomeado pelo Partido Conservador no dia anterior após sua única adversária, Penny Mordaunt, desistir da disputa. O parlamentar tem 42 anos, é filho de imigrantes indianos e ex-executivo do setor bancário no país. Ele chegou ao parlamento britânico em 2015 e foi o segundo colocado na eleição que escolheu sua antecessora, Liz Truss, no início de setembro. Sua nomeação foi oficializada após encontro com Rei Charles 3º, no Palácio de Buckingham, em Londres. Entre os principais desafios de Sunak, está a situação financeira do Reino Unido, que caminha para uma recessão. A expectativa é que o novo primeiro-ministro anuncie corte de gastos para reconstruir a economia, atingida pela maior inflação dos últimos 40 anos.
TSE DEMITE SERVIDOR ENVOLVIDO EM POLÊMICA COM RÁDIOS
O assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria Geral da Presidência, Alexandre Gomes Machado, de 51 anos, foi demitido pelo Tribunal Superior Eleitoral na quarta-feira (26). Sua dispensa foi publicada no Diário Oficial da União após a polêmica envolvendo comerciais eleitorais. O servidor era o responsável por receber os arquivos de propagandas eleitorais e os disponibilizar no sistema eletrônico do TSE. De acordo com denúncias da campanha de Jair Bolsonaro, diversos materiais não foram veiculados em rádios. A pedido do presidente da Corte, Alexandre de Morais, a equipe do presidente encaminhou os documentos que comprovariam as irregularidades. Após a demissão, Machado procurou a Polícia Federal e disse estar sendo vítima de "abuso de autoridade". Ele também afirmou que existem falhas na fiscalização do TSE. A Corte negou as acusações e alegou que a dispensa ocorreu por suspeitas de assédio moral que estão sendo apuradas. Sobre o pedido de investigação feito por Bolsonaro, o TSE negou, alegando falta de provas consistentes.
CORPO DE SUSANA NASPOLINI É ENTERRADO EM SC
O velório do corpo da jornalista aconteceu na quinta-feira (27), no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Em seguida, o caixão foi levado para Criciúma, onde foi enterrado no Cemitério Municipal. Susana Naspolini (Foto) morreu aos 49 anos, no dia anterior, vítima de complicações de um câncer na bacia diagnosticado em 2020. A notícia foi divulgada pela única filha da repórter, Júlia Naspolini, em uma rede social. Nascida na cidade catarinense de Criciúma, no dia 20 de dezembro de 1972, Susana se mudou para o Rio no início da década de 1990 para estudar teatro. O primeiro diagnóstico de câncer (linfoma) veio em 1991. O tratamento durou um ano, ela retomou a faculdade de jornalismo e iniciou a carreira em uma emissora local. A forma descontraída e a popularidade a levaram de volta para o Rio de Janeiro, no início dos anos 2000, onde integrou a equipe da TV Globo. Susana voltou a enfrentar o câncer outras três vezes (Dois de mama, em 2010 e 2016, e um na tireoide, em 2016).
PROMOTORIA RETIRA ACUSAÇÕES CONTRA NEYMAR NA ESPANHA
O Ministério Público da Espanha retirou, na sexta-feira (28), as acusações de corrupção e fraude no julgamento do processo referente a transferência de Neymar (Foto) do Santos para o Barcelona, em 2013. A promotoria, que chegou a pedir dois anos de prisão e multa de 10 milhões de euros, alegou que "o caso se baseou em presunções, não em provas". O imbróglio começou em 2015, quando a empresa DIS, que gerenciava a carreira do jogador na época da mudança, alegou que recebeu menos do que deveria durante a transação por que o valor total havia sido diluído em contratos fictícios entre a família de Neymar e os presidentes do Barcelona, um deles, Sandro Rossel, acabou demitido posteriormente. A Justiça aceitou a ação da DIS e o julgamento começou na semana passada. Nos últimos dias, o atacante chegou a participar de uma das audiências e se defendeu alegando que "assinava o que o pai pedia". Com a retirada das acusações, o processo deve ser concluído nos próximos dias.
EQUIPES BRASILEIRAS DECIDEM LIBERTADORES 2022
A grande final da Libertadores da América 2022 foi realizada na tarde do sábado (29), no Monumental de Guayaquil, no Equador. Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentaram diante de um estádio lotado. A partida apitada pelo argentino Patricio Loustau se manteve equilibrada ao longo de todo o primeiro tempo, mas o Athletico Paranaense ficou com um a menos aos 42 minutos, quando Pedro Henrique foi expulso ao marcar falta em Ayrton Lucas. Nos acréscimos, aos 48, Gabigol abriu o placar no Equador. Apesar de buscar o gol ao longo da segunda etapa, a equipe paranaense não conseguiu reverter o resultado. Com a vitória, o Flamengo chegou ao terceiro campeonato no torneio internacional. Os primeiros títulos foram conquistados em 1981 e 2019.
Fontes: Folha de São Paulo, Terra e G1.
Fotos: Xi Jinping (Tingu Wang / Reuters); Roberto Jefferson (Reprodução / TV Globo); Rishi Sunak (Alastair Grant / AP); Susana Naspolini (Reprodução / Instagram); Neymar (Rosa Sulleiro).
Comentários
Postar um comentário