TOP SEVEN (10 a 16 de Julho)

HOMEM É ASSASSINADO DURANTE ANIVERSÁRIO NO PR

   O crime aconteceu na madrugada do domingo (10), durante uma festa na Associação Esportiva Saúde Física Itaipu, em Foz do Iguaçu. Tudo começou quando o guarda municipal Marcelo Arruda (Foto - esquerda) comemorava o aniversário de 50 anos. Com tema em homenagem ao PT e o ex-presidente Lula, a festa foi interrompida pelo agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho (Foto - Direita), que estava armado e aparentemente alterado. Ele ameaçou os participantes e gritava em defesa do presidente Jair Bolsonaro. Houve discussão com Marcelo e o homem chegou a deixar o local, mas retornou minutos depois abrindo fogo contra o guarda municipal, que foi atingido por três tiros. Ele revidou o ataque e atingiu o agressor com um disparo. Ambos foram socorridos, mas Marcelo não resistiu. Inicialmente, chegou-se a noticiar que ambos tinham morrido, mas Jorge foi internado e mantido sob custódia policial. Na segunda-feira, a Justiça determinou a prisão preventiva do agente penal. Na sexta, a polícia anunciou o indiciamento dele pelo crime de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e perigo comum. Segundo a delegada do caso, Iane Cardoso, não há provas de crime de ódio. 

MÉDICO É PRESO APÓS ESTUPRAR PACIENTE NO RJ

   Giovanni Quintella Bezerra (Foto) foi preso em flagrante, na madrugada da segunda-feira (11), após ser filmado abusando de uma paciente durante cirurgia no Hospital da Mulher Heloneida Studart. No momento do flagrante, o anestesista de 31 anos participava de um parto cesáreo e foi flagrado colocando o órgão genital na boca da paciente. A gravação de dez minutos foi realizada com um celular pela equipe médica, que já desconfiava das atitudes do profissional. A prisão aconteceu dentro da instituição que fica em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ainda na segunda, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu processo de expulsão de Giovanni. Horas após a prisão, o anestesista foi levado para o presídio de Benfica. Na terça-feira, a prisão preventiva foi decretada em audiência de custódia e Giovanni foi transferido para Bangu 1, no Complexo de Gericinó. Na quarta, o Cremerj suspendeu provisoriamente o registro e deu quinze dias para o anestesista prestar esclarecimentos sobre a conduta. Outros casos de abuso estão sendo investigados.

EURO ATINGE VALOR DO DÓLAR PELA PRIMEIRA VEZ

   O fato inédito desde a criação da moeda única da Europa, em 2002, aconteceu na terça-feira (12), quando o Euro chegou a ser negociado a US$ 0,99. O tombo na cotação da moeda foi causado pelo risco de um corte no abastecimento de gás russo, que chega a União Europeia através do gasoduto Nord Stream 1. O equipamento está em manutenção de dez dias e existe a expectativa se o fornecimento será restabelecido ao fim das obras, previsto para 21 de julho. Analistas afirmam que o corte do produto causaria recessão em toda zona do euro. Outro fator que explica a valorização do dólar é a expectativa de novos aumentos na taxa de juros pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. Dos 27 países-membros da UE, 19 utilizam o Euro como moeda oficial.       

CÂMARA APROVA PEC DOS AUXÍLIOS

   O plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação da PEC que reajusta programas sociais e cria benefícios para caminhoneiros e taxistas na quarta-feira (13). Com o custo de R$ 41 bilhões, a Proposta de Emenda à Constituição já havia sido aprovada em primeiro turno na noite anterior, por um placar de 393 votos favoráveis e 14 contrários. Após a votação, um problema no sistema que permite a votação remota dos deputados foi constatado e adiou a segunda análise na casa. A Polícia Federal foi acionada para investigar se o "apagão" no sistema foi causado por problema técnico ou ataque hacker. No segundo turno, o placar foi de 469 a 17 pela aprovação da PEC e duas abstenções. Para garantir as "bondades", os deputados mantiveram o estado de emergência, que permite gastos do governo acima do teto. O pacote tem validade até o fim do ano e os pagamentos se iniciarão em agosto. A lei foi promulgada na quinta-feira, no plenário do Senado Federal (Foto).

EX-MULHER DE DONALD TRUMP MORRE NOS EUA

   Ivana Trump (Foto) morreu aos 73 anos, na quinta-feira (14), em sua casa na cidade de Nova York. A informação foi divulgada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump em uma rede social. Ela teve uma parada cardíaca por volta do meio-dia, no horário local. Uma equipe de paramédicos chegou a ser acionada, mas já a encontrou sem vida. Os dois viveram juntos de 1977 a 1992, quando se divorciaram, e tiveram três filhos: Donald Jr., Ivanka e Eric. Em sua mensagem, Trump a classificou como "uma sobrevivente que ensinou seus filhos sobre coragem e dureza, compaixão e determinação". Natural da Tchecoslováquia, Ivana foi modelo e também se dedicou ao empreendedorismo, lançando linhas de roupas, bijuterias e produtos de beleza. Nos últimos anos de vida, ela atuou como escritora.

CHACINA EM FAMÍLIA ASSUSTA O PR

   A tragédia causou comoção nas cidades de Toledo e Céu Azul, ambas no Paraná, na madrugada da sexta-feira (15). Após um dia normal de trabalho, o policial militar Fabiano Júnior Garcia, de 37 anos, iniciou o crime em Toledo, matando a esposa, Kassiele Moreira Mendes Garcia (28) e a enteada Amanda Mendes Garcia (12). Na sequência, foi para a casa da mãe, Irene Garcia (78), onde a assassinou junto com irmão, Claudiomiro Garcia (50). Na saída do imóvel, o PM matou dois pedestres que passavam pelo local, identificados como Kaio Felipe Siqueira da Silva (17) e Luiz Carlos Becker (19). As vítimas seguintes foram os filhos do policial: Miguel Augusto da Silva Garcia Filho (4) e Kamili Rafaela da Silva Garcia (9), que visitavam os tios em Céu Azul. Ao voltar para a casa onde vivia com a mulher, o agente do 19º Batalhão de Toledo se suicidou dentro do carro. Segundo colegas de corporação, Fabiano estava em processo de separação e não se conformava. A investigação das motivações estão a cargo da Polícia Civil do estado.

COMEÇA DEMOLIÇÃO DE PRÉDIO DESTRUÍDO EM SP

    Os trabalhos de demolição do prédio atingido por um incêndio na região da Rua 25 de Março, em São Paulo, começaram no sábado (16). O fogo teve início na noite do dia 10 de julho, levou mais de 60 horas para ser extinto pelo Corpo de Bombeiros e deixou dois agentes feridos durante a ocorrência. Com risco de desabamento, chegou a se cogitar a possibilidade de uma ação judicial de autorização para demolição. O condomínio Edifício Comércio e Indústria, no entanto, aprovou a proposta da prefeitura de São Paulo para colocar o prédio abaixo. A operação ficará a cargo da G2O Gerenciamento e Obras e pode levar até seis meses. O trabalho teve início com a instalação de tapumes e rede de proteção no prédio, além da montagem do canteiro de obras. A demolição será parcial, começando do 10º ao 7º andar e vistorias estruturais serão realizadas para determinar a continuação ou conclusão da operação. O incêndio está sendo investigado.

Fontes: Uol, G1 e Terra.

Fotos: Marcelo Arruda e Jorge Guaranho (Montagem / G News Blog); Promulgação da PEC (Reprodução); Giovanni Quintella Bezerra (Reprodução / Internet); Taylor Hill / Getty Images); Família Assassinada no PR (Reprodução/ Redes Sociais).

Comentários