RÚSSIA DÁ ULTIMATO E PEDE RENDIÇÃO DE MARIUPOL
O domingo (17) foi marcado pela ofensiva russa contra a cidade de Mariupol e pela determinação de que os soldados ucranianos baixassem as armas e se rendessem. As forças da Ucrânia, no entanto, resistiram a "ordem" de Moscou. Mais cedo, a Rússia informou que já tinha controle quase total sobre a cidade, que fica em zona estratégica entre regiões separatistas e a Crimeia, anexada pelo país liderado por Vladimir Putin em 2014. Ainda no domingo, os russos atacaram o último foco de resistência de Mariupol: A siderúrgica de Azovstal. Do lado ucraniano, o presidente Volodymyr Zelensky pediu armas pesadas aos países do Ocidente para tentar salvar a cidade que fica na zona portuária da Ucrânia.
TENTATIVA DE ASSALTO ASSUSTA CIDADE DO PR
PGR ISENTA BOLSONARO NO CASO DO MEC
O documento enviado à ministra Cármen Lúcia pela Procuradoria-Geral da República, na terça-feira (19), apontou que não há indícios suficientes para pedir investigação do presidente Jair Bolsonaro no escândalo do Ministério da Educação. A manifestação assinada pela procuradora-geral, Lindôra Maria Araújo, afirma que "caso surjam indícios de sua participação nos fatos durante as apurações, a autoridade poderá passar pelo procedimento investigatório". O nome do presidente surgiu quando o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi flagrado em uma gravação dizendo que Bolsonaro havia pedido que pastores participassem de negociações da pasta. Alguns deles foram denunciados por pedirem vantagens indevidas em troca de liberação de verba para estados e municípios.
STF CONDENA DANIEL SILVEIRA POR AMEAÇAS A CORTE
ACIDENTE MARCA DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA NO RJ
STF ARQUIVA INQUÉRITO CONTRA BOLSONARO SOBRE COVAXIN
A investigação contra o presidente foi arquivada na sexta-feira (22), pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. O inquérito contra Jair Bolsonaro foi aberto após a denúncia de um suposto crime de prevaricação no caso da compra de vacinas da Covaxin. Tudo começou quando o governo adquiriu 20 milhões de doses do imunizante indiano. O pedido de um pagamento adiantado de 45 milhões de dólares, valor fora do contrato original, acendeu o alerta. Durante a CPI da pandemia, um funcionário do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, afirmou que informou Bolsonaro sobre as irregularidades no contrato. Segundo ele, Bolsonaro não comunicou órgãos de investigação. A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República já haviam concluído que não era possível confirmar o crime, já que de acordo com a lei, o presidente não tem obrigação de acionar os órgãos.
INCÊNDIO ATINGE VLT EM PE
O acidente teve início por volta das 11h do sábado (22), no município do Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) transitava no ramal Cajueiro Seco/Cabo quando começou a pegar fogo. Os passageiros conseguiram deixar a composição a tempo e ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h50 e controlou as chamas com o apoio de duas viaturas enviadas ao local. De acordo com testemunhas, o acidente teve início no ar condicionado e a fumaça se espalhou pelos vagões. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) enviou o equipamento para manutenção e deve investigar as causas do incêndio.
Fontes: Estadão Conteúdo, G1, Ig, Uol e Terra.
Fotos: Assalto em Guarapuava (Extraída do site "Folha de São Paulo"); Daniel Silveira (Cleia Viana / Câmara dos Deputados); Raquel Antunes (Reprodução).
Comentários
Postar um comentário