Ufa, 2021 chegou ao fim!!! E se você pudesse montar seu próprio "Top Seven" dos fatos mais importantes ocorridos no Brasil e no mundo ao longo do ano, com certeza algum desses estaria presente. Como um filme de sete partes, vamos relembrar esses últimos doze meses em imagens e histórias. Com vocês, o "Top Seven Retrô 2021"...
INVASÃO AO CAPITÓLIO NOS EUA
Deputados e senadores norte-americanos acompanhavam a sessão de certificação da vitória de Joe Biden, no dia 6 de janeiro, quando um grupo de apoiadores do ainda presidente Donald Trump invadiram a sede do Capitólio (O congresso dos Estados Unidos). Horas antes, o republicano havia afirmado em discurso que não aceitaria o resultado das eleições e incitou seus apoiadores a marcharem até o Congresso. Após a invasão, os parlamentares foram levados para uma área de segurança. Houve confronto entre os invasores e as forças de segurança, com cenas de vandalismo e violência. A confusão fez a prefeitura de Washington decretar "toque de recolher". Em uma rede social, Trump ordenou que os apoiadores encerrassem a manifestação. A sessão foi retomada no seguinte e concluída no dia 8 de janeiro. No total, cinco pessoas perderam a vida, sendo quatro extremistas e um policial, e mais de 500 foram indiciadas por crimes relacionados com o ataque.
COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO BRASIL
Era tarde do dia 17 de janeiro quando a enfermeira Mônica Calazans recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac, em São Paulo. O imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan foi o primeiro a receber autorização de uso emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, junto com a vacina de Oxford/Astrazeneca. Dias depois, o Ministério da Saúde deu início a distribuição das doses para os estados e municípios. A campanha, no entanto, foi marcada por críticas de opositores do governo quanto a demora na compra dos imunizantes. Ao longo do ano, outras vacinas foram autorizadas para utilização no Brasil, como a da Pfizer e da Janssen, aplicada em dose única. Atualmente, os imunizantes são aplicados na população acima dos 12 anos. Nos últimos dias, a Anvisa aprovou a aplicação das vacinas em crianças dos 5 aos 11 anos. Ainda não há prazo para a imunização delas.
CAÇADA A LÁZARO BARBOSA
O estado de Goiás acompanhou por 20 dias a caçada ao serial killer Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos. Acusado de ser o principal suspeito pelas mortes de quatro pessoas: Um fazendeiro, a mulher e os dois filhos em uma chácara de Ceilândia, no Distrito Federal, o homem iniciou a fuga da polícia no dia 9 de junho. Lázaro já tinha uma vasta ficha criminal, com crimes na Bahia, Distrito Federal e Goiás. Conhecedor da região de mata, o serial killer passou dias fugindo por cidades como Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas de Goiás. A caçada levou pânico para a população das localidades. No total, 270 homens das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal participaram das buscas, concentradas em uma área de 50 quilômetros quadrados. Um fazendeiro chegou a ser preso acusado de ajudar na fuga. Cercado na manhã de 28 de junho, Lázaro trocou tiros e acabou sendo morto, atingido por cerca de 40 tiros.
JOGOS OLÍMPICOS SÃO REALIZADOS NO JAPÃO
Adiados em função da pandemia do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio tiveram início no dia 23 de julho, no Japão. Delegações chegaram a defender o cancelamento do evento, devido a um aumento de casos semanas antes dos Jogos. Da cerimônia de abertura, passando pelas competições até a solenidade final, os estádios ficaram completamente vazios e com redução no número de atletas desfilando com suas delegações. Nas palavras do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, o evento foi classificado como a "Olimpíada mais difícil da história". No quadro final de medalhas, os Estados Unidos lideraram com 113 prêmios, sendo 39 de ouro, 41 de prata e 33 de bronze. O Brasil teve sua melhor participação em Olimpíadas desde a edição do Rio de Janeiro, em 2016, e ocupou a 12ª colocação. No total, foram 21 medalhas (7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze).
TALEBAN ASSUME PODER APÓS SAÍDA DOS EUA NO AFEGANISTÃO
Após 20 anos livre do radicalismo do Taleban, o Afeganistão viu o grupo extremista reassumir o poder ao tomar a capital Cabul no dia 15 de agosto. Sem resistência do governo de Ashraf Ghani, os combatentes ocuparam o palácio presidencial e levaram caos a população, que lotou o aeroporto na tentativa de deixar o país. As imagens do desespero e dos afegãos agarrados nas aeronaves chocaram o planeta e geraram uma onda de críticas ao presidente Joe Biden, que ordenou a retirada das tropas norte-americanas do território afegão, uma de suas promessas de campanha. Os Estados Unidos ocupavam o país desde os atentados de 11 de setembro de 2001. Eles acusavam o grupo de abrigar os militantes da Al-Qaeda, responsável pelos ataques. Ao reassumir o poder, o Taleban afirmou que o novo governo seria moderado, principalmente com relação aos direitos das mulheres. Meses depois, o discurso foi se desconstruindo.
MORTE DE MARÍLIA MENDONÇA CAUSA COMOÇÃO NACIONAL
A tarde do dia 5 de novembro foi marcado por uma fatalidade na música brasileira: Marília Mendonça morria aos 26 anos. A cantora sertaneja seguia para um show na cidade de Caratinga, em Minas Gerais, quando o bimotor caiu em uma cachoeira. A cantora, o assessor e tio Abicieli Silveira Dias Filho, o produtor Henrique Ribeiro, o piloto Geraldo Martins de Medeiros Júnior e o copiloto Tarcisio Pessoa Viana morreram na hora. As primeiras investigações deram conta de que a aeronave se chocou com uma torre de distribuição de energia elétrica. Essa hipótese ainda não foi confirmada. O velório ocorreu no Ginásio Goiânia Arena e foi marcado pela comoção. Em seguida, o cortejo levou o corpo da artista até o Cemitério Parque Memorial, onde foi enterrado. Compositora desde os 12 anos, Mendonça ganhou os holofotes em 2016. O sucesso das canções voltadas para o público feminino a transformou na "Rainha da Sofrência".
JULGAMENTO DA BOATE KISS TEM QUATRO CONDENADOS
Após quase 9 anos da tragédia envolvendo a Boate Kiss, que matou 242 pessoas em 27 de janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, os quatro acusados sentaram no banco dos réus. O julgamento dos sócios da casa, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, e dos integrantes da banda "Gurizada Fandangueira", Marcelo de Jesus e Luciano Bonilha aconteceu no Fórum de Porto Alegre e foi presidido pelo juiz Orlando Faccini Neto. Ao longo de dez dias, testemunhas de defesa e acusação, além dos envolvidos nas investigações, foram ouvidos pelos jurados. Ao final do julgamento, no dia 10 de novembro, os quatro foram condenados pelo crime de homicídio simples com dolo eventual: Elissandro Spohr (22 anos e 6 meses de prisão), Mauro Hoffmann (19 anos e 6 meses), Marcelo de Jesus (18 anos) e Luciano Bonilha (18 anos). Um habeas corpus impetrado impediu o cumprimento imediato das sentenças. O STF suspendeu os efeitos do documento dias depois e todos foram presos.
É amigo leitor, com essa postagem nós zeramos o ano e estamos prontos para ir "de mala e cuia" para 2022. Seguimos na torcida por dias melhores, pelo fim da pandemia e, sobretudo, por uma mudança radical no comportamento mundial para que possamos ter esses sonhados "dias melhores". Vamos conseguir (Ou pelo menos tentar)!!
Fontes: G1, Isto É, Uol, R7 e Isto É.
Fotos: Invasão ao Capitólio (Shannon Stapleton / Reuters); Vacinação no Brasil (Edilson Dantas / Agência O Globo); Abertura Olimpíadas Tóquio 2021 (Reprodução / Comitê Olímpico Internacional); Caos no Afeganistão (Reprodução); Lázaro Barbosa (Reprodução); Marília Mendonça (Reprodução / Instagram) Julgamento da Boate Kiss (Ricardo Giusti).
Comentários
Postar um comentário