TOP SEVEN (10 a 16 de Outubro)

ACIDENTES MATAM ROMEIROS NO INTERIOR DE SP

   Dois acidentes no domingo (10), mataram romeiros que seguiam para Aparecida do Norte em peregrinação à Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. A primeira morte ocorreu na madrugada, quando um homem de 40 anos foi esmagado ao dormir embaixo de uma carreta. No segundo acidente, um motorista perdeu o controle do veículo e atropelou quatro ciclistas, deixando um morto e outros três feridos, no trecho que fica em Pindamonhangaba. Os feridos foram socorridos para hospitais da região. Além desses casos, outros dois ocorridos entre a noite de sábado e madrugada do domingo mataram um policial militar de 47 anos, em São José dos Campos, e uma mulher de 42 anos, em Caçapava. Ambos também seguiam para as comemorações do 12 de outubro.

SÉRGIO CAMARGO É AFASTADO DE FUNÇÕES DA FUNDAÇÃO PALMARES

   O presidente da fundação foi afastado pela Justiça do Trabalho, na segunda-feira (11), das funções referentes à gestão de pessoas da instituição. Na decisão do juiz Gustavo Carvalho Chehab, da 21ª Vara do Trabalho de Brasília, Sérgio Camargo (Foto) está proibido de nomear, exonerar e transferir servidores da Fundação Palmares. Ele também está impedido de promover intimidação e assédio aos servidores ou ex-servidores através das redes sociais. Caso descumpra a decisão, será cobrada em multa diária de R$ 5 mil. O pedido do Ministério Público do Trabalho foi atendido parcialmente, já que a instituição havia solicitado o afastamento de Camargo da presidência. A gestão de pessoas da fundação ficará sob responsabilidade do diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afrobrasileira, Marcos Patrucelli.

EX-PRESIDENTE DA BRASKEM É CONDENADO NOS EUA

   José Carlos Grubisich (Foto) recebeu sentença de 20 meses de prisão, na terça-feira (12), após ser condenado por participar de um plano para subornar funcionários da Petrobras. A Justiça norte-americana ainda determinou o pagamento de 2,2 milhões de dólares em indenizações. O ex-presidente da Braskem, de 64 anos, chegou a se declarar culpado das acusações. O esquema de propinas movimentou cerca de 250 milhões de dólares entre 2002 e 2014. Esse dinheiro foi depositado em contas bancárias da petroquímica no Brasil, Nova York e Flórida. Em seguida, o executivo falsificava os registros da Braskem classificando pagamentos à empresas de fachada com se fossem pagamentos de serviços legítimos. O processo aberto nos Estados Unidos surgiu do acordo de leniência que foi fechado pela Odebrecht com autoridades brasileiras e norte-americanas dentro da operação "Lava Jato".

SÃO PAULO ANUNCIA AULAS SEM RESTRIÇÕES

   O governo de São Paulo anunciou, em entrevista coletiva na quarta-feira (13), a obrigatoriedade das aulas presenciais para 100% dos alunos do estado. Até a última sexta-feira, a presença em sala de aula era facultativa em função da pandemia do coronavírus. A exigência começa a valer a partir de amanhã para as escolas públicas. As privadas terão prazo definido pelo Conselho de Educação. Estão liberados da obrigatoriedade as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente), alunos a partir dos 12 anos com comorbidades que não completaram o ciclo vacinal e menores de 12 anos que pertençam aos grupos de risco para a Covid-19 ou que tenham condições frágeis de saúde. A partir de novembro o distanciamento entre as carteiras em sala deixará de ser exigido. O uso de máscara e utilização do álcool em gel nas escolas serão mantidos. 

MILITARES SÃO CONDENADOS POR MORTES NO RJ

   Após mais de 15 horas de julgamento, a Justiça Militar condenou, na madrugada da quinta-feira (14), oito militares envolvidos nas mortes do músico Evaldo Rosa dos Santos e do catador Luciano Macedo (Foto), ocorridos em 7 de abril de 2019, no Rio de Janeiro. A sentença maior foi para o tenente responsável pela ação. Ítalo da Silva Nunes foi condenado a 31 anos e 6 meses de prisão. Os outros sete militares receberam pena de 28 anos cada. Eles responderão em liberdade até que o caso transite em julgado (Quando todos os recursos forem esgotados). As defesas dos réus prometeram que recorrerão da decisão do conselho formado por cinco magistrados. Outras quatro pessoas foram absolvidas. Na ação desastrosa, os militares confundiram o veículo conduzido por Evaldo e abriram fogo achando se tratar de um carro com criminosos. No total, 257 tiros foram disparados, dos quais 62 perfuraram o veículo. Luciano foi atingido quando tentou ajudar o músico. Ele morreu dias depois no hospital.

VACINA DA ASTRAZENECA TEM INTERVALO DE DOSES REDUZIDO

   O Ministério da Saúde anunciou, na sexta-feira (15), a redução no intervalo entre as duas doses da vacina da Oxford/AstraZeneca. A informação foi transmitida através de uma rede social. De acordo com Marcelo Queiroga, titular da pasta, quem receber a primeira dose do imunizante deve aguardar 8 semanas para receber a segunda. Antes da alteração, o intervalo era de 12 semanas. Ao longo dos últimos oito dias, o Brasil atingiu a marca de 100 milhões de brasileiros vacinados com as duas doses ou dose única das vacinas contra a Covid-19. Em seu post, Queiroga incentivou que a pessoas completem a imunização para "voltar à normalidade".

NÚMERO DE MORTOS AUMENTA EM NAUFRÁGIO NO MS

   Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram seis corpos, no sábado (16), no Rio Paraguai, no Pantanal, Mato Grosso do Sul. Com isso, o número de mortos no naufrágio de um barco-hotel, ocorrido no dia anterior, aumentou para sete. A embarcação que conduzia 21 pessoas, sendo 12 passageiros e 9 tripulantes, foi atingida por uma tempestade com ventos que chegaram a 50 km/h e acabou naufragando. As buscas tiveram início logo em seguida e um corpo chegou a ser resgatado na sexta-feira. Segundo a Polícia Civil, o barco foi contratado por doze pessoas e transitou pelas regiões de Paraguai Mirim e Bonfim em pescaria. O acidente aconteceu quando a embarcação chegava à Corumbá. As vítimas fatais tinham entre 18 e 78 anos e a maioria era de Rio Verde de Goiás.     

Fontes: G1, Ig e Terra.

Fotos: Sérgio Camargo (Reprodução); José Carlos Grubisich (Reprodução); Evaldo Rosa e Luciano Macedo (Montagem / G News Blog).  

Comentários