TOP SEVEN (15 a 21 de Agosto)

TALIBÃ CERCA CAPITAL DO AFEGANISTÃO

   Após tomar várias regiões do Afeganistão, o grupo extremista cercou a capital do país, Cabul, no domingo (15). Membros do Talibã acamparam nos portões da cidade, mas não a invadiram inicialmente. O grupo, no entanto, pediu que o então presidente, Ashraf Ghani, e outras autoridades atuassem em uma transição pacífica de poder. Em seu comunicado, o porta-voz do grupo, Suhail Shaheen, anunciou uma série de medidas que o Talibã irá implantar no novo governo, entre eles, o respeito à imprensa, à diplomacia, aos direitos das mulheres e a permissão da passagem de civis que queiram deixar o Afeganistão. No mesmo dia, diplomatas de várias nações deixaram o país, entre eles, norte-americanos, italianos e ingleses. O Talibã reassumiu o poder 20 anos após a tomada do território pelos Estados Unidos. Horas após o cerco a Cabul, o presidente deixou o Afeganistão com destino ao Tajiquistão. Na segunda-feira, imagens de civis tentando fugir do país rodaram o mundo. Muitos se agarraram em aviões e pelo menos 7 morreram.

PUBLICITÁRIO DUDA MENDONÇA MORRE EM SP

   O ex-marqueteiro morreu aos 77 anos, na manhã da segunda-feira (16), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Duda Mendonça (Foto) estava internado desde junho em tratamento contra um câncer no cérebro. Como publicitário, Mendonça produziu campanhas para várias empresas do Brasil. No marketing político, integrou equipes de políticos como Paulo Maluf, Ciro Gomes e Miguel Arraes, entre outros. Com a campanha "Lulinha, Paz e Amor", que levou Lula à presidência da República em 2002, o marqueteiro ficou nacionalmente conhecido. Ele também esteve envolvido no escândalo do "Mensalão" ao receber pagamentos do PT por meio de "caixa dois". Ele foi absolvido em 2012 após o Supremo Tribunal Federal concluir que ele não tinha como saber sobre a origem do dinheiro. Duda deixou a mulher, Aline Mendonça, e quatro filhos.

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA "REFORMA ELEITORAL"

   O texto-base da Proposta de Emenda à Constituição da reforma eleitoral foi aprovado, na terça-feira (18), pelo plenário da casa legislativa (Foto). Na votação, o placar ficou com 347 votos favoráveis e 135 contrários. O principal destaque da votação foi a retomada das coligações. Nelas, partidos podem se unir em um único bloco para disputar as eleições proporcionais. Essa prática havia sido banida do sistema eleitoral na reforma de 2017. Outros pontos também entraram na reforma, como a punição de perda de mandato para prefeitos e vereadores que se desligarem do partido em que se elegeram sem justa causa, e a mudança da data de posse do presidente e dos governadores e prefeitos. O chefe do Executivo Federal passa a assumir no dia 5 de janeiro e os demais no dia seguinte. As mudanças ainda devem ser apreciadas pelo Senado e devem valer já em 2022.

ANVISA REJEITA CORONAVAC PARA CRIANÇAS E JOVENS

   A decisão unânime dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi divulgada na quarta-feira (18). O pedido para aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes dos 3 aos 17 anos havia sido formalizado pelo Instituto Butantan. Já a autorização dada em janeiro para aplicação do imunizante em adultos foi mantida. A equipe da Anvisa ainda pediu dados recentes para acompanharem o desempenho da CoronaVac. A vacina já é utilizada em crianças acima dos 3 anos na China e, de acordo com pesquisadores, a resposta imunológica foi forte em 96% dos participantes dos testes. A decisão da Anvisa teve com base as fases 1 e 2 dos testes. A agência solicitou a terceira fase das pesquisas. No Brasil, apenas o imunizante da Pfizer é recomendado para jovens a partir dos 12 anos.

JUSTIÇA DETERMINA MANUTENÇÃO DE ATIVIDADES DOS CORREIOS

   O ministro Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou, na quinta-feira (19), que pelo menos 70% dos funcionários dos Correios mantenham as atividades mesmo com a greve deflagrada no dia anterior. A paralisação foi decidida após uma assembleia de representantes da categoria e tem o objetivo de protestar contra a privatização da empresa estatal. A venda dos Correios foi uma proposta do Ministério da Economia. O projeto que abre caminho para a privatização já foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora está em tramitação no Senado Federal. Caso os funcionários impeçam o trânsito de pessoas, bens ou cargas, os sindicatos que os representam poderão ser multados em até R$ 100 mil por dia.

OPERAÇÃO DA PF MIRA SÉRGIO REIS E DEPUTADO FEDERAL

    Agentes da Polícia Federal cumpriram, na sexta-feira (20), mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e no Rio de Janeiro. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, com o objetivo de investigar um possível cometimento de crime de incitação a prática de atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado Democrático de Direito e suas Instituições e membros dos Poderes. Um dos alvos foi o cantor Sérgio Reis (Foto), que apareceu dias antes em um vídeo convocando uma greve nacional dos caminhoneiros contra os ministros do STF. Horas depois, os principais líderes da categoria negaram qualquer participação em atos com pautas políticas. O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), também alvo, afirmou que "não vai deixar de falar o que pensa". Após a repercussão das falas, o cantor pediu desculpas.

ASSASSINO DE MULHER EM SHOPPING É PRESO NO CE

   O suspeito de atirar e matar a funcionária de uma joalheria do Shopping Iguatemi Fortaleza foi preso no sábado (21), no Ceará. Além dele, outras três pessoas foram presas por participação no crime. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, dois homens chegaram ao estabelecimento, que fica no bairro Edson Queiroz, e renderam as funcionárias na noite da sexta-feira. Um dos seguranças tentou impedir a ação e trocou tiros com os suspeitos. No tiroteio, a vendedora Carol Rocha foi atingida. Ela chegou a receber os primeiros socorros, mas não resistiu e morreu no local. O caso está sendo investigado como latrocínio (roubo seguido de morte) pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Fontes: Uol, Terra, G1 e Ig.

Fotos: Duda Mendonça (Sérgio Amaral / CB / D.A Press); Câmara dos Deputados (Cleia Viana / Agência Câmara); Sérgio Reis (Reprodução / Instagram).     

Comentários