TALIBÃ CERCA CAPITAL DO AFEGANISTÃO
Após tomar várias regiões do Afeganistão, o grupo extremista cercou a capital do país, Cabul, no domingo (15). Membros do Talibã acamparam nos portões da cidade, mas não a invadiram inicialmente. O grupo, no entanto, pediu que o então presidente, Ashraf Ghani, e outras autoridades atuassem em uma transição pacífica de poder. Em seu comunicado, o porta-voz do grupo, Suhail Shaheen, anunciou uma série de medidas que o Talibã irá implantar no novo governo, entre eles, o respeito à imprensa, à diplomacia, aos direitos das mulheres e a permissão da passagem de civis que queiram deixar o Afeganistão. No mesmo dia, diplomatas de várias nações deixaram o país, entre eles, norte-americanos, italianos e ingleses. O Talibã reassumiu o poder 20 anos após a tomada do território pelos Estados Unidos. Horas após o cerco a Cabul, o presidente deixou o Afeganistão com destino ao Tajiquistão. Na segunda-feira, imagens de civis tentando fugir do país rodaram o mundo. Muitos se agarraram em aviões e pelo menos 7 morreram.
PUBLICITÁRIO DUDA MENDONÇA MORRE EM SP
CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA "REFORMA ELEITORAL"
ANVISA REJEITA CORONAVAC PARA CRIANÇAS E JOVENS
A decisão unânime dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi divulgada na quarta-feira (18). O pedido para aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes dos 3 aos 17 anos havia sido formalizado pelo Instituto Butantan. Já a autorização dada em janeiro para aplicação do imunizante em adultos foi mantida. A equipe da Anvisa ainda pediu dados recentes para acompanharem o desempenho da CoronaVac. A vacina já é utilizada em crianças acima dos 3 anos na China e, de acordo com pesquisadores, a resposta imunológica foi forte em 96% dos participantes dos testes. A decisão da Anvisa teve com base as fases 1 e 2 dos testes. A agência solicitou a terceira fase das pesquisas. No Brasil, apenas o imunizante da Pfizer é recomendado para jovens a partir dos 12 anos.
JUSTIÇA DETERMINA MANUTENÇÃO DE ATIVIDADES DOS CORREIOS
O ministro Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou, na quinta-feira (19), que pelo menos 70% dos funcionários dos Correios mantenham as atividades mesmo com a greve deflagrada no dia anterior. A paralisação foi decidida após uma assembleia de representantes da categoria e tem o objetivo de protestar contra a privatização da empresa estatal. A venda dos Correios foi uma proposta do Ministério da Economia. O projeto que abre caminho para a privatização já foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora está em tramitação no Senado Federal. Caso os funcionários impeçam o trânsito de pessoas, bens ou cargas, os sindicatos que os representam poderão ser multados em até R$ 100 mil por dia.
OPERAÇÃO DA PF MIRA SÉRGIO REIS E DEPUTADO FEDERAL
ASSASSINO DE MULHER EM SHOPPING É PRESO NO CE
O suspeito de atirar e matar a funcionária de uma joalheria do Shopping Iguatemi Fortaleza foi preso no sábado (21), no Ceará. Além dele, outras três pessoas foram presas por participação no crime. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, dois homens chegaram ao estabelecimento, que fica no bairro Edson Queiroz, e renderam as funcionárias na noite da sexta-feira. Um dos seguranças tentou impedir a ação e trocou tiros com os suspeitos. No tiroteio, a vendedora Carol Rocha foi atingida. Ela chegou a receber os primeiros socorros, mas não resistiu e morreu no local. O caso está sendo investigado como latrocínio (roubo seguido de morte) pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).
Fontes: Uol, Terra, G1 e Ig.
Fotos: Duda Mendonça (Sérgio Amaral / CB / D.A Press); Câmara dos Deputados (Cleia Viana / Agência Câmara); Sérgio Reis (Reprodução / Instagram).
Comentários
Postar um comentário