TOP SEVEN (10 a 16 de Janeiro)

PRIMEIRA FASE DA FUVEST É REALIZADA EM SP

   Um dos principais vestibulares do Brasil, que dá acesso a Universidade de São Paulo, teve sua primeira fase realizada no domingo (10). As provas tiveram 90 questões de humanas, exatas, biológicas e linguagens e foram aplicadas em 148 locais espalhados por todo o estado. O tempo máximo de realização das provas foi de cinco horas. Em 2021, o índice de abstenção foi de 13,2% (No ano passado foi de 7,9%). Dos 130.678 inscritos para prestar o vestibular, 17.210 faltaram e foram eliminados. Segundo a organização, todos os candidatos aderiram aos protocolos de segurança sanitária e ninguém foi impedido de realizar as provas. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 1 de fevereiro. Já a segunda fase ocorre nos dias 21 e 22 do mês que vem.

FORD AUNCIA FIM DA PRODUÇÃO NO BRASIL

   A montadora comunicou oficialmente, na segunda-feira (11), o fim da produção de veículos no país em função das perdas significativas e os problemas na indústria causados pela pandemia do novo coronavírus. Atualmente, a Ford (Foto) possui três fábricas, nas cidades de Camaçari, na Bahia, Taubaté, em São Paulo, e Horizonte, no Ceará. As duas primeiras serão fechadas imediatamente, deixando cerca de 1.300 desempregados. A produção na unidade de Horizonte será encerrada no último trimestre deste ano. As vendas seguirão até o esgotamento dos estoques. A partir daí, os veículos serão importados da Argentina e Uruguai. A Ford anunciou que os clientes continuarão tendo assistência na manutenção e garantia dos veículos. O Centro de Desenvolvimento de Produto, a sede administrativa e o campo de provas serão mantidos em funcionamento.

BUTANTAN ANUNCIA EFICÁCIA DA "CORONAVAC"

   Os dados finais dos estudos da vacina (Foto) produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac foram apresentados em uma entrevista coletiva, na terça-feira (12), em São Paulo. Segundo o instituto brasileiro, a eficácia geral da "Coronavac" é de 50,38%. O índice é a capacidade da vacina em proteger o imunizado em casos leves, moderados e graves da doença. Os testes foram realizados em 12.508 profissionais de saúde e ocorreram em 16 centros de pesquisa pelo Brasil. De acordo com a equipe do Butantan, a vacina é "muito segura" e "pode evitar que os casos de covid-19 precisem de assistência ambulatorial ou hospitalar". O pedido de uso emergencial do imunizante já está com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e espera a decisão da Diretoria Colegiada.

CÂMARA APROVA IMPEACHMENT DE TRUMP

   Por 232 votos favoráveis, 197 contrários e quatro abstenções, a Câmara dos Deputados norte-americana aprovou, na quarta-feira (13), o impeachment do presidente Donald Trump. Todos os parlamentares democratas votaram pela retirada do republicano. Do lado do próprio partido, o presidente teve dez votos pela sua saída. A próxima etapa é a votação do Senado, que só deve acontecer após a posse de Joe Biden, no dia 20 de janeiro. Com Trump já fora da Casa Branca, os senadores decidirão sobre a perda dos seus direitos políticos. O presidente é acusado de "incitação à insurreição", ao incentivar manifestantes a impedirem a oficialização da vitória de Biden, resultando na invasão do Capitólio na semana anterior. Com a decisão dos deputados, Trump é o primeiro líder norte-americano a ter dois impeachments aprovados na casa no mesmo mandato.

CORPO DE MAGUITO VILELA É ENTERRADO EM GO

   O sepultamento do corpo do prefeito licenciado de Goiânia aconteceu na manhã da quinta-feira (14), no Cemitério São Miguel, em Jataí, no sudoeste de Goiás. Maguito Vilela (Foto) morreu no dia anterior, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após 83 dias internado tratando da covid-19. Mesmo livre do vírus, o político foi vítima de complicações e sofreu uma infecção pulmonar grave, não resistindo. O corpo foi levado para Goiás, onde foi recebido pela população em cortejo e velado em sistema drive-thru na sede do governo. Maguito Vilela fez história na política local. Foi vereador, prefeito, deputado estadual, governador, deputado federal e senador. Foi eleito nas eleições de 2020, quando já estava entubado. Sua posse no dia 1º de janeiro foi realizada de forma virtual. Gustavo Mendanha (MDB) assumiu a prefeitura da capital de Goiás.

STF PEDE PLANO DE AÇÕES NA SAÚDE DO AM

   O governo federal recebeu 48 horas para apresentar um plano com ações estratégicas para combater a crise sanitária pela qual passa o sistema hospitalar do Amazonas. A determinação foi do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, na sexta-feira (15). A situação ganhou contornos dramáticos com a escassez de oxigênio nos hospitais e teve repercussão internacional durante a semana. O plano que deverá ser apresentado pelo governo de Jair Bolsonaro deverá ser atualizado a cada 48 horas. Entre as ações, estão a do fornecimento do oxigênio e outros insumos necessários para atendimento, instalação de hospitais de campanha, convocação de médicos, entre outros. A ação que culminou com a decisão de Lewandowski foi apresentada ao STF pelo PC do B e PT. 

ACIDENTE COM LANCHAS MATA QUATRO NO RJ

   A tragédia envolvendo duas lanchas aconteceu no início da tarde do sábado (16), em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. De acordo com a Capitania dos Portos, a colisão entre os equipamentos ocorreu na região entre as ilhas de Calaca e Paquetá, deixando o saldo de quatro mortos e seis feridos. Pessoas filmaram os momentos posteriores ao acidente e os vídeos foram parar nas redes sociais. Entre os mortos, três são da mesma família: Tatiana Gondim Pinheiro, de 43 anos, Maria Candida Pinheiro, de 57, Luiza Pinheiro, de 11, e Vânia Maria Edde, de 63, que era amiga das outras vítimas. Os feridos foram socorridos no local pelo Corpo de Bombeiros e levados para hospitais da cidade. A Marinha abriu inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente.

Fontes: Uol, G1 e Ig.

Fotos: Capa (Montagem / G News Blog); Fábrica Ford (Lucas Lacaz Ruiz / Estadão Conteúdo); Vacina Sinovac (Divulgação); Maguito Vilela (Divulgação).    

Comentários