PRIMEIRA FASE DA FUVEST É REALIZADA EM SP
Um dos principais vestibulares do Brasil, que dá acesso a Universidade de São Paulo, teve sua primeira fase realizada no domingo (10). As provas tiveram 90 questões de humanas, exatas, biológicas e linguagens e foram aplicadas em 148 locais espalhados por todo o estado. O tempo máximo de realização das provas foi de cinco horas. Em 2021, o índice de abstenção foi de 13,2% (No ano passado foi de 7,9%). Dos 130.678 inscritos para prestar o vestibular, 17.210 faltaram e foram eliminados. Segundo a organização, todos os candidatos aderiram aos protocolos de segurança sanitária e ninguém foi impedido de realizar as provas. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 1 de fevereiro. Já a segunda fase ocorre nos dias 21 e 22 do mês que vem.
FORD AUNCIA FIM DA PRODUÇÃO NO BRASIL
BUTANTAN ANUNCIA EFICÁCIA DA "CORONAVAC"
CÂMARA APROVA IMPEACHMENT DE TRUMP
Por 232 votos favoráveis, 197 contrários e quatro abstenções, a Câmara dos Deputados norte-americana aprovou, na quarta-feira (13), o impeachment do presidente Donald Trump. Todos os parlamentares democratas votaram pela retirada do republicano. Do lado do próprio partido, o presidente teve dez votos pela sua saída. A próxima etapa é a votação do Senado, que só deve acontecer após a posse de Joe Biden, no dia 20 de janeiro. Com Trump já fora da Casa Branca, os senadores decidirão sobre a perda dos seus direitos políticos. O presidente é acusado de "incitação à insurreição", ao incentivar manifestantes a impedirem a oficialização da vitória de Biden, resultando na invasão do Capitólio na semana anterior. Com a decisão dos deputados, Trump é o primeiro líder norte-americano a ter dois impeachments aprovados na casa no mesmo mandato.
CORPO DE MAGUITO VILELA É ENTERRADO EM GO
STF PEDE PLANO DE AÇÕES NA SAÚDE DO AM
O governo federal recebeu 48 horas para apresentar um plano com ações estratégicas para combater a crise sanitária pela qual passa o sistema hospitalar do Amazonas. A determinação foi do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, na sexta-feira (15). A situação ganhou contornos dramáticos com a escassez de oxigênio nos hospitais e teve repercussão internacional durante a semana. O plano que deverá ser apresentado pelo governo de Jair Bolsonaro deverá ser atualizado a cada 48 horas. Entre as ações, estão a do fornecimento do oxigênio e outros insumos necessários para atendimento, instalação de hospitais de campanha, convocação de médicos, entre outros. A ação que culminou com a decisão de Lewandowski foi apresentada ao STF pelo PC do B e PT.
ACIDENTE COM LANCHAS MATA QUATRO NO RJ
A tragédia envolvendo duas lanchas aconteceu no início da tarde do sábado (16), em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. De acordo com a Capitania dos Portos, a colisão entre os equipamentos ocorreu na região entre as ilhas de Calaca e Paquetá, deixando o saldo de quatro mortos e seis feridos. Pessoas filmaram os momentos posteriores ao acidente e os vídeos foram parar nas redes sociais. Entre os mortos, três são da mesma família: Tatiana Gondim Pinheiro, de 43 anos, Maria Candida Pinheiro, de 57, Luiza Pinheiro, de 11, e Vânia Maria Edde, de 63, que era amiga das outras vítimas. Os feridos foram socorridos no local pelo Corpo de Bombeiros e levados para hospitais da cidade. A Marinha abriu inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente.
Fontes: Uol, G1 e Ig.
Fotos: Capa (Montagem / G News Blog); Fábrica Ford (Lucas Lacaz Ruiz / Estadão Conteúdo); Vacina Sinovac (Divulgação); Maguito Vilela (Divulgação).
Comentários
Postar um comentário