TOP SEVEN (22 a 28 de Novembro)

JORGE PERES DEIXA PRESIDÊNCIA DO SANTOS

   O processo de impeachment do ex-presidente do Santos Futebol Clube foi concluído no domingo (22). A Assembleia Geral aconteceu no ginásio da Vila Belmiro e o afastamento definitivo foi aprovado por 93,23% dos votantes. No total, foram 1.005 votos favoráveis e 69 contrários ao impeachment. Também houve dois votos nulos e dois brancos. Jorge Carlos Peres (Foto) já estava afastado do comando do clube desde 28 de setembro, por decisão dos membros do Conselho Deliberativo. O cartola estava em seu terceiro mandato, que seria concluído no fim deste ano. Ele foi afastado por gestão temerária e teve as contas da sua administração reprovadas pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo do Santos. Orlando Rollo assumiu a presidência do clube até 31 de dezembro.

LOURO SANTOS MORRE AOS 49 ANOS EM PE

   O corpo do artista, conhecido pelo estilo forró, foi enterrado, na segunda-feira (23), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Grande Recife. Louro Santos (Foto) morreu vítima da covid-19, na noite anterior, em um hospital particular da capital pernambucana. O cantor havia sido diagnosticado com o novo coronavírus há cerca de 15 dias. A notícia foi dada através das redes sociais de um amigo do músico, Léo Lima. Além de cantor, com passagens por bandas como "Arretados do Forró" e "Aveloz", Louro Santos também era compositor, tendo músicas gravadas por bandas de forró e cantores de outros estilos musicais, entre eles, a paraense Joelma. Era natural da cidade de Goiana e deixou a mulher, Nathália Santos, e três filhos.

FERNANDO VANNUCCI MORRE EM SP

   O jornalista de 69 anos morreu, na terça-feira (24), em um hospital de Barueri, em São Paulo. Ele passou mal em casa por volta das 14h e foi socorrido. A causa da morte não foi confirmada. Fernando Vannucci (Foto) era mineiro de Uberaba e foi um dos maiores nomes do jornalismo esportivo do Brasil, com passagens pelo rádio e pela televisão. Na Rede Globo, esteve a frente do programa "Globo Esporte" por cerca de 20 anos e fez coberturas do Carnaval. Em 1999 foi para a Bandeirantes. Dois anos depois migrou para a Rede Record. Passou oito anos na Rede TV!, entre 2003 e 2011. Seu último trabalho no veículo foi pela Rede Brasil de Televisão, como editor de Esporte. Vannucci cobriu seis Copas do Mundo e fez história com o bordão "Alô Você!". O corpor do jornalista foi enterrado na quinta-feira, no Rio de Janeiro.

GRAVE ACIDENTE MATA QUARENTA EM SP

   O choque frontal entre um ônibus e um caminhão, na quarta-feira (25), deixou 41 mortos e 11 feridos no interior de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 7h da manhã, no km 172 da Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, entre as cidades de Taguaí e Taquarituba. Os 53 ocupantes do ônibus eram funcionários da empresa têxtil Stattus Jeans, que estavam sendo conduzidos ao trabalho. O motorista do caminhão também morreu. As duas vias da pista foram interditadas pela Polícia Rodoviária Federal. Os trabalhos de resgate dos corpos e socorro dos feridos foram realizados pelo Corpo de Bombeiros. Os feridos foram levados para hospitais de Taguaí, Taquarituba, Fartura, Itaí e Avaré. Já os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Avaré.

CORPO DE MARADONA É VELADO NA ARGENTINA

   Uma multidão acompanhou o velório de Diego Armando Maradona (Foto), na quinta-feira (26), na Casa Rosada, sede do governo da Argentina. Tumultuada, a cerimônia foi encerrada mais cedo. O corpo do ex-atleta foi enterrado no fim da tarde em um cemitério de Buenos Aires. Maradona morreu aos 60 anos, no dia anterior, vítima de uma parada cardiorrespiratória em casa. Tão logo a notícia foi divulgada, a comoção se espalhou por todo o mundo. Personalidades e anônimos lamentaram a morte do ídolo. Maradona começou a carreira na adolescência, jogando pelo Argentinos Juniors. Passou também pelo Boca Juniors, Barcelona, Napoli, Sevilla e Newell's Old Boys. O jogador também fez história defendendo a seleção argentina em 91 jogos, participando de quatro Copas do Mundo e conquistando o título de 1986. Em 2008 voltou a seleção como treinador. Atualmente, estava no Gimnasia de La Plata. A saúde de Maradona se debilitou nos últimos meses e ele acabou submetido a uma cirurgia no cérebro, no início do mês.

INQUÉRITO DE BOLSONARO E PF É PRORROGADO

   O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, prorrogou na sexta-feira (27), o inquérito que investiga intervenção política de Jair Bolsonaro na Polícia Federal. No seu despacho, Moraes pede que a Procuradoria-Geral da República emita um parecer sobre a necessidade de depoimento do presidente. Bolsonaro anunciou um dia antes que não prestaria depoimento sobre o caso. Com o parecer da PGR, o relator deve decidir se dispensa o depoimento ou finaliza o inquérito. A investigação foi aberta em abril quando Sérgio Moro afirmou que Bolsonaro queria mudar o comando da PF para beneficiar parentes e amigos investigados. O ex-ministro da Justiça chegou a depor em Curitiba. O presidente, no entanto, segue negando as acusações.

SUPOSTO HACKER DO TSE É PRESO EM PORTUGAL

   Uma ação conjunta da Polícia Federal com a Polícia Judiciária de Portugal prendeu, no sábado (28), um suspeito de hackear o sistema do Tribunal Superior Eleitoral no dia 15 de novembro. O jovem de 19 anos é português, usa o codinome "Zambrius" e um dos comandantes do grupo intitulado "Cyberteam". A operação, denominada "Exploit", aconteceu simultaneamente no Brasil e em Portugal. Mandados de busca e apreensão e medidas cautelares foram cumpridos em São Paulo e Minas Gerais. No país europeu, foram cumpridos um mandado de prisão e outro de busca. O ataque aconteceu no dia do primeiro turno, quando hackers expuseram informações administrativas de ex-servidores e ex-ministros do TSE. Os dados eram referentes ao período de 2001 a 2010. A Comissão de Segurança Cibernética da Corte, comandada por Alexandre de Moraes, deverá acompanhar as investigações.

Fontes: R7, Terra, Uol e Folha de São Paulo.

Fotos: Jorge Carlos Peres (Reprodução); Louro Santos (Reprodução / Instagram); Fernando Vannucci (Divulgação); Diego Maradona (Getty Images). 

Comentários