ENTREVISTA AQUECE INQUÉRITO SOBRE BOLSONARO E PF
Publicada pelo jornal "Folha de São Paulo", no domingo (17), a entrevista com o empresário Paulo Marinho (Foto) trouxe novas denúncias sobre a atuação da Polícia Federal na Operação "Furna da Onça", em 2018. Segundo ele, Flávio Bolsonaro, então deputado estadual do Rio de Janeiro, havia lhe dito que foi informado previamente sobre as diligências que buscavam provas no inquérito que investigava o esquema de "rachadinha". O filho do presidente ainda chegou a dizer que a operação havia sido adiada para não atrapalhar a candidatura de Jair à presidência e a dele para o Senado. Por fim, Flávio teria ficado sabendo sobre a investigação de Fabrício Queiroz, funcionário do seu gabinete na época. Após as denúncias, que foram negadas pela Família Bolsonaro, Paulo pediu proteção policial e prestou depoimento na quarta-feira, na Superintendência da PF no Rio, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
GOVERNADOR TESTA POSITIVO PARA CORONAVÍRUS EM PE
O anúncio foi feito por Paulo Câmara (Foto) através de suas redes sociais, na noite da segunda-feira (18). Segundo ele, os primeiros sintomas foram sentidos ao longo daquele dia. Após ser orientado a fazer o teste, que confirmou o diagnóstico, Câmara começou a cumprir o autoisolamento rígido em casa, conforme as recomendações médicas. O governador também ressaltou que o Gabinete de Acompanhamento da Pandemia continuará funcionando de forma remota. Por fim, ressaltou a necessidade do isolamento social para combater a disseminação. Desde o dia 16, cinco cidades do estado tiveram as medidas restritivas reforçadas, com a implantação de rodízio para carros, restrição da circulação de pessoas, uso obrigatório de máscaras e sanitização das ruas. Atualmente, Pernambuco tem 26.786 casos confirmados e 2.144 mortes.
FAMÍLIA DE ADOLESCENTE RECONHECE CORPO NO RJ
A família de João Pedro Mattos Pinto (Foto) recebeu a notícia da sua morte, na terça-feira (19), no Rio de Janeiro. O adolescente de 14 anos havia sido baleado, um dia antes, durante operação conjunta das Polícias Militar, Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. O pai do jovem, Neilton Pinto, esteve no Instituto Médico Legal (IML) para reconhecer o corpo do filho. Ele criticou a atuação policial e o governador Wilson Witzel. João Pedro foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para um hospital, onde morreu. Segundo a Polícia Civil, o menino foi atingido durante confronto com traficantes. Já de acordo com parentes do garoto, os agentes invadiram a casa atirando. Perícias no local e depoimentos foram colhidos. A Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ está acompanhando o caso, que está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Outra ação policial, na quarta-feira, na Cidade de Deus, terminou com João Vitor da Rocha, de 18 anos, baleado. O garoto, que no momento entregava cestas básicas na região, ainda foi socorrido, mas não resistiu.
SAÚDE FORMALIZA USO DA CLOROQUINA PARA COVID-19
O novo protocolo de tratamento dos casos de coronavírus no Brasil foi publicado, na quarta-feira (20), pelo Ministério da Saúde. Segundo o texto, a recomendação da utilização do medicamento vale para pacientes adultos em todos os estágios de infecção: Do mais leve ao agressivo. Ao receitar a cloroquina, no entanto, o profissional deve alertar o paciente sobre possíveis efeitos colaterais, como disfunções cardíaca e hepática, arritmias, alterações visuais, entre outros. Ambos deverão assinar termos de ciência e consentimento. Em todos os casos, a cloroquina deve ser administrada com o Sulfato de Hidroxicloroquina e Azitromicina, em doses determinadas pelo médico. O protocolo também informa que estudos científicos não comprovam a eficácia do tratamento.
PRESIDENTE SE REÚNE COM GOVERNADORES
A reunião entre Jair Bolsonaro e representantes dos estados ocorreu, na manhã da quinta-feira (21), por videoconferência. Acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, Bolsonaro (Foto) prometeu que assinaria a ajuda de R$ 60 bilhões aos estados. Os líderes do Congresso destacaram a necessidade da união entre o governo federal e os estaduais para o enfrentamento do coronavírus. Em contrapartida a ajuda financeira, o presidente pediu o congelamento dos salários de servidores até o final de 2021. Apesar da troca de farpas entre Bolsonaro e alguns governadores desde o início da pandemia, a reunião foi tranquila e cordial, inclusive, com o líder paulista João Doria, alvo da maior parte dos ataques. Até o fechamento da postagem, a ajuda financeira para compensar perdas arrecadatórias dos estados ainda não havia sido sancionada.
AVIÃO CAI EM BAIRRO RESIDENCIAL NO PAQUISTÃO
O Airbus A320 da Pakistan International Airlines, que operava o voo PK 8303, caiu na sexta-feira (22), em uma área residencial da cidade de Karachi, no Paquistão. A aeronave transportava 99 passageiros, 8 tripulantes e tinha partido do município de Lahore. Minutos antes da queda, o piloto chegou a informar que o avião apresentava problemas técnicos. Ele ainda tentou pousar algumas vezes, mas não conseguiu evitar o acidente. Casas do bairro de Model Colony ficaram danificadas e a população foi para as ruas, causando aglomerações. Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram resgatar dois sobreviventes. Os voos comerciais no Paquistão foram retomados há alguns dias, depois da interrupção dos serviços devido a pandemia do coronavírus. As causas do acidente serão investigadas.
CHUVAS FORTES ALAGAM RUAS EM PE
Três municípios registraram alagamentos, na manhã do sábado (23), devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Pernambuco. Olinda foi a cidade com mais problemas. O canal que fica no bairro do Bultrins transbordou e casas próximas foram invadidas pela água. Outros corredores viários também foram comprometidos, como as Avenidas Presidente Kennedy e Getúlio Vargas. Na capital do estado, houve registros de alagamentos nas zonas norte e oeste. O caos só não foi maior porque tanto Recife quanto Olinda estão com restrições de circulação de pessoas e veículos mais rígidas há uma semana, devido ao avanço de casos e mortes pelo coronavírus. Outra cidade, Paulista, também foi atingida por alagamentos. Ainda no sábado, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta de chuvas de intensidade moderada a forte pelas próximas 24 horas.
Fontes: Diário de Pernambuco, G1 e Ig.
Fotos: Paulo Marinho (Ricardo Borges); Paulo Câmara (Reprodução / Governo de Pernambuco); João Pedro Mattos (Arquivo Pessoal); Reunião Governo Federal (Reprodução / TV Brasil).
Comentários
Postar um comentário