TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (24 a 30 de Novembro)

CORPO DE HENRY SOBEL É ENTERRADO NOS EUA

   O corpo do rabino foi enterrado, no domingo (24), no Cemitério Woodbridge Memorial Gardens, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Henry Sobel (Foto) havia morrido dois dias antes, após anos de luta contra um câncer no pulmão. A morte foi anunciada pelo atual rabino da Congregação Israelita Paulista, Michel Schlesinger, sucessor de Sobel na CIP. Nascido na cidade de Lisboa, em Portugal, Henry foi com a família, ainda criança, para Nova York, onde se formou rabino na década de 1970. Em seguida, o líder espiritual chegou ao Brasil, onde se radicou. Foi uma voz atuante em prol dos direitos humanos no período do Regime Militar. Também teve papel importante no processo de redemocratização do Brasil.

MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA BATE RECORDE

   Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na segunda-feira (25), apontaram que 1.546 pessoas morreram, entre janeiro e outubro de 2019, em intervenções policiais. O número é o maior já registrado desde 1998, quando o balanço anual começou a ser feito. Para se ter uma ideia, em todo o ano de 2018 foram 1.534 registros. Quando comparados aos meses de janeiro a outubro de 2018, o crescimento no número de mortes foi de 13%. Por outro lado, o número de homicídios dolosos teve redução de 21%, caindo de 4.226 registros nos dez primeiros meses de 2018 para 3.342 no mesmo período desse ano. Os roubos de veículo também caíram: Foram 33.562 registros em 2019 contra os 44.211 do ano passado (Queda de 24%). Os roubos de pedestres reduziram 9,6% - De 74.946 registros em 2018 para 67.775 em 2019. Os de ônibus, no entanto, tiveram aumento de 1,13% em relação a janeiro e outubro de 2018. Esse ano foram notificados 13.241 casos.

AUTORIDADES CRITICAM FALA DE PAULO GUEDES SOBRE AI-5

   Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de outros políticos criticaram, na terça-feira (26), a afirmação do ministro Paulo Guedes (Foto) sobre a defesa de um AI-5. Em entrevista no fim da noite anterior, o titular da pasta de Economia disse que "ninguém deveria se assustar se alguém defender o AI-5 em caso de radicalização das manifestações de rua". O ato institucional foi o mais duro dos cinco implantados durante o Regime Militar (1964 a 1985) e perseguiu opositores dentro e fora do Congresso. Após a avalanche de críticas, Guedes amenizou e afirmou que o país deve seguir promovendo uma "democracia responsável". O ministro comentava os recentes discursos do ex-presidente Lula, que incitavam os militantes a irem às ruas, como tem acontecido no Chile. O presidente Jair Bolsonaro não se pronunciou sobre o comentário de Guedes.

TRF-4 CONDENA LULA E AUMENTA PENA NO CASO DO SÍTIO

   Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenou, em segunda instância, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia. Além de confirmar a condenação da primeira instância, os membros do TRF-4 aumentaram a sentença de Lula: Pulou de 12 anos e 11 meses para 17 anos, 1 mês e 10 dias de prisão. Apesar da nova condenação no processo, o petista deve aguardar o julgamento de todos os recursos para começar a cumprir a pena. Lula foi solto no início de novembro, após o Supremo Tribunal Federal mudar o entendimento sobre a prisão em segunda instância e determinar o início do cumprimento das sentenças apenas após o "trânsito em julgado". No caso do sítio, O TRF-4 burlou a decisão do STF de que os delatados devem ser ouvidos após os delatores.

STF DECIDE QUE RECEITA PODE COMPARTILHAR INFORMAÇÕES COM MP

   O julgamento do compartilhamento de informações sigilosas entre a Receita Federal e o Ministério Público foi concluído na quinta-feira (28), em Brasília. Por 9 votos a 2, os ministros autorizaram a troca de dados bancários e fiscais de contribuintes investigados entre as instituições sem a autorização da Justiça. Votaram a favor do compartilhamento os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Luiz Fux, Rosa Weber, Carmen Lúcia, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandovski. Dias Toffoli, que era contrário a ação, mudou o voto e seguiu a maioria. Marco Aurélio Mello e Celso de Mello foram contrários a liberação sem autorização. Com a decisão, a liminar que paralisou investigações de processos que tiveram o compartilhamento de dados perdeu a validade.

CORPO DE GUGU LIBERATO É ENTERRADO EM SP

   Após mais de 24 horas de velório, o corpo do apresentador foi sepultado no Cemitério Gethsêmani, na sexta-feira (29), na zona sul de São Paulo. O corpo de Gugu Liberato aterrissou no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no início da manhã da quinta-feira. Após os trâmites de repatriação, o corpo foi levado em comboio para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Lá, o velório teve início de forma reservada para a família e amigos. Só a partir do meio-dia, fãs e admiradores puderam dar o último adeus ao ídolo. Milhares de pessoas passaram pela Alesp até as 10 horas da manhã da sexta-feira. Na sequência, o corpo foi levado em um carro do Corpo de Bombeiros para o cemitério, onde foi enterrado no jazigo da família (Foto).  

"ESTADO ISLÂMICO" REIVINDICA ATAQUE NA INGLATERRA

   O grupo radical assumiu, no sábado (30), a autoria do ataque que matou duas pessoas próximo a famosa ponte de London Bridge, em Londres. O atentado à faca havia acontecido no dia anterior e também deixou três pessoas feridas. Horas após o acontecido, a Polícia identificou Usman Khan, de 28 anos, como autor do atentado. Ele foi morto à tiros por agentes de segurança. Khan já havia sido condenado por crimes de terrorismo em 2012, foi liberado em dezembro do ano passado e participava de um programa para educar prisioneiros. Jornais locais chegaram a informar que o homem usava uma tornozeleira eletrônica. Autoridades não acreditam na participação de outros suspeitos. A Polícia londrina não se pronunciou sobre a reivindicação do "EI". A Rainha Elizabeth enviou condolências aos familiares das vítimas.

Fontes: G1, Extra, Terra, Uol.
Fotos: Henry Sobel (Bruno Poletti / Folhapress); Paulo Guedes (Reprodução); Enterro de Gugu Liberato (Amauri Nehn / Brazil News).

Comentários