TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (20 e 26 de Outubro)

MORRE QUARTO BOMBEIRO DE INCÊNDIO NO RJ

   Rafael Magalhães Alves morreu, no domingo (20), no Hospital central Aristarcho Pessoa, no Rio de Janeiro. Ele foi a quarta vítima fatal do incêndio ocorrido na Whiskeria Quatro por Quatro, dois dias antes (Foto). A tragédia matou três bombeiros e deixou outra três feridos. Após o acidente, o sargento havia sido levado para o Hospital Souza Aguiar. Horas depois, foi transferido para o HCAP. Ainda no domingo, agentes da Polícia Civil fizeram uma perícia no imóvel, para descobrir as causas do fogo. O Instituto de Criminalística Carlos Éboli está a cargo dos trabalhos. Um quinto bombeiro, David Montserrat da Cunha, seguia internado em estado estável. No sábado, três homens da corporação foram enterrados sob forte comoção. Os cabos José Pereira Neto e Klerton de Araújo foram sepultados no Jardim da Saudade, em Sulacap. O sargento Geraldo Ribeiro foi enterrado no mausoléu da corporação, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju.

ACIDENTE AÉREO MATA TRÊS EM MG

   Um avião de pequeno porte caiu, na manhã da segunda-feira (21), no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, deixando um saldo de três mortos e outros três feridos. A aeronave, que havia levantado voo segundo antes, tinha como destino a Ilhéus, na Bahia, e transportava quatro pessoas (O piloto e três tripulantes). A queda aconteceu entre as ruas Mineva e Rosinha Sigaud. Duas pessoas que transitavam no local foram atingidas e morreram. Um dos tripulantes do avião também morreu na hora. Os outros três ocupantes do equipamento, incluindo o piloto, foram socorridos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava em situação regular e com as inspeções em dia. Algumas casas foram danificadas no acidente e a energia elétrica nas ruas do entorno foi interrompida temporariamente. Na terça-feira, o piloto não resistiu aos ferimentos e foi a quarta vítima fatal do acidente. As investigações estão a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes, o Cenipa. 

SENADO APROVA PREVIDÊNCIA EM SEGUNDO TURNO

   O texto-base da Reforma da Previdência foi aprovado, na noite da terça-feira (22), no plenário do Senado, em Brasília. No total, foram 60 votos a favor e 19 contrários. Na quarta-feira, foram apreciados dois destaques que visavam fazer ajustes na proposta original (As mudanças reduziriam a economia prevista pelo governo). Os destaques foram rejeitados. Após essa etapa, a Reforma da Previdência será promulgada, o que deve acontecer na primeira semana de abril, e passa a valer. A estimativa do governo é economizar com a previdência algo em torno de R$ 800 bilhões em dez anos. Segundo a equipe econômica, segurar os gastos permitirá mais investimentos no futuro. A aprovação da Reforma foi comemorada por investidores. Ainda estão em trâmite a PEC paralela, que inclui servidores de estados e municípios na reforma, e as mudanças nas aposentadorias dos militares.

CARGA MACABRA: 39 CORPOS EM CAMINHÃO NA INGLATERRA

   Os corpos de 38 adultos e um adolescente foram encontrados no baú de um caminhão que estava em uma propriedade industrial de Waterglade, em Essex, no leste de Londres. A informação foi confirmada pela Polícia britânica na quarta-feira (23). A origem das vítimas, as circunstâncias e os motivos das mortes ainda são desconhecidos. Um homem foi preso na ação: Um norte-irlandês de 25 anos que era o motorista do veículo. Ele foi preso por suspeita de assassinato. A Polícia acredita que o caminhão tenha saído da Bulgária e chegado ao Reino Unido através do País de Gales, no sábado anterior. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson se disse horrorizado com a descoberta dos corpos. Também existe a possibilidade de serem imigrantes ilegais tentando entrar no país com a ajuda de traficantes de pessoas. Eles são confinados nos baús dos caminhões (Fechados para despistar) e acabam morrendo sufocados. Na quinta-feira, autoridades britânicas confirmaram a nacionalidade chinesa dos 39 mortos.

STF JOGA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA PARA NOVEMBRO

   Com um placar de 4 votos a 3 a favor da manutenção da decisão de cumprimento das sentenças após condenação em segunda instância, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, adiou, na quinta-feira (24), a decisão para novembro. A sessão havia começado na quarta-feira e teve votos de quatro ministros: Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso, que foram a favor da prisão após segunda instância, e Marco Aurélio Mello, que foi contrário. No segundo dia, votaram Luiz Fux, a favor, Ricardo Lewandovski e Rosa Weber, contra. Caso a decisão da prisão após a segunda condenação seja revertida, volta a valer o entendimento presente na Constituição: O cumprimento da pena só começa após o "trânsito em julgado" (Quando todos os recursos se esgotam). Ainda não há confirmação do dia, a expectativa, porém, é que o julgamento seja retomado na primeira semana de novembro.

BOLSONARO ENCONTRA XI JINPING E FECHA ACORDOS

   Em seu último dia de visita oficial à China, Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente Xi Jinping no Salão do Povo, em Pequim, na sexta-feira (25). Durante o encontro, que começou com a revista às tropas na Praça da Paz Celestial (Foto), os presidente firmaram oito acordos de cooperação. Entre os documentos assinados por ambos, estão ações que visam facilitar o contato entre as chancelarias e os trâmites nas aduanas entre os dois países. Acordos também envolvem a carne bovina e energia renovável. Bolsonaro aproveitou para convidar empresas chinesas a conhecer o Brasil e participar de leilões que ocorrerão nos próximos meses. Um novo encontro entre os presidentes deve ocorrer durante a reunião de cúpula dos Brics, no mês que vem. No momento mais descontraído, o líder brasileiro presenteou o chinês com uma camisa do Flamengo.

PRESIDENTE PEDE RENÚNCIA DE MINISTROS NO CHILE

   Sebastian Piñera se pronunciou, na manhã do sábado (26), após a gigantesca manifestação ocorrida no Chile no dia anterior. O presidente pediu a renúncia de todos os seus ministros para realizar uma reforma ministerial que ponha fim aos protestos contra o modelo econômico do seu governo. Cerca de 1 milhão de pessoas foram às ruas (A maior quantidade desde a redemocratização), pacificamente, para pedir reformas que reduzam as desigualdades no Chile. Piñera já havia se manifestado por uma rede social elogiando a manifestação e afirmando que a "Mensagem havia sido escutada". Os protestos em Santiago começaram uma semana antes, contra o aumento da passagem do metrô. O aumento foi suspenso e novas reivindicações surgiram. No total, 19 pessoas morreram, 295 ficaram feridas e aproximadamente 3 mil pessoas foram detidas durante os dias de protestos.

Fontes: O Globo, Uol, Ig, Terra.
Fotos: Incêndio na Whiskeria Quatro por Quatro (Saulo Angelo / Futura Press / Estadão Conteúdo); Senado (Roque de Sá / Agência Senado); Xi Jinping e Jair Bolsonaro (Jason Lee / Reuters).

Comentários