TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (21 a 27 de Julho)

BOLSONARO VOLTA A POLEMIZAR NA INTERNET

   O presidente Jair Bolsonaro voltou ao Twitter, no domingo (21), para esclarecer a polêmica envolvendo o episódio em que uma conversa dele com o ministro Onyx Lorenzoni vazou, durante uma coletiva com a imprensa internacional dois dias antes. O assunto era uma crítica aos governadores da região Nordeste, os quais foram chamados de "Paraíbas" pelo presidente. No trecho vazado pelo microfone, Bolsonaro falou que o gestor do Maranhão, Flávio Dino, era o pior de todos e que não deveria "ter nada com esse cara". As declarações foram fortemente criticadas por políticos e personalidades, inclusive pelo general Luiz Rocha Paiva, que é integrante da Comissão de Anistia do governo. O presidente atacou o militar, classificando-o como "melancia" (Termo do exército que faz alusão as cores da fruta, que é verde por fora - a cor do Exército - e vermelha por dentro - a cor predominante dos partidos de esquerda).

GOVERNO SUSPENDE NOVA TABELA DO FRETE RODOVIÁRIO

   A Agência Nacional de Transportes Terrestres anunciou, na segunda-feira (22), a suspensão da resolução que estabelecia novas regras para o cálculo do piso do frete rodoviário, publicada quatro dias antes. A decisão foi tomada após os caminhoneiros ameaçarem cruzar os braços caso a nova metodologia fosse implementada. Com a suspensão, voltaram a valer as regras acordadas em maio de 2018, que deram fim a greve da categoria que praticamente paralisou o Brasil por duas semanas. Após a reunião da diretoria, a suspensão foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU). O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, pretende se reunir com representantes dos caminhoneiros para abrir uma nova rodada de negociações e chegar em uma resolução que agrade todas as partes.

JORNALISTA JUAREZ SOARES MORRE EM SP

   Um dos maiores nomes da imprensa esportiva do Brasil morreu na tarde da terça-feira (23), em São Paulo. Juarez Soares (Foto), de 78 anos, sofreu uma parada cardíaca em sua casa. Socorrido, o jornalista chegou a ser reanimado, mas teve uma nova parada e não resistiu. Nascido em São Bernardo do Campo, Soares se formou em pedagogia pela Faculdade Oswaldo Cruz, mesmo trabalhando como jornalista desde os 17 anos. Sempre atuando com esportes, "China" passou pelo rádio e depois migrou para a televisão, com passagens pela TVs Globo, Bandeirantes, Record e Rede TV!, onde trabalhou até abril desse ano, quando se afastou para se tratar de um câncer na bexiga e intestino. O repórter e comentarista também transitou pela política, exercendo cargos administrativos em prefeituras e como vereador. O corpo de Juarez foi enterrado na quarta-feira, no Cemitério da Consolação, no centro de São Paulo.

CHUVAS CASTIGAM RECIFE E DEIXAM DOZE MORTOS

   A Região Metropolitana do Recife viveu mais um dia de caos devido às chuvas, na quarta-feira (24). Assim como aconteceu em junho, a água invadiu as principais vias e causou deslizamentos de terras e quedas de árvores. No total, 12 pessoas perderam as vidas nos acidentes. As mortes aconteceram nos bairros de Águas Compridas, em Olinda, Dois Unidos, no Recife, e em Caetés, Abreu e Lima. Entre os mortos, está uma grávida que estava no oitavo mês de gestação. Pessoas que moram em áreas de risco foram orientadas a deixar as casas e irem para abrigos públicos ou casas de parentes. No Grande Recife, 301 famílias ficaram desalojadas. Quatro cidades decretaram "situação de emergência": Abreu e Lima, Igarassu, Olinda e Vicência. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac, choveu entre terça e quarta-feira o previsto para 10 dias.

MINISTÉRIO CONFIRMA INVASÃO A CELULAR DE BOLSONARO

   Segundo nota emitida na quinta-feira (25), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o grupo de hackers preso na terça-feira também invadiu o celular do presidente da República. Eles já haviam hackeado telefones de outras autoridades, como os ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes. Os quatro detidos tiveram as prisões temporárias decretadas pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Criminal do Distrito Federal, logo após as detenções. Dentre eles, Walter Delgatti Neto admitiu participação no crime. Ele, que é conhecido como "Vermelho", tem uma longa ficha criminal, com processos por falsificação de documentos, clonagem de cartões de crédito e estelionato. Outro detido, o Dj Gustavo Henrique Elias Santos, afirmou ter visto mensagens de autoridades no celular de Neto e que ele teria dito que as venderia ao PT. As investigações tiveram início após conversas de Moro no aplicativo Telegram serem divulgadas. Em nota, o Partido dos Trabalhadores afirmou que o inquérito virou uma armação contra a sigla.

CORPO DE JOVEM ATACADA COM ÁCIDO É ENTERRADO EM PE

   O velório e enterro do corpo de Mayara Estefanny Araújo (Foto) aconteceram na sexta-feira (26), na cidade de Limoeiro, no agreste de Pernambuco. A jovem de 19 anos morreu na noite da quinta-feira, no Hospital da Restauração, na região central do Recife. Ela foi atacada com ácido sulfúrico, no dia 4 de julho, pelo ex-companheiro, William César dos Santos Júnior, de 30 anos, e pelo amigo dele, Paulo Henrique Vieira dos Santos, de 23. Ambos foram presos dias depois do ataque. Enquanto um segurou Mayara, o outro jogou a substância, que atingiu o rosto, pescoço, tórax e membros superiores. O Ministério Público de Pernambuco, que já havia pedido o indiciamento dos dois por tentativa de homicídio qualificado, deve solicitar o aditamento da denúncia para "homicídio qualificado consumado". A jovem já vinha de um histórico de violência, inclusive, tendo registrado três queixas contra William em apenas 19 dias. Mayara deixou um filho de 2 anos, fruto do relacionamento com o agressor.

APÓS POLÊMICA, NAVIOS IRANIANOS SÃO ABASTECIDOS NO PR

   Parados no Porto de Paranaguá desde junho, dois navios iranianos começaram a ser abastecidos na madrugada do sábado (27), no litoral do Paraná. A polêmica em torno do abastecimento das embarcações começou quando a Petrobras se negou a fornecer o combustível. A estatal alegou ter receio de ferir as sanções impostas pelos Estados Unidos a empresa proprietária dos navios e acabar sofrendo retaliações. O MV Bavand e o MV Termeh transportavam grãos de milho e atracaram no porto apenas para parada técnica, sem movimentação de carga. O impasse acabou chegando no Supremo Tribunal Federal e, na quarta-feira, Dias Toffoli determinou que os navios fossem abastecidos. Em seu despacho, o presidente do STF alegou que o serviço não ofereceria riscos a soberania nacional. Após receberem os combustíveis, ambas as embarcações seguiram viagem.

Fontes: Ig, Globo Esporte, NE10, G1.
Fotos: Juarez Soares (Wayne Carvalho / Divulgação / Rede TV!); Mayara Estefanny Araújo (Reprodução).  

Comentários