DIÁRIO COPA AMÉRICA - 14 DE JUNHO

   A 46ª edição da Copa América começa nessa sexta-feira (14) e será sediada no Brasil. No total, 12 seleções participam da competição: Brasil, Bolívia, Peru e Venezuela no Grupo A; Argentina, Catar, Colômbia e Paraguai no Grupo B; Chile, Equador, Japão e Uruguai no Grupo C. O evento é organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol e o jogo de abertura acontece às 21h30, entre Brasil e Bolívia, no estádio do Morumbi, em São Paulo.

   As partidas foram distribuídas entre cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Exceto do estádio da abertura, todos os outros foram construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014. Entre os craques mais conhecidos do futebol mundial, estarão presentes na Copa América: Lionel Messi, da Argentina, Luis Suárez, do Uruguai, e James Rodriguez, da Venezuela.

   Essa será a 36ª participação do Brasil no torneio, em que já saiu vitorioso por oito vezes. Também será a quinta vez que o país sedia a competição. Os uruguaios são os recordistas em títulos da Copa América, com 15 troféus. O Chile é o atual campeão do continente, com taça levantada na edição de 2016. 

   Na fase de grupos, serão três rodadas em que as quatro seleções de cada chave se enfrentaram no esquema de "pontos corridos". Os dois primeiros colocados de cada grupo, junto com outras duas seleções, totalizando 8 equipes, seguirão para as quartas-de-final, em que serão conhecidos os finalistas do torneio. A grande final da Copa América está marcada para o dia 7 de julho, às 17h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

BRASIL X BOLÍVIA

   Após a rápida cerimônia de abertura da competição, Brasil e Bolívia abriram os trabalhos no estádio do Morumbi, em São Paulo, às 21h30. Enquanto os torcedores brasileiros esperavam um massacre futebolístico, o primeiro tempo foi morno (Até meu pai dormiu)... Poucas chances reais de gol e uma Bolívia se protegendo como podia. Só no segundo tempo as coisas "andaram".

   Philippe Coutinho marcou dois quase em sequência: Um de pênalti aos 5 minutos e outro aproveitando um cruzamento na área aos 7. Aos 40, Everton Cebolinha ampliou a conta, ao dar um "chutasso" certeiro de fora da área, bem no canto da rede boliviana. Confira o resultado final da estreia brasileira:
   

   As equipes voltam a jogar na terça-feira (18): A Bolívia pega o Peru às 18h30, no Maracanã, enquanto o Brasil enfrenta a Venezuela, às 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Fotos: Divulgação / Conmebol

Comentários