TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (12 a 18 de Maio)

AVIÃO DA EMBRAER POUSA DE FORMA INUSITADA EM MIANMAR

   Com problemas no trem de pouso dianteiro, o piloto do avião Embraer-190, que operava o voo UB-103, conseguiu aterrissar com segurança na cidade de Mandalay, no domingo (12), em Mianmar. No momento do pouso, o piloto tentou acionar os pneus dianteiros de duas formas: Por computador e manualmente. Sem sucesso, ele optou por utilizar apenas os pneus traseiros e conseguiu pousar em segurança. Nenhuma das 89 pessoas a bordo, sendo sete tripulantes, ficou ferida. A tática do piloto foi elogiada por especialistas. A empresa brasileira Embraer, responsável pela fabricação do equipamento, informou que auxiliará nas investigações das autoridades de aviação.

CORPO DE LÚCIO MAURO É VELADO NO RJ

   O velório do humorista Lúcio Mauro (Foto) aconteceu no Theatro Municipal e foi aberto ao público, na segunda-feira (13), no Rio de Janeiro. Ele morreu aos 92 anos, na noite do sábado, na Clínica São Vicente, onde estava internado devido a problemas respiratórios. A notícia da morte foi dada pelo filho do humorista, o também ator Lúcio Mauro Filho, através das redes sociais. Natural do Pará e batizado como Lúcio de Barros Barbalho, Mauro nasceu em 14 de março de 1927. A carreira teve início no teatro recifense, migrando em seguida para a televisão, com passagens pela TV Rádio Clube, TV Tupi e Rede Globo, onde estreou em 1966 e passou maior parte da carreira. Entre os personagens mais conhecidos, destaque para Aldemar Vigário, da "Escolinha do Professor Raimundo", nos anos 90. A cerimônia de cremação foi restrita a familiares e amigos e aconteceu no Cemitério do Caju, na zona portuária do Rio.

STJ SOLTA TEMER NOVAMENTE

   Por unanimidade, os ministros da Sexta Turma do Supremo Tribunal de Justiça concederam o habeas corpus ao ex-presidente Michel Temer, na terça-feira (14). A decisão, tomada em caráter liminar, também beneficiou o coronel reformado da PM, João Baptista Lima. Ambos tiveram o HC (referente a primeira prisão) revogado na semana anterior pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região e tiveram que voltar para a cadeia. A pedido da defesa, o TRF-2 autorizou que Temer ficasse na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, onde se entregou. Apesar da liberdade, os ministros definiram seis medidas cautelares para Temer e Baptista, entre elas, a entrega de passaportes, proibição de mudança de domicílio ou viagem sem autorização da Justiça, bloqueio de bens até o limite do dano investigado e proibição de contatos com outros investigados e pessoas jurídicas envolvidas no processo.

MANIFESTAÇÕES CONTRA CORTE NA EDUCAÇÃO ATINGEM TODO O BRASIL

   Professores, alunos e trabalhadores da educação realizaram uma mobilização em todo o país, na quarta-feira (15), contra o corte de verba na área de educação, anunciado pelo Ministério da Educação. Com o objetivo de defender as universidades federais, a pesquisa científica e os investimentos na educação básica, atos foram realizados nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. Além do bloqueio de 30% de recursos para os gastos discricionários (Luz, água e manutenção) das instituições, o MEC também anunciou a suspensão de bolsas para pesquisa oferecidas pelo Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior). As manifestações começaram por volta das 11h. Em São Paulo, os atos se concentraram no Masp, enquanto no Rio, foram promovidos na Cinelândia e na Candelária, terminando com uma caminhada até a Central do Brasil. O ministro da Educação Abraham Weintraub foi convocado pela Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre os cortes. Em pronunciamento, Bolsonaro polemizou e chamou manifestantes de "idiotas úteis".    

CAI O TERCEIRO PRESIDENTE DO INEP NA GESTÃO BOLSONARO

   Empossado presidente desde 29 de abril, Elmer Coelho Vicenzi (Foto) teve a demissão confirmada, na quinta-feira (16), pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais Anísio Teixeira). A informação oficial é de que Vicenzi pediu demissão do órgão, responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Extraoficialmente, uma disputa com a procuradora-chefe do Instituto, Carolina Scherer Bicca, motivou a exoneração. Vicenzi foi o terceiro presidente a passar pelo Inep desde o início do novo governo. Maria Inês Fini era a titular quando Bolsonaro assumiu. Ela deixou o comando após críticas do presidente a uma questão do Enem 2018, sobre dialetos de gays e travestis. Por esse motivo, Bolsonaro vetou o nome dela para o MEC. Na sequência, Marcus Vinicius Rodrigues assumiu e foi demitido meses depois pelo ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez, após cancelar a avaliação federal de alfabetização de crianças. Na sexta-feira, o MEC anunciou Alexandre Lopes como novo presidente do Inep. Ele é formado em Engenharia Química pela UFRJ e em Direito pela UnB. É servidor de carreira na área de comércio exterior e ocupava o cargo de diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República. O anúncio aconteceu no mesmo dia em que as inscrições para o Enem 2019 se encerraram.

TITE ANUNCIA ESCALAÇÃO DO BRASIL PARA COPA AMÉRICA 2019

   O técnico da Seleção Brasileira, Tite, anunciou os 23 jogadores que disputarão a Copa América de 2019, na sexta-feira (17), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A competição começa no dia 14 de junho e contará com 12 seleções, divididas em 3 grupos na primeira fase. Nesta edição, os países convidados foram Japão e Catar. Brasil e Bolívia farão o primeiro jogo, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Os selecionados foram: Goleiros (Alisson, Cássio e Ederson); Defensores (Alex Sandro, Daniel Alves, Éder Militão, Fagner, Filipe Luís, Marquinhos, Miranda e Thiago Silva); Meios-Campos (Alan, Arthur, Casemiro, Fernandinho, Lucas Paquetá e Philippe Coutinho); Atacantes (David Neres, Everton, Firmino, Gabriel Jesus, Neymar e Richarlison).

DIRCEU É TRANSFERIDO PARA PRESÍDIO NO PR

   O ex-ministro José Dirceu (Foto) foi transferido da Superintendência da Polícia Federal para o Complexo Médico-Penal, na manhã do sábado (18), no Paraná. Ele havia se entregado na noite da sexta-feira (Horas após o prazo determinado pela Justiça) para cumprir pena de sua segunda condenação no processo da "Lava Jato". A sentença em questão, de 8 anos e 10 meses, teve o pedido de prescrição, feito pela defesa de Dirceu, rejeitado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que ainda ordenou o retorno dele a prisão. José Dirceu foi condenado em 2017 pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo investigações, o ex-ministro participou do esquema em que a empresa Apolo Tubulars pagou propina para conseguir contratos, para fornecimento de tubos, com a Petrobras. A defesa do petista ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal federal e ao Supremo Tribunal de Justiça, além de um último recurso ao mesmo TRF-4.  

Fontes: Bol, G1, Uol, O Globo.
Fotos: Lúcio Mauro (TV Globo); Elmer Vicenzi (Divulgação / Inep); José Dirceu (Henry Milleo / Gazeta do Povo).   

Comentários