TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (14 a 20 de Abril)

FÓRMULA 1 REALIZA SUA MILÉSIMA PROVA 

   Em ritmo de comemoração pela corrida de número 1.000, a Fórmula 1 realizou o Grande Prêmio da China, na madrugada do domingo (14), pelo horário de Brasília, na cidade de Xangai. Sem maiores surpresas, o pentacampeão mundial da categoria, Lewis Hamilton venceu a terceira prova da temporada 2019 e a sua 75ª na F1. O britânico só precisou ultrapassar o companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, na largada, para assumir a liderança durante todo o GP. O finlandês terminou a prova na segunda posição e o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, em terceiro, completaram o pódio. Com a vitória, Hamilton chegou a 68 pontos na temporada, seguido de Bottas, com 62, e Verstappen, da Red Bull, que somou até agora 39 pontos. A próxima corrida acontece no circuito de Baku, no Azerbaijão, no dia 28 de abril.

INCÊNDIO DESTRÓI PARTE DA CATEDRAL DE NOTRE-DAME NA FRANÇA

   Era início de noite da segunda-feira (15) na França - início da tarde no Brasil - quando o fogo teve início na parte superior da Catedral de Notre-Dame, em Paris. O local é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1991 e é visitado por cerca de 13 milhões de pessoas por ano (O mais visitado da França). O Corpo de Bombeiros local levou 12 horas para conter as chamas e não houve registro de feridos. O pináculo (A torre em forma de flecha) desabou uma hora após o início do incêndio. O episódio é considerado pelas autoridades como "acidente" e pode ter sido causado pela reforma, mesmo assim, não se descartou a possibilidade de terrorismo. Estátuas em cobre que ficavam no local do incêndio haviam sido retiradas dias antes, o que evitou ainda mais perdas. A Catedral foi erguida ente 1164 e 1345. Pessoas em todo o mundo lamentaram o ocorrido. Em pronunciamento, o presidente Emmanuel Macron prometeu que a Catedral será reconstruída em até cinco anos e iniciou uma campanha para levantar fundos para a reconstrução.

STF ORDENA OPERAÇÃO CONTRA "FAKE NEWS"

   A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira (16), a operação que investiga supostas notícias falsas contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados, que também tiveram contas em redes sociais bloqueadas. Segundo o ministro do STF responsável pelo processo, Alexandre de Moraes, postagens recentes contém graves ofensas a corte e a seus integrantes. Entre os investigados, estavam generais e membros da Polícia Civil que criticaram algumas decisões dos magistrados, segundo eles, favoráveis a criminosos. O STF também se viu envolto em polêmicas quando Moraes mandou retirar do ar reportagem do site "O Antagonista" e a Revista "Crusoé" que tinha como base uma revelação de Marcelo Odebrecht a Polícia Civil, nos autos da Operação "Lava Jato", de que Toffoli era conhecido como "o amigo do amigo do meu pai". Os responsáveis pela matéria foram intimados a prestar depoimentos. Nem o texto nem o documento indicavam conduta ilícita do magistrado, advogado-geral da União de Lula entre 2007 e 2008. O ato do STF foi classificado como "censura" e a repercussão negativa culminou com a revogação da decisão na quinta-feira.

EX-PRESIDENTE SE SUICIDA NO PERU

   Envolvido em casos de corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht, o ex-presidente Alan García (Foto) tirou a própria vida, na quarta-feira (17), em sua casa, no Peru. No momento em que atentou contra a vida, policiais estavam em frente a residência para cumprir um mandado de prisão temporária, de 10 dias. García ainda foi socorrido com o tiro na cabeça e passou por cirurgia, teve três paradas cardíacas e não resistiu. O ex-presidente era investigado por ter recebido suborno da Odebrecht em troca de contrato para a construção da linha 1 do metrô de Lima durante seu mandato. O pagamento de 100 mil dólares por uma palestra em São Paulo também era investigado (Ele sempre negou irregularidades). García tentou fugir para o Uruguai em 2018, mas teve o pedido de asilo negado. O velório do ex-presidente levou uma multidão a sede do partido Aliança Popular Revolucionária. O governo peruano decretou luto oficial de três dias.

STF LIBERA LULA PARA ENTREVISTAS

   O Supremo Tribunal Federal revogou, na quinta-feira (18), a decisão do ministro Luiz Fux que suspendia a autorização para que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva pudesse conceder entrevistas na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso há 1 ano. Tudo começou quando jornalistas haviam solicitado autorização para conversar com Lula meses após a prisão. O ministro Ricardo Lewandowski atendeu os pedidos e concedeu liminar favorável às entrevistas, mas Fux decidiu suspender a decisão em setembro de 2018. Na época, o magistrado ainda afirmou que mesmo que a entrevista fosse concedida, seria censurada. A revogação da determinação de Luiz Fux foi efetivada pelo presidente da corte, Dias Toffoli.

SEGUNDO MORTO EM FUZILAMENTO É ENTERRADO NO RJ

   O corpo do catador Luciano Macedo (Foto) foi enterrado, na sexta-feira (19), no Cemitério São Francisco Xavier, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 7 de abril, em estado grave, após ser atingido por disparos efetuados por militares do Comando Militar do Leste (CML), em Guadalupe, na zona norte do Rio. Macedo ainda foi submetido a cirurgia, mas acabou morrendo, aos 28 anos, na quinta-feira. Na ação, o carro de uma família que seguia para um chá de bebê foi confundido com o de criminosos e alvejado por 82 tiros de fuzil. O músico Evaldo Rosa também morreu, enquanto o sogro ficou ferido. Outras três pessoas estavam no carro no momento do fuzilamento. O catador foi atingido quando tentava ajudar as vítimas. O advogado da família de Macedo, cuja mulher está no quinto mês de gravidez, afirmou que vai solicitar uma indenização pela morte e pensão para os dependentes do catador.

CORPO DE MC SAPÃO É VELADO NO RJ

   Parentes, amigos e fãs se despediram de Jefferson Fernandes Luiz, o MC Sapão (Foto), no sábado (20), no Rio de Janeiro. O funkeiro morreu na sexta-feira, aos 40 anos, vítima de choque séptico, pneumonia e insuficiência cardíaca. Ele foi internado no dia 10 de abril, no Hospital Municipal Rocha Faria, com um quadro de pneumonia. A situação complicou e Sapão foi transferido para o CTI coronariano do Hospital dos Servidores do Estado, onde recebeu atendimento específico. O cantor chegou a ter uma melhora, mas o estado de saúde permaneceu grave. Segundo pessoas próximas, MC Sapão contraiu pneumonia durante a atual turnê, "Deixa ela dançar". Ele deixa a mulher e quatro filhos: Pedro, de 15 anos, Kevin, de 12, Odara, de 10, e Brisa, de 7. Nascido no Complexo do Alemão, Jefferson chegou a ficar preso por 8 meses em 1999, acusado de associação ao tráfico de drogas, até ser solto por falta de provas. Na carreira musical, lançou hits como "Rei do Baile" e "Vou Desafiar Você".

Fontes: Uol, Bol, Jovem Pan, Revista Fórum.
Fotos: Pódio GP China 2019 (Reprodução / Globoplay); Catedral Notre-Dame (Francois Guillot / AFP); Alan García (AFP); Luciano Macedo (Reprodução); MC Sapão (Divulgação).

Comentários