COLEÇÕES - IVETE SANGALO

   Quando você pensa em Carnaval, qual é a primeira artista que lhe vem a cabeça??? Muitos, imagino. Entre eles, com certeza, está o nome de Ivete Sangalo. Sem dúvidas, um dos maiores expoentes da folia brasileira. Iniciou a carreira na Banda Eva, em meados da década de 1990, e estourou para o cenário musical ao longo dos anos. O sucesso a tornou maior que o próprio grupo e, em 1999, Sangalo deixou a Eva e partiu para a carreira solo. Nesta postagem, destacaremos a discografia da musa baiana a partir do voo solo.

   Os primeiros três álbuns dessa fase foram primordiais para a consolidação da cantora: Ivete Sangalo (1999), Beat Beleza (2000), e Festa (2001). Saíram deles os maiores sucessos dessa fase: Canibal, Pererê e Festa, que se tornou mania nacional na boca do povo. A coletânea romântica "Se eu não te amasse tanto assim" (2002), fez um apanhado de baladas gravadas pela baiana. Os dois discos seguintes foi Ao Vivo. O primeiro junto com a MTV (2003) e o segundo gravado no Maracanã (2007). Sucessos de público e crítica.

   No meio do caminho, Ivete gravou um projeto infantil junto com o então líder da banda que a projetou, Saulo Fernandes, intitulado "Veveta e Saulinho - A Casa Amarela" (2008). Na sequência, mas dois hits chicletes (Fenômeno comum nos trabalhos da cantora): Abalou, em "As Super Novas" (2008), e Sorte Grande, no disco "Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso" (2009). Ainda houve tempo para um registro intimista: "Pode Entrar" (2009), em parceria com o Canal Multishow. A Tv também esteve presente no álbum "Ao Vivo no Madison Square Garden" (2010).

   Como garimpador dos trabalhos de Ivete, posso afirmar para quem tem interesse de organizar uma coleção que provavelmente terá mais facilidade de encontrar, em sebos e até lojas de discos, os álbuns lançados e destacados até aqui (Todos., inclusive, a preços em torno de R$ 10 ou R$ 20). Por incrível que pareça, os trabalhos mais recentes são mais difíceis de achar. Muito disso ocorre em função do desaparecimento de algumas livrarias e da interrupção de alguns magazines em comercializar discos na última década.

   "Real Fantasia" (2012) veio seguido de dois projetos sensacionais: "Ivete, Caetano e Gil" (2012), fruto de um especial para a TV Globo, e "Viva Tim Maia" (2015), baseado em uma série de shows, patrocinada pela empresa de cosméticos Nivea, em dupla com o cantor Criolo. No meio disso tudo, a cantora celebrou seus 20 anos de carreira em mais um registro "Multishow Ao Vivo" (2014). No ano seguinte, a Universal lançou uma coletânea carnavalesca "Sai do Chão", gravado ao vivo com os clássicos de toda a carreira, incluindo músicas da Banda Eva e da carreira solo.

   O mais recente trabalho da cantora lançado em disco foi "Acústico em Trancoso" (2016). Comercializado em dois volumes separados, o álbum traz 25 canções, entre inéditas e sucessos". Os fãs ainda podem conferir os dois volumes da série "Duetos", com compilações de parcerias com grandes nomes ao longo da carreira de Ivete. No primeiro (2010), destaque para "Se eu não te amasse tanto assim", com Roberto Carlos. Já no segundo (2017), destacamos "Sangrando", com Gonzaguinha.

   Ainda que pouco encontrados, pelo menos nas ruas de Recife, o álbuns de Ivete tem valores acessíveis. Não chega a ser uma tarefa impossível reunir os discos da baiana e curtir uma boa música. Mais uma coleção que vale a pena destacar e nossa dica para sua festa de Carnaval.

Boa folia!!!

Fotos: George Luiz / G News Blog 

Comentários