OPINIÃO: CUIDADO, SEUS DADOS ESTÃO RODANDO POR AÍ

   Como se já não bastasse ir a uma agência bancária ou qualquer outro lugar público e ficar como um louco olhando para todos os lados, em busca de alguém com cara de facínora caçando a vítima perfeita, o cidadão brasileiro tem mais uma dor de cabeça para se preocupar: Tem dados pessoais sendo divulgados por aí, pra quem quiser ver.
 
   Existe um site chamado “Nomes Brasil” (http://www.nomesbrasil.com/) que cataloga os diversos nomes existentes no país. Até aí, tudo bem, pode ser algo curioso você investigar nomes diferentes ou quantas pessoas existem com uma determinada “alcunha”, entre outros detalhes. Acontece que, além do nome, o site anda divulgando um dado essencial: o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
 
   O site é tão detalhista que chega a constar, no ato da consulta, se o documento está cancelado ou em situação regular. A preocupação é grande pelo fato de que qualquer criminoso pode ter acesso a estes dados e utilizá-los em fraudes, como compras, emissão de outros documentos falsos e ações em que não haja uma pesquisa rígida da autenticidade das informações.
 
   Decidi buscar meu nome no referido site e constatei, de fato, que duas pessoas são registradas como George Luiz Santos, meu nome. Dois CPFs aparecem na pesquisa. O meu está confirmado como regular, já o segundo, aparece como documento cancelado. Apesar de me sentir exposto, como a maioria dos brasileiros também acredita, principalmente pelo “boom” que o assunto tomou nas redes sociais, a Polícia Federal não vê a existência de crime.
 
   O órgão afirmou ao jornal “O Globo” que não há investigação contra o site e que a divulgação tampouco configura crime, a não ser que aconteça um vazamento de banco de dados oficiais. A PF também alertou que o número do CPF por si só não garante a efetivação de transações comerciais, já que são exigidos documentos comprobatórios para qualquer ação desta natureza. Contudo, a “Federal” recomendou que caso o cidadão tenha seu nome envolvido em alguma fraude, deve registrar um Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil, para que o processo investigatório tenha início.
 
   A nós, resta-nos confiar nas palavras das autoridades e manter a tranquilidade com relação a um possível uso destas informações em situações ilícitas, contudo, fique atento a qualquer contato estranho referente a estes dados. No atual momento do país é preciso estar de olhos “Beeeem Abertos”.
 
Com informações do jornal “O Globo”
Foto: Reprodução / site Nomes Brasil

Comentários