TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (7 a 13 de Julho)

ANDERSON SILVA É NOCAUTEADO NO UFC

    O lutador perdeu o cinturão da categoria dos pesos médios, no domingo (7), na edição 162 do UFC, ocorrida em Las Vegas, nos Estados Unidos. Chris Weidman (Foto - direita) nocauteou o brasileiro no segundo round do confronto, depois de várias provocações feitas por Silva. Com a derrota, “Spider” interrompe uma série de 16 vitórias consecutivas, em sete anos, no maior evento de MMA do mundo. Além da luta, Anderson Silva (Foto - esquerda) também perdeu a 1ª posição no ranking geral do UFC, sendo ultrapassado por Jon Jones e Georges St-Pierre.

GOVERNO LANÇA PROGRAMA “MAIS MÉDICOS”

    A presidente Dilma Rousseff anunciou, na segunda-feira (8), o lançamento do Programa “Mais Médicos”. Pelo projeto, os estudantes de medicina que iniciarem o curso a partir de 2015, terão de cumprir dois anos de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a medida, que visa ampliar a oferta de médicos no país, o curso de medicina passará a ter 8 anos de duração. Ainda segundo a proposta, os municípios que receberem os profissionais terão de arcar com moradia e alimentação.

CÂMARA DESCARTA PLEBISCITO PARA 2014

    Através do seu presidente, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) (Foto), a Câmara dos Deputados anunciou que não será possível utilizar o resultado do plebiscito, sobre reforma dos sistemas político e eleitoral, nas eleições de 2014. A decisão saiu depois de uma reunião da mesa diretora da Câmara, na terça-feira (9). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu 70 dias para organização da consulta popular. Uma comissão foi instalada para definir a data do plebiscito e os assuntos que serão abordados na consulta.

DILMA É VAIADA POR PREFEITOS

    Durante o anúncio de repasse de R$ 3 bilhões para que os municípios invistam em serviços públicos, a presidente Dilma Rousseff (Foto) foi vaiada, na quarta-feira (10), por alguns presentes a ação. A expectativa era de que o Governo Federal ampliasse os repasses pelo Fundo de Participação do Município (FPM) em 1%, o que não foi anunciado. O repasse emergencial será feito em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em abril de 2014. Dilma deixou o palanque sob protestos dos prefeitos.

CENTRAIS SINDICAIS VÃO ÀS RUAS

    Uma série de protestos marcou a quinta-feira (11) em 17 estados do país. O “Dia Nacional de Lutas” foi organizado por centrais sindicais. Manifestantes pararam rodovias em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. A Justiça Federal de São Paulo soltou liminar proibindo o bloqueio do tráfego nas rodovias federais do estado. Caso descumprissem a ordem, as centrais pagariam multa de R$ 100 mil por hora.

SNOWDEN CONTINUA NA RÚSSIA

    Em reunião com ativistas de direitos humanos, na sexta-feira (12), o ex-consultor de inteligência dos Estados Unidos, Edward Snowden (Foto), decidiu permanecer na Rússia. O jovem chegou a pedir asilo ao governo russo, recebendo resposta positiva do presidente Vladimir Putin, contudo, o pedido do líder é que ele pare de prejudicar o país norte-americano. Snowden está no Aeroporto Sheremetyevo desde o dia 23 de junho, quando denunciou o esquema de grampeamento de números de telefones, e-mails e contas de cartão de crédito, mantido pela Agência Nacional de Segurança Americana (NSA). Países da América Latina teriam sido alvos da espionagem e estudam conceder o asilo político ao americano.

COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E ÔNIBUS MATA 18 NA RÚSSIA

    A colisão entre um ônibus que transportava crianças e um caminhão, no sábado (13), deixou o saldo do 18 pessoas mortas e outras 25 feridas na Rússia. O Ministério das Situações de Emergência do país não informou se havia crianças entre os mortos. O acidente aconteceu perto da aldeia de Oznobichino, sul de Moscou. Com o impacto, o ônibus, com cerca de 50 passageiros, se partiu. As primeiras informações dão conta de que o motorista do caminhão teria desrespeitado a prioridade do coletivo na via.

Fontes: Estado de São Paulo, Uol, R7, Yahoo, Bol, Uol e G1.
Fotos: Anderson Silva e Chris Weidman (Reprodução); Henrique Eduardo Alves (Extraída do site “Isto É Independente); Dilma Rousseff (Abr); Edward Snowden (Extraída do site “RT”).

Comentários