TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (9 a 15 de Junho)

MORTE NA FÓRMULA 1
 
   Um acidente fatal (Foto) marcou o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, no domingo (9). Após a prova, enquanto retirava um carro, um fiscal de pista deixou cair o rádio comunicador, ao se abaixar para pegá-lo, o homem, de 38 anos, foi atropelado pelo guindaste que fazia o trabalho de remoção. O fiscal foi socorrido para o Hospital Sacré Coeur, a 20 Km do circuito, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois. Esta é a terceira morte de fiscal registrada na história da F1, as primeiras ocorreram em 2000 e 2001.
PROTESTOS POR PASSAGEM PARAM O RJ
 
   A manifestação contra o aumento das passagens de ônibus da cidade, ocorrido no dia 1º de junho, levou cerca de 300 pessoas às ruas do centro do Rio, na segunda-feira (10). O protesto foi pacífico até o momento em que os manifestantes cercaram alguns ônibus. A Polícia interveio e o tumulto começou. Comerciantes da área fecharam as portas, muros foram pichados e até a janela da Igreja de Nossa Senhora foi quebrada. 30 jovens foram detidos e liberados horas depois. A passagem mais barata passa a custar R$ 2,95.
 
MANIFESTAÇÃO E CONFUSÃO EM SP
   O MPL - Movimento Passe Livre - promoveu mais um protesto contra o aumento nas passagens de ônibus de São Paulo, na terça-feira (11). Além de atrapalhar o trânsito nos principais corredores do centro da cidade, a manifestação resultou em 85 ônibus depredados, agências bancárias destruídas e transtornos a população paulista. Segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas participaram do protesto. O Governador Geraldo Alckmin classificou os manifestantes como “baderneiros”.
 
SALÁRIOS DE SERVIDORES ÀS CLARAS
  A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na quarta-feira (12), a proposta de emenda constitucional, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR) (Foto), que obriga a publicação mensal dos salários de todos os servidores públicos que são membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A PEC 3/2012 também engloba funcionários de autarquias, sociedades de economia mista, empresas e fundações públicas. A emenda ainda deve ser votada no plenário do senado e, em seguida, na Câmara dos Deputados. Atualmente, só são publicados os vencimentos do Executivo Federal.
 
CARLOS MENEM É CONDENADO NA ARGENTINA
 
   Sete anos de prisão foi à sentença anunciada pela justiça argentina, na quinta-feira (13), para o ex-presidente do país, Carlos Menem (Foto). Ele foi condenado por venda ilegal de armas e munições para Equador e Croácia, durante o tempo em que esteve no poder. No total, foram 18 anos de investigação que apontou Menem como co-autor nos crimes. Atualmente senador, Carlos Menem, de 82 anos, governou a Argentina por dois mandatos, entre 1989 e 1999. O ex-líder ainda pode recorrer da sentença junto à Suprema Corte argentina.
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS MOVIMENTAM IRÃ
 
   Os iranianos foram às urnas, na sexta-feira (14), para escolher o sucessor de Mahmoud Ahmadinejad na presidência do país. Foram quinze horas de votação que contaram com a presença maciça da população. Seis candidatos entraram na disputa, embora, pelas pesquisas prévias, nenhum conseguiu atingir 50% das intenções de voto. O reformista moderado Hassan Rohani (Foto), de 64 anos, foi anunciado como o novo presidente do Irã, no sábado, com 18,6 milhões de votos, o que representa 50,68% dos votos válidos. 
BRASÍLIA ABRE A COPA DAS CONFEDERAÇÕES
 
   Um esquema especial marcou a primeira partida da Copa das Confederações, no sábado (15), em Brasília. Além de fechar vias até 3 km de distância do Estádio Mané Garrincha, o Governo do Distrito Federal montou uma grande festa com nomes da música nacional. A segurança do local foi reforçada com cerca de 10 mil homens. Foram abertas mais de 20 mil vagas de estacionamento para os torcedores que acompanharam o jogo entre Brasil e Japão. Estima-se que só na festa, tenham sido gastos mais de R$ 5 milhões.
Fonte: Globo Esporte, G1, Uol, BBC Brasil e R7.
Foto: Acidente na Fórmula 1 (Reuters); Roberto Requião (Extraída do site oficial do senador); Carlos Menem (Extraída do site “Noticias Sin”); Hassan Rohani (Atta Kenare / AFP Photo).

Comentários