COPA DAS CONFEDERAÇÕES - FINAIS

  Contrariando todas as expectativas iniciais, o Brasil sagrou-se  tetra campeão da Copa das Confederações 2013. A final entre a Seleção Brasileira e a Espanha teve início às 19h, lotando o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Apesar das manifestações, a chegada de torcedores e das equipes não foi alterada ou dificultada. A partida final teve início após um pequeno show de encerramento, que contou com a presença dos cantores Jorge Ben Jor, Arlindo Cruz, Ivete Sangalo, Victor e Léo. A presidente Dilma Rousseff quebrou o protocolo e não esteve presente para acompanhar o final da competição. A Fifa questionou a decisão da ausência.
 
   O jogo começou quente, esquentando ainda mais aos dois minutos, quando em uma confusão na pequena área espanhola, Fred chutou deitado e abriu o placar. Os ânimos se exaltaram e houve um princípio de briga entre Marcelo e Fernando Torres. Num dos momentos de susto para os brasileiros, David Luiz tirou a bola que estava praticamente dentro do gol. Aos 44, Neymar ampliou o placar, deixando o Brasil com dois gols de vantagem no final da primeira etapa.
 
   O segundo tempo confirmou o bom momento da seleção quando Fred marcou o terceiro gol da partida, em chute de fora da área. Aos 8 minutos, o juiz marcou penalti após lance entre Marcelo e Navas. Sérgio Ramos cobrou, mas bateu pra fora. O público passou a pressionar os espanhóis com o famoso "Olé". A Espanha ficou com um a menos em campo, após expulsão de Piqué, que marcou falta pesada em Neymar. Nos minutos finais, os espanhóis diminuíram o ritmo, enquanto os brasileiros passaram a tocar bola até o fim. Confira o placar final da partida:
 
 
  Em oito edições da Copa das Confederações, o Brasil venceu em três ocasiões: 1997, 2005 e 2009. No momento da premiação, foram entregues os prêmios de artilheiro (Bronze - Neymar/ Prata - Fred / Ouro - Fernando Torres); Destaque - Goleiro / Júlio César; Melhores jogadores (Bola de Bronze - Paulinho / Bola de Prata - Iniesta / Bola de Ouro - Neymar). Os prêmios foram entregues pela comissão organizadora. O Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, representou o Governo Federal na ação.
 
URUGUAI X ITÁLIA
 
O terceiro lugar da Copa das Confederações foi disputado na Arena Fonte Nova, neste domingo (30), entre Uruguai e Itália. Pouco mais de 43 mil pessoas estiveram o estádio e acompanharam uma partida acirrada desde o primeiro minuto. As equipes alternaram momentos de ataque e defesa. O placar só foi aberto aos 21 minutos, após Astori aproveitar o rebote de uma falta cobrada por Diamanti.
 
   No segundo tempo, uruguaios e italianos continuaram disputando cada lance. Cavani deixou tudo igual aos 12 minutos. Diamanti desempatou para o Uruguai, aos 27 minutos. Cinco minutos depois, Cavani novamente marcou, numa cobrança de falta, e deixou a competição empatada. Confira o resultado final com o término do tempo regulamentar:


   A situação ficou mais pesada nos dois tempos da prorrogação. A disputa foi tão grande que culminou com a expulsão de Montolivo. Sem gol na etapa extra, as duas equipes foram para a penalidade máxima. O primeiro a bater foi o uruguaio Forlán, Buffon defendeu. Os uruguaios ainda perderam chance nos chutes de Cáceres e Gargano. Do lado da Itália, apenas De Sciglio teve o chute defendido. Confira o placar final após a cobrança dos penaltis:
 
 
   Os italianos venceram a disputa e ficaram no terceiro lugar da Copa. No momento da premiação, o Secretário da Fifa, Jerome Valcke, foi ao centro do campo. O Governador da Bahia, Jacques Wagner, também foi chamado, mas já havia deixado a Arena Fonte Nova antes do fim do jogo. Ao ouvirem os nomes anunciados, o público presente vaiou.
 
Arte: George Luiz / G News Blog

Comentários