TOP SEVEN – APONTAMENTO DE NOTÍCIAS (21 a 27 de Abril)

VINTE SEIS SÃO CONDENADOS POR MASSACRE NO CARANDIRU


   Depois de seis dias de julgamento, a sentença de 23 Policiais Militares foi lida, na madrugada do domingo (21). Apenas três agentes foram absolvidos. Cada condenado recebeu a pena de 156 anos de prisão, podendo recorrer da pena em liberdade. O júri aconteceu no Fórum da Barra Funda e foi conduzido pelo juiz José Augusto Nardy Marzagão. Das 15 vítimas, a promotoria pediu que fossem consideradas apenas 13, já que 2 detentos foram mortos com armas brancas, possivelmente por outros detentos.


BRASIL RECONHECE NOVO PRESIDENTE DO PARAGUAI

   O país foi o último membro do Mercosul a reconhecer a vitória do novo presidente do Paraguai, Horácio Cartes (Foto), na tarde da segunda-feira (22). Em ligação ao novo mandatário, a presidente Dilma Rousseff felicitou o colorado e reafirmou o desejo de recompor as relações bilaterais entre os dois países. Horácio Cartes foi eleito com 45,91% dos votos, derrotando seu principal opositor, o governista Efraín Alegre, que teve 36,84%. A expectativa agora é que o Paraguai volte a fazer parte do Mercosul, do qual está afastado desde junho de 2012.

CASAMENTO GAY LIBERADO NA FRANÇA

   O parlamento francês aprovou, na terça-feira (23), com 331 votos, o projeto de lei que regulariza o casamento homossexual. 225 deputados foram contra a decisão que também permite que casais gays possam adotar filhos. A França é o nono país da Europa a reconhecer o direito dos homossexuais, o primeiro foi à Holanda, em 2001. A oposição dos socialistas, liderados pelo presidente François Hollande, já declarou que vai recorrer ao Conselho Constitucional para contestar a proposta. Protestos marcaram o dia na França.


TRAGÉDIA NA INDÚSTRIA TÊXTIL DE BANGLADESH

   O edifício Rana Plaza (Foto) desabou na quarta-feira (24), deixando 352 pessoas mortas e mais de mil feridas, em Savar, próximo a Dacca, capital de Bangladesh. Dos oito andares do prédio, apenas o primeiro ficou intacto. O local abriga empresas têxteis, lojas, bancos e mercados, empregando cerca de 5 mil pessoas. Equipes seguem procurando sobreviventes, embora o número de mortos ainda possa aumentar, já que cerca de 900 pessoas continuam desaparecidas. Diante da tragédia, o governo declarou um dia nacional de luto no país.


CÂMARA DOS DEPUTADOS VERSUS STF


   O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, suspendeu, na quinta-feira (25) a tramitação da PEC 33/11, aprovada um dia antes por membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Pelo projeto de lei, de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) (Foto), as decisões do STF deveriam passar pelo crivo do Legislativo e, uma vez não aceitas, seriam levadas a votação popular. O presidente da Câmara disse ter sido um ato inusitado. O vice-presidente da República, Michel Temer, também criticou a proposta.


CORPO DE DENTISTA É ENTERRADO EM SP

   Cinthya Magaly Moutinho de Souza (Foto) foi enterrada na tarde da sexta-feira (26), na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. A dentista foi morta após um assalto em seu consultório. Os bandidos roubaram cartão de crédito e senhas. Após fazerem o saque de R$ 30, única quantia encontrada, os três atearam fogo na dentista, de 47 anos, que não resistiu aos ferimentos. No mesmo dia, a Polícia Civil identificou dois suspeitos, Jonathan Cassiano Araújo, de 21 anos, e outro que teve apenas o primeiro nome revelado, Roberto. Três suspeitos foram presos em uma favela de São Paulo.

MARACANÃ REABRE APÓS REFORMA

   O evento-teste de reabertura do Estádio do Maracanã aconteceu no sábado (27). Depois de 1.125 dias de reforma, um jogo denominado “Amigos do Ronaldo e Amigos do Bebeto” inaugurou a nova estrutura, reformada para a Copa do Mundo de 2014. Apesar de o campo estar praticamente concluído, as reformas estruturais no entorno do estádio só devem ser entregues próximo ao início do mundial. Ainda deverão ser investidos nas obras cerca de R$ 560 milhões.

Fonte: G1, Rádio CBN, Estadão, Yahoo, Uol.
Fotos: Horácio Cartes (Reuters); Prédio de Bangladesh (Reuters); Nazareno Fonteles (Arquivo / PT); Cinthya Magaly (Reprodução / Arquivo Pessoal).

Comentários