MOCIDADE EM SP E TIJUCA NO RJ VENCEM EM 2012

MOCIDADE ALEGRE VENCE EM SP

Na conturbada apuração dos desfiles das escolas de Samba de São Paulo, encerrada com seis horas de atraso, no sambódromo do Anhembi, a liga deu o título a Mocidade Alegre, considerada a “Morada do Samba”. A agremiação levou para a Avenida, no segundo dia de desfiles, o enredo "Ojuobá - No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, Um Obá Muito Amado!", contando a história do escritor Jorge Amado.



Mestre Sala e Porta Bandeira deram show (Foto: Schneider/UOL)

No dia 9 de janeiro desse ano, a Mocidade sofreu um incêndio e teve de trabalhar muito para recuperar as cinco alegorias do desfile desse ano. Ao todo, 3.500 componentes passaram pela passarela, homenageando Jorge Amado (no ano que marca seu centenário).

Incêndio as vésperas da festa (Foto: Agência Estado)

A apuração, marcada para 15h30 (horário de Brasília), teve um atraso de cerca de 30 minutos, devido a uma reunião, entre os presidentes das escolas de samba, em que se falou sobre a troca de dois jurados em cima da hora, na quinta-feira (16). Alguns disseram não ter ficado sabendo, mas esperaram ver o resultado final.

Jorge Amado é retratado na alegoria (Foto: Schneider/UOL)

Durante o último quesito da apuração, Comissão de Frente, um homem pulou em direção a mesa de divulgação, rasgou e levou algumas notas, além disso, uma das taças, expostas na frente da mesa, foi chutada e derrubada. A polícia tentou conter e o clima ficou pesado. Dirigentes estavam inconformados com a queda de notas na reta final. Torcedores foram presos, a maioria da “Gaviões da Fiel” e a situação ficou fora de controle. Um princípio de incêndio assustou a organização, dois carros ficaram danificados, após a saída da torcida da Escola do “Corinthians”. A Polícia Civil investiga a participação de dirigentes das agremiações.

O último título, dos sete no Grupo especial, da Mocidade Alegre foi ganho em 2009. Na próxima sexta-feira (24) as seis primeiras colocadas voltarão ao Anhembi. Em 2012, Pérola Negra e Camisa Verde e Branco desfilam pelo Grupo de Acesso.

NO RIO, A FESTA É DA UNIDOS DA TIJUCA

A apuração dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro começou às 16h10 (horário de Brasília), para tanto, a Liesa tomou todos os cuidados para que não ocorresse o mesmo problema de São Paulo. Ao todo, 10 quesitos foram julgados, para cada um, quatro jurados, sendo a nota mais baixa descartada.

Escola levou seu sexto título, depois de dois anos sendo vice

A Beija-Flor foi penalizada, por um problema na Comissão de frente, em um décimo. Nos dois dias de desfiles, 12 escolas passaram pela Marquês de Sapucaí, recentemente reformada. Até o fim do quarto quesito, Vila Isabel e Unidos da Tijuca (Homenageando Luiz Gonzaga), dividiam o primeiro lugar, acompanhadas da Beija- Flor, em segundo. No quesito seguinte, a Tijuca assumiu isoladamente a liderança.

Alegorias enalteceram nordeste (Foto: AFP/Carnaval)

Ao final da apuração, a comunidade do Morro do Borel, onde fica a sede da agremiação, comemorou mais um título. Com o enredo "O dia em que a realeza desembarcou na avenida para coroar o rei Luiz do Sertão", em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, a Escola levou seu 6° campeonato, sendo o segundo no Grupo Especial. A última vitória veio em 2010, com o enredo “É Segredo”. O desfile das Campeãs acontece neste sábado (25), com as cinco melhores colocadas, e será transmitido pelo SBT.

Ator viveu Gonzagão (Foto:extraída site Diário de Pernambuco)

Confira o resultado final da Apuração:
1 - UNIDOS DA TIJUCA 299,9
2 – SALGUEIRO 299,7
3 – VILA ISABEL 299,5
4 – BEIJA – FLOR 298,9
5 – GRANDE RIO 298,3
6 – PORTELA 297,2
7 – MANGUEIRA 297,0
8 – UNIÃO DA ILHA 296,2
9 – MOCIDADE 295,8
10 – IMPERATRIZ 295,0
11 – SÃO CLEMENTE 294,7
12 – PORTO DA PEDRA 291,7
13 – RENASCER 290,2

Comentários