


COMO FUNCIONA UMA AFILIADA?
Certamente, você já ouviu falar na palavra “afiliada” de tv. Muitos não conhecem esse relacionamento. No início, poucas empresas de comunicação tinham várias células próprias no território brasileiro. O Grupo “Diários Associados” lançou a Tupi em setembro de 1950, um ano depois, começava a operar a Tupi do Rio. Outras cinco estações foram compradas por Assis Chateubriand, inclusive aqui, em Pernambuco, a Tv Rádio Clube. Eram sete TVs ao todo, porém, cada uma produzia sua própria programação. Quem instaurou o contexto de “rede” foi a Tv Excelsior, que funcionou na década de 60.
A partir de uma rede, um programa produzido em São Paulo, seria exibido no Rio e em outras “praças” (jargão que se refere às cidades), porém, não no mesmo horário, por que as fitas tinham que ser remetidas, via aérea, de uma cidade para outra. Com a chegada do satélite, a transmissão em tempo real foi facilitada, o número de emissoras espalhadas pelo país também já era grande, mas, havia um problema: Os grupos, detentores de televisões, não tinham como ter uma emissora em cada capital do país (o custo era muito alto para comprar várias ao mesmo tempo), foi aí que entraram as afiliadas.
Como o centro de televisão, leia-se também as grandes emissoras, ficava no sul, cada empresário buscou uma televisão de cada estado (não necessariamente do mesmo grupo), fez um acordo e, via satélite, passou a enviar o material para a tv local que, obviamente, transmitiu para parte, ou mesmo, todo o estado (dependendo da potência da antena). À medida que o dinheiro entra, os investimentos aumentam e os donos de TVs ampliam sua rede, comprando novas estações.

EXEMPLO:
Aqui, no Recife, perceba a seguinte situação: A Tv Jornal é afiliada ao SBT, ou seja, retransmite a programação da cabeça de rede, porém, ela tem direito de ocupar uma parte da grade com programação local, como jornais e programas de auditório produzidos pela própria emissora (O horário nobre da tv pernambucana está entre 11 e 14hs). No caso da Globo Nordeste, canal 13, a emissora pertence a própria Rede Globo, nesse caso, ela se torna, apenas, repetidora da cabeça de Rede, que fica no Rio de Janeiro. A exceção está na produção de jornais (com informações locais) e, vez ou outra, um programa especial (Carnaval e São João), no mais, é retransmissão integral da programação da matriz.
Outro exemplo é o caso da Rede TV! O canal 6 de Recife já pertenceu a Rede Tupi (Tv Rádio Clube), Rede Manchete e, hoje, a Rede Tv! Nas duas primeiras, tinha atuação maior que a atual, produzindo programas e jornais locais. Desde que teve sua concessão entregue ao grupo, dono da Rede Tv!, a emissora tem se limitado, única e exclusivamente, a repetir toda a programação que vem de São Paulo. Sua participação, junto à cabeça de rede, está no envio de matérias jornalísticas locais para serem usadas nos telejornais da emissora matriz.

Confira a lista de afiliadas das emissoras no Recife
TV JORNAL – SBT (Canal 2)
TV TRIBUNA – REDE RECORD (Canal 4) até 9 de janeiro
REDE TV! – REDE TV! (Canal 6)
TV RECIFE – MTV (Canal 7)
TV CLUBE – BAND (Canal 9) até 9 de janeiro
TV UNIVERSITÁRIA – TV BRASIL (Canal 11)
TV GLOBO – REDE GLOBO (Canal 13)
TV PERNAMBUCO – TV CULTURA (Canal 46)
Com Uma Atualização,Em 2021,A TV Clube PE Voltou A Ser A TV Guararapes, Porém Ainda Como Afiliada A RecordTV
ResponderExcluir