FESTIVAL BRUCE LEE APORTA NO RECIFE

   Os fãs dos filmes de artes marciais, e principalmente do astro maior do segmento, Bruce Lee, podem comemorar. Entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, 12 cidades, incluindo o Recife, receberão a mostra comemorativa dos 75 anos de nascimento do ator, produtor e roteirista. O festival também acontecerá simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Salvador, Natal e João Pessoa.
 
   Todos os longas passaram por processo de remasterização e não serão exibidos com as dublagens em inglês, como as versões exibidas nos anos 70. Os fãs poderão assistir as películas com o áudio original, em cantonês (Dialeto chinês) e com cenas adicionais, jamais inseridas nos DVDs. A mostra é composta apenas por trabalhos em que Lee é o protagonista e é promovida pela Sato Company, distribuidora dos filmes de Bruce Lee no Brasil, em parceria com o Espaço de Cinema.
 
   Jun Fan-Lee, nome de batismo de Bruce, nasceu na Califórnia, em 27 de novembro de 1940. Filho de Hoi Chuen Lee, seu pai, e Grace Ho, sua mãe, o garoto acabou seguindo os passos do pai, que foi ator de cinema e chegou a atuar em 11 longas. A carreira começou antes dos seis meses de vida, interpretando um bebê no filme “The Golden Girl”, da diretora norte-americana Esther Eng. Entre 1946 e 1951, já utilizando o nome de Bruce Lee, o garoto começou a praticar artes marciais, sem deixar os estúdios.
 
   Na televisão, interpretou Kato, da série “Besouro Verde” nos anos 60. Apesar de não estourar nos Estados Unidos, a participação no seriado lhe deu um sucesso gigantesco no continente asiático. Aproveitando o sucesso, Bruce começou a investir na Ásia: Deu certo. O primeiro filme, “O Dragão Chinês”, lançado em 1971, se tornou a maior bilheteria de Hong Kong naquele ano e alçou de vez Bruce Lee à condição de ídolo nacional. Outros longas surgiram na sequência e o sucesso chamou a atenção das grandes produtoras de Hollywood. Com um contrato de co-produção com a Warner, ele rodou “Operação Dragão”, seu último filme.
 
   No dia 20 de julho de 1973, a seis dias da estreia do longa em Hong Kong, Bruce Lee tem um mal súbito, foi socorrido, mas acabou morrendo aos 32 anos causando uma comoção mundial. Ele trabalhava em mais um filme, intitulado “O Jogo da Morte”, que acabou sendo finalizado com a ajuda de dublês após a sua morte. O material gravado gerou dois filmes da franquia, lançados respectivamente em 1978 e 1981. Confira a programação da mostra no Recife:
 
26 de Novembro: 19h30 – Documentário “Bruce Lee por suas próprias palavras” e O Dragão Chinês (The Big Boss);
27 de Novembro: 19h30 – Bruce Lee, a Jornada do Guerreiro (Bruce Lee: A Warrior’s Journey);
28 de Novembro: 14h – A Fúria do Dragão (Fist of Fury);
29 de Novembro: 14h – O Voo do Dragão (The Way of the Dragon);
30 de Novembro: 19h30 – Bruce Lee: Em Busca do Dragão (Bruce Lee: In Pursuit of the Dragon);
1 de Dezembro: 19h30 O Jogo da Morte (Game of Death);
2 de Dezembro: 19h30 - O Voo do Dragão (The Way of the Dragon).
 
   Em solo pernambucano, o festival acontece no Cinépolis Guararapes, que fica na Avenida Barreto de Menezes, 800, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Para outras cidades, a programação pode ser conferida no site oficial do Festival: http://bruceleebrasil.com.br/
 
Fotos: Divulgação / Site Bruce Lee Brasil

Comentários