TOP SEVEN (8 a 14 de Fevereiro de 2026)

ANTÓNIO JOSÉ SEGURO É ELEITO PRESIDENTE DE PORTUGAL   

   O segundo turno das eleições presidenciais de Portugal foi realizado no domingo (8), e terminou com a eleição de António José Seguro (Foto), do Partido Socialista. Ele conquistou 66,7% dos votos e derrotou o candidato do partido Chega, de extrema direita, André Ventura, que obteve 33,3%. Pesquisas de intenção de votos apontavam a vitória socialista de 63 anos. Ventura reconheceu a derrota e agradeceu o apoio dos eleitores afirmando que tinham feito "história". Portugal é um país semipresidencialista, em que o Poder Executivo é exercido por duas pessoas: O presidente e o primeiro-ministro. Enquanto o primeiro tem um papel mais cerimonial, o segundo é responsável por cuidar do cotidiano do país. Atualmente, o cargo de presidente é ocupado por Marcelo Rebelo de Sousa, que tem uma postura mais conciliadora. Seu governo foi marcado por sucessivas crises políticas, entre elas, a que culminou com a dissolução do parlamento em março de 2025. Uma nova eleição foi marcada para maio e o país viu um crescimento do Chega.

SP REGISTRA 15ª MORTE CAUSADAS PELAS CHUVAS   

   A operação "Chuvas 2026" registrou a décima quinta morte em decorrência de temporais, na segunda-feira (9), no Estado de São Paulo. De acordo com dados da Defesa Civil, um homem que havia desaparecido no dia anterior, após a embarcação em que estava tombar próximo à Estação de Tratamento de Esgoto de Indaiatuba, foi encontrado sem vida. Ele trabalhava em uma empresa particular e utilizava o meio de transporte para conter vazamentos de resíduo químico e óleo mineral na região onde ocorreu o acidente. O município havia registrado 57 milímetros de chuva no dia em que o homem desapareceu. O primeiro óbito registrado pela operação ocorreu no dia 10 de janeiro, em Campos do Jordão. A vítima era um homem que foi soterrado durante um deslizamento de terra. No mesmo dia, uma mulher foi atingida pela queda de um muro na Zona Leste de São Paulo e também não resistiu. A operação da Defesa Civil seguirá até o dia 31 de março.

ATAQUE A TIROS DEIXA NOVE MORTOS EM ESCOLA DO CANADÁ   

   Nove pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas em um ataque a tiros na Tumbler Ridge Secondary School, em uma cidade com 2 mil habitantes da Colúmbia Britânica. A ação ocorreu por volta das 14h20 da terça-feira (10), pelo horário local. No momento do ataque, cerca de 100 pessoas foram evacuadas da instituição. Dentre os mortos, está a atiradora, que não teve a identidade revelada. Seis pessoas morreram na escola e duas em uma residência que tem ligação com o crime. 25 feridos foram encaminhados para unidades de saúde locais sem risco de morte, enquanto os dois casos mais graves foram levados de helicóptero a um hospital. Após o episódio, as aulas foram suspensas até o fim da semana e agentes fizeram buscas a procura de possíveis feridos ou suspeitos de participação no ataque. As investigações ficarão a cargo da Divisão de Crimes Graves da Polícia da Colúmbia Britânica e devem apontar as causas do atentado.

MANIFESTANTES VÃO ÀS RUAS CONTRA REFORMA TRABALHISTA NA ARGENTINA   

   Protestos tomaram às ruas de Buenos Aires, na quarta-feira (11), contra a reforma trabalhista proposta pelo governo de Javier Milei. Sindicatos e movimentos sociais se reuniram em frente ao Parlamento argentino durante o debate da proposta no Senado. Houve confrontos, inclusive com uso de artefatos, e quatro policiais ficaram feridos. Duas pessoas foram detidas durante às manifestações. A reforma foi aprovada na madrugada da quinta-feira com um placar de 42 votos favoráveis e 30 contrários, seguindo para apreciação na Câmara dos Deputados. De acordo com o governo, o projeto estimulará investimentos e ampliará a criação de empregos formais. Dentre as medidas contidas na reforma, estão a permissão para ampliar a jornada de trabalho de oito para doze horas diárias e a ampliação do período de experiência de três para seis meses. O texto impõe limites ao direito de greve, simplifica cálculos de indenizações, altera o sistema de férias e permite o pagamento dos salários em moeda estrangeira. A expectativa é que os deputados analisem o projeto em março.

HOMEM ATIRA CONTRA FILHOS E SE MATA EM GO   

   O secretário municipal Thales Naves Alves Machado, de 40 anos, atirou contra os dois filhos (Foto) e depois se suicidou, na madrugada da quinta-feira (12), em Itumbiara, no sul de Goiás. Ele era casado com a filha do prefeito do município de 112 mil habitantes, Dione Araújo. No crime, ocorrido dentro da residência da família, Thales primeiro atirou nos dois filhos antes de tirar a própria vida. Miguel, que tinha 12 anos, morreu no local, enquanto Benício, de 8, foi socorrido para o Hospital Estadual São Marcos, onde morreu no dia seguinte. A mãe dos meninos, que era casada havia 15 anos com Thales, não estava no local. O caso foi registrado pela Polícia Civil como homicídio consumado e homicídio tentado, descartando a presença de outras pessoas no crime. A Prefeitura de Itumbiara decretou luto oficial de três dias após a tragédia. O enterro de Miguel foi realizado no fim da tarde da quinta-feira, no Cemitério Avenida da Saudade, sob forte comoção da cidade. Sarah Araújo foi hostilizada e deixou a cerimônia antes do final.

ANDRÉ MENDONÇA SE REÚNE COM A PF PARA TRATAR DO CASO MASTER   

   O ministro do Supremo Tribunal Federal se reuniu, na sexta-feira (13), com os delegados que atuam nas investigações do caso das fraudes financeiras do Banco Master. O encontrou aconteceu um dia após André Mendonça (Foto) assumir a relatoria do inquérito que tramita no STF. Ele foi sorteado como novo relator após a saída de Dias Toffoli, alvo de notícias sobre supostas ligações com pessoas investigadas no caso. De acordo com investigações, a Maridt Participações, da qual o ministro faz parte do quadro societário, fez negócios com a Reag, empresa ligada ao Banco Master. A Maridt pertence a família de Toffoli e era uma das donas do resort de luxo Tayayá, que fica em Ribeirão Claro (PR), até fevereiro de 2025. O empreendimento foi o ponto de partida para a descoberta do elo com a Reag. A reunião realizada entre o grupo de trabalho de Mendonça e a Polícia Federal teve o objetivo de ter um panorama geral dos trabalhos realizados e planejar os próximos passos do inquérito.

CARNAVAL ENCHE AS RUAS DE GENTE EM TODO O BRASIL   

   O primeiro dia oficial de Carnaval no Brasil levou uma multidão às ruas de várias cidades do Brasil no sábado (14). Em São Paulo, a festa começou com o primeiro dia dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial. Sete agremiações desfilaram no Sambódromo do Anhembi. Nas ruas, mais de 100 blocos arrastaram multidões, assim como em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, o destaque ficou por conta do 106º desfile do tradicional "Cordão da Bola Preta", no centro da capital fluminense. Neste ano, a mais antiga agremiação em atividade do estado arrastou cerca de 800 mil foliões. Outro destino carnavalesco foi Salvador, que levou milhares de pessoas aos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande). Além da capital, a Bahia realizou festas em outros 149 municípios. Em Pernambuco, Cerca de 2 milhões de pessoas tomaram às ruas do centro do Recife para acompanhar o "Galo da Madrugada" (Foto). No seu 48º ano de existência, o maior bloco carnavalesco do mundo levou para às ruas o tema "Frevo no Planeta do Galo", em que conscientiza sobre a preservação do Meio Ambiente. Cerca de 30 trios elétricos, com artistas do estado e do Brasil, passaram pelos 6,5 quilômetros de percurso. À noite, a festa continuou no Marco Zero da capital pernambucana.

Fontes: Uol, Agência Brasil, G1, Terra e Ig.

Fotos: José Seguro (Reprodução); Thales e Miguel Alves (Reprodução / Redes Sociais); André Mendonça (Supremo Tribunal Federal); Galo da Madrugada (Matheus Ribeiro / Folha de Pernambuco).

Comentários