"AGENTE SECRETO" VENCE PRÊMIO "TERMÔMETRO" DO OSCAR

O filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho venceu o Critics Choice Awards, no domingo (4), na cerimônia realizada na Califórnia, nos Estados Unidos. O prêmio de Melhor Filme Estrangeiro foi anunciado ao diretor ainda no tapete vermelho, quando Mendonça concedia uma entrevista. Isto ocorreu porque algumas categorias têm os vencedores anunciados antes do evento oficial e apenas são citados durante a cerimônia para não extrapolar o tempo de transmissão. Wagner Moura também concorreu em duas categorias: Ator, por "Agente Secreto", e Ator Coadjuvante em Série, por sua atuação em "Ladrões de Drogas". Tanto Moura quanto Kleber Mendonça apresentaram prêmios na cerimônia e aproveitaram o tempo no palco para agradecer a estatueta (Foto). O diretor brasileiro Rodolpho Andrade também foi premiado no "Critics Choice Awards", na categoria Melhor Fotografia, pelo seu trabalho no filme "Sonhos de Trem", produzido pela Netflix. O principal prêmio da noite, de Melhor Filme, foi para "Uma Batalha Atrás da Outra", de Paul Thomas Anderson.
NICOLÁS MADURO PASSA POR AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA NOS EUA
O presidente deposto da Venezuela e a esposa, Cilia Flores, passaram por audiência de custódia, na segunda-feira (5), em um tribunal de Nova York. Ambos estavam em um centro de detenção no Brooklyn e foram levados à audiência algemados. O trajeto foi feito de helicóptero e por terra, com escolta armada de agentes da Agência Antidrogas dos Estados Unidos. Manifestantes pró e contra Nicolás Maduro se posicionaram em frente ao tribunal e foram separados pela polícia para evitar confrontos. A audiência teve início às 12h, pelo horário local, e foi conduzida pelo juiz Alvin Hellerstein. Ao longo de 50 minutos, Maduro e Cilia ouviram, com apoio de fones de ouvido e tradução em espanhol, as quatro acusações: Conspiração para praticar narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína pros EUA, uso de armas de guerra em crimes de tráfico e conspiração armada ligada ao narcotráfico. Ambos se declararam inocentes com o apoio do advogado Barry Pollack, famoso por atuar no caso de Julian Assange, acusado de espionagem nos Estados Unidos. Ao fim da audiência, o juiz determinou a permanência de Maduro e Flores na prisão sem direito à fiança. A próxima audiência, com argumentos da acusação e defesa, foi marcada para o dia 17 de março.
MDCI: BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA TEM SUPERÁVIT EM 2025
Dados divulgados na terça-feira (6), pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mostraram que a balança comercial brasileira registrou superávit de 68,3 bilhões de dólares em 2025. As exportações somaram 348,7 bilhões de dólares, enquanto as importações registraram alta de 7,1%, pela média diária, totalizando 280,4 bilhões de dólares. Ainda de acordo com o MDCI, as compras no exterior bateram recordes e o país ampliou as exportações para outros países, como China, Europa e dentro do Mercosul (Todos tiveram alta acima dos 6%). Apesar do superávit, o saldo com exterior teve uma queda de 7,9%, na comparação com 2024, influenciado pelo "Tarifaço" dos Estados Unidos. As exportações para o país caíram de 40,37 bilhões de dólares, em 2024, para 37,72 bilhões de dólares em 2025. A expectativa do governo brasileiro é recuperar os resultados e fechar 2026 com um superávit variando entre 70 bilhões e 90 bilhões de dólares.
MULHER É MORTA POR AGENTE DE IMIGRAÇÃO NOS EUA

Renee Nicole Good (Foto), de 37 anos, foi morta durante uma operação na cidade de Minneapolis na quarta-feira (7). De acordo com o chefe da polícia local, a motorista estava bloqueando uma via da Avenida Portland. Ao ser abordada por um agente da Immigration and Customs Enforcement's (ICE), ela tentou fugir. Já o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos afirmou que Renee tentou atropelar um dos policiais. Ele disparou na tentativa de se defender do que classificou como "um ato de terrorismo doméstico". Por outro lado, o Conselho Municipal de Minneapolis comunicou que a mulher era uma observadora de imigrantes e que estava "cuidando de seus vizinhos". O governador de Minnesota, Tim Walz, também contestou a versão do governo de Donald Trump, responsável pelo envio de 2 mil agentes federais dentro da sua política de repressão aos imigrantes. Walz prometeu que o Estado irá investigar o caso de forma completa, justa e rápida. A morte da poetisa causou protestos em Minneapolis e em outras partes do país.
LULA VETA PL QUE DIMINUI PENAS DE CONDENADOS NA TENTATIVA DE GOLPE

Em cerimônia ocorrida no Palácio do Planalto, na quinta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o Projeto de Lei da Dosimetria. O texto aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro do ano passado reduz a pena de condenados por crimes relacionados a tentativa de golpe de Estado e aos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Lula já havia anunciado que vetaria o PL logo após a aprovação e assinou a decisão em um evento realizado para lembrar os três anos da manifestação que destruiu parte das sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário (Foto). Na época, os manifestantes questionavam o resultado das eleições presidenciais de 2022. Ao longo de três anos, mais de 800 envolvidos nos atos foram condenados. Outros 29, pertencentes aos núcleos considerados "cruciais" para a tentativa de golpe também foram sentenciados pelo Supremo Tribunal Federal. Entre os beneficiados do projeto de lei está Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por cinco crimes. Ele já cumpre a pena em Brasília.
PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA APROVAM ACORDO COM MERCOSUL
A União Europeia aprovou, na sexta-feira (9), o acordo comercial com o Mercosul que era costurado há mais de 25 anos. A decisão saiu após uma reunião de embaixadores em Bruxelas. Apenas França, Polônia e Irlanda se colocaram contra, a minoria do bloco que conta com 27 Estados-membros. A expectativa é que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viaje ao Paraguai no dia 12 de janeiro para assinar o acordo. Mesmo assinado, o documento ainda levará semanas para entrar em vigor, já que será necessária a aprovação do Parlamento Europeu. Ainda assim, há o risco de eurodeputados contrários ao acordo acionarem a Justiça para impedir a sua aplicação. Desde 1999, a União Europeia discute com o Mercosul a criação da maior zona de livre comércio do planeta, unindo cerca de 700 milhões de consumidores e eliminando tarifas em mais de 90% do seu comércio bilateral. Os países contrários ao acordo temem que a importação de produtos mais competitivos oriundos da América do Sul afetem negativamente o comércio local.
INFLUENCIADORA ISABEL VELOSO MORRE AOS 19 ANOS NO PR

Isabel Veloso (Foto) morreu aos 19 anos, no sábado (10), no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. A influenciadora digital não resistiu às complicações de um transplante de medula ao qual foi submetida para o tratamento de um linfoma de Hodgkin. Isabel recebeu o diagnóstico da doença quando tinha 15 anos e compartilhou a jornada de tratamento em suas redes sociais, acumulando milhões de seguidores. Dois anos depois, foi informada de que o câncer no sistema linfático não tinha mais cura e iniciou os cuidados paliativos. Na época, os médicos lhe deram apenas seis meses de vida, no entanto, o linfoma foi controlado e ela passou a levar uma vida praticamente normal. Isabel Veloso se casou com Lucas Borbas e teve seu único filho, Arthur, que nasceu de forma prematura. O tratamento foi retomado durante a gravidez, em outubro de 2024, devido ao avanço do câncer. Em 24 de outubro de 2025, ela foi submetida ao transplante de medula óssea, tendo o pai como doador. Desde então, travou uma luta pela recuperação, com sucessivas passagens pela UTI. A situação se complicou nos últimos dias e culminou com a morte da influenciadora.
Fontes: Uol, G1, Ig, Terra, BBC Brasil e Agência Brasil.
Fotos: Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho (Kevin Winter / Getty Images); Renee Nicole Good (Reprodução); Assinatura do Veto PL da Dosimetria (Ricardo Stuckert Filho); (Isabel Veloso (Reprodução / Instagram).
Comentários
Postar um comentário