TOP SEVEN (26 de Outubro a 1º de Novembro de 2025)

LULA E TRUMP SE ENCONTRAM NA MALÁSIA

   Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump (Foto) se encontraram em Kuala Lumpur, no domingo (26), e conversaram por cerca de 50 minutos. Os dois participavam da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático e se reuniram junto com representantes de seus governos. O principal assunto da conversa foi o "tarifaço" que elevou taxas de exportação de alguns produtos brasileiros em até 40% em agosto. Apesar de toda a apreensão em torno da primeira conversa presencial dos dois líderes, a equipe brasileira classificou o encontro como "muito positivo", marcado pela descontração e alegria. Trump elogiou Lula e anunciou que as negociações sobre as tarifas estavam abertas. Do lado brasileiro, o presidente afirmou que não havia motivo para qualquer conflito entre os dois países. Os dois líderes haviam se encontrado rapidamente na Assembleia Geral da ONU e conversado por telefone no início de outubro.

ÔNIBUS COM TORCIDA DO FLAMENGO TOMBA NO RJ

   Um dos veículos que levava torcidas organizadas do Flamengo para a Argentina tombou, por volta das 15h da segunda-feira (27), quando transitava pela Via Dutra, na região do município de Barra Mansa, no Rio de Janeiro. De acordo com alguns passageiros, o motorista perdeu o controle do ônibus de turismo, que chegou a capotar. A Polícia Rodoviária Federal fechou o trecho da pista por cerca de uma hora e meia, durante o socorro às vítimas, realizado pelo Corpo de Bombeiros. No total, 46 pessoas foram atendidas, sendo 32 com ferimentos leves, 10 com ferimentos moderados e 4 em estado grave. Os casos de maior complexidade foram encaminhados para hospitais da região. O grupo era formado por integrantes das torcidas "Nação 12" e "Urubuzada", que lamentou o ocorrido e informou que apuraria como foi feito o fretamento da viagem. Todos viajavam para Avellaneda, onde acompanhariam a partida entre Flamengo e Racing, válida pela semifinal da Libertadores.   

OPERAÇÕES DEIXAM 60 MORTOS E 100 PRESOS NO RJ   

   A mais letal operação policial já realizada na capital fluminense aconteceu na terça-feira (28) e terminou com um saldo de 121 pessoas mortas e mais de 100 suspeitos presos. A megaoperação contou com a participação de 2.500 agentes das Polícias Civil e Militar, além do apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro. O trabalho teve o objetivo de desarticular lideranças da facção "Comando Vermelho". Também foram utilizados viaturas, carros blindados, drones, ambulâncias e 2 helicópteros. Dentre os presos, estavam Thiago do Nascimento Mendes, o "Belão do Quitungo", um dos homens de confiança dos líderes do CV, e chefes de facções de outros estados. 

   Foram apreendidos 75 objetos, entre fuzis e rádios comunicadores, e mais de 200 quilos de drogas. As diligências aconteceram nos complexos do Alemão e da Penha (Foto) e, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado, os criminosos reagiram ao perceberam a presença dos policiais. Houve confrontos, vias expressas próximas foram interditadas e os serviços de saúde e educação foram interrompidos. Entre as vítimas fatais, estavam quatro policiais. Outras nove pessoas ficaram feridas, sendo três moradores, quatro policiais civis e dois militares. O número de mortes ultrapassou a operação "Contenção", ocorrida na favela do Jacarezinho em 6 de maio de 2021, quando 28 pessoas perderam a vida.

ILHAS DO CARIBE CONTABILIZAM MORTOS PELO FURACÃO "MELISSA"   

   A passagem do fenômeno da natureza deixou um rastro de destruição e 20 mortos, incluindo dez crianças, de acordo com autoridades de Proteção Civil do Haiti. Outras dez pessoas seguiam desaparecidas até a quarta-feira (29), quando o balanço oficial foi divulgado. "Melissa" causou estragos no Caribe, atingindo também a Jamaica (Foto) e a República Dominicana. Em solo jamaicano, foram contabilizados 3 mortos e uma devastação nunca vista pela ilha. Por sua vez, a República Dominicana confirmou uma morte. Cuba também sofreu com a passagem do furacão, mas em menor intensidade, registrando apenas ruas e casas alagadas. Os Estados Unidos anunciaram o envio de uma equipe regional de resposta a desastres para auxiliar os países atingidos. Em sua audiência semanal no Vaticano, também na quarta-feira, o Papa Leão XIV rezou pelas vítimas. No ápice do seu deslocamento, "Melissa" atingiu a categoria 5, com ventos de até 300 quilômetros por hora, ao passar pelo território jamaicano. Os ventos diminuíram e o furacão chegou à Cuba a uma velocidade aproximada de 250 km/h. Na sexta-feira, o número de mortos subiu para 49, sendo 30 no Haiti e 19 na Jamaica.

EUA E CHINA CHEGAM A ACORDO E REDUZEM TENSÃO COMERCIAL

   Donald Trump e Xi Jinping fecharam um acordo, na quinta-feira (30), durante encontro na Coreia do Sul, e arrefeceram a guerra comercial iniciada em abril deste ano. Do lado norte-americano, haverá uma queda nas taxas de exportação dos produtos chineses de 57% para 47%. Já a China se comprometeu a retomar a compra de soja dos Estados Unidos, manter o fluxo de exportação das terras raras (grupo formado por 17 metais utilizados para produção de materiais tecnológicos como smartphones e tvs) e combater o comércio ilícito de fentanil. A conversa entre os líderes durou cerca de duas horas e aconteceu na base aérea da cidade de Busan. Ao final do encontro, Trump destacou que a conversa foi "incrível" e que os dois países trabalharão juntos para resolver a guerra da Ucrânia. Já Xi Jinping afirmou estar disposto a trabalhar com o norte-americano para fortalecer a base das relações entre China e Estados Unidos.

GOVERNO FEDERAL INSTITUI O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

   O Projeto de Lei Complementar nº 235, de 2019, que institui o Sistema Nacional de Educação, foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (31), em Brasília. A nova lei fortalece as responsabilidades dos governos federal e das gestões estaduais e municipais na elaboração, implementação e monitoramento de políticas educacionais, através de um modelo que integra articulação e cooperação de todas as esferas do Executivo. O SNE será coordenado pelo Ministério da Educação, que deverá respeitar a autonomia dos estados, Distrito Federal e dos municípios. A cerimônia de sanção foi realizada no Palácio do Planalto e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. A expectativa é que o sistema integre dados, informações e evidências educacionais que baseiem formulações de políticas públicas, mapeando também a redistribuição de recursos, sempre com foco em reduzir as disparidades regionais.

TUMULTO EM CELEBRAÇÃO RELIGIOSA MATA 9 NA ÍNDIA

    A tragédia aconteceu no sábado (1º), no templo hindu que fica no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia. Uma grade que organizava filas cedeu e causou o avanço da uma multidão no interior do templo, que comporta 3 mil fiéis. No momento do acidente, cerca de 25 mil pessoas estavam nos arredores do local, que abrigou a celebração do dia sagrado de Ekadashi, dedicado ao deus Vishnu. Dentre os mortos, estavam oito mulheres e uma criança. Outras 16 pessoas ficaram feridas e foram levadas a um hospital da região. Devotos em estado de choque também foram atendidos em unidades médicas. O governo local afirmou que o templo tem administração privada e que não foi comunicado sobre as dimensões do evento religioso, resultando em medidas de segurança insuficientes. O primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, lamentou o ocorrido. Já o governador de Andhra Pradesh, N. Chandrababu Naidu, prometeu uma investigação rigorosa e punição aos responsáveis.  

Fontes: Uol, Globo, Ig, Folha de São Paulo e Terra.

Fotos: Donald Trump e Lula (Ricardo Stuckert / Presidência); Operação no Rio de Janeiro (Bruno Itan); Furacão Melissa (Getty Images)

Comentários