TOP SEVEN (31 de Agosto a 6 de Setembro de 2025)


INCÊNDIO EM CASA DE RECUPERAÇÃO MATA CINCO NO DF

   A clínica Liberta-se foi atingida por um incêndio, na madrugada do domingo (31), no Núcleo Rural Desembargador Colombo Cerqueira, em Paranoá. A tragédia deixou cinco mortos e outros onze feridos. De acordo com o proprietário da clínica, Douglas Costa de Oliveira Ramos, o local funcionava há cerca de cinco meses e não tinha alvará de funcionamento nem liberação emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Após prestar depoimento, o diretor do estabelecimento foi liberado. No momento do incêndio, cerca de 20 internos estavam no interior da clínica, enquanto outros 26 dormiam em dormitórios fora da residência. Os corpos das cinco vítimas fatais estavam carbonizados, o que dificultou a identificação deles. Os onze feridos, com idades entre 21 e 55 anos, foram encaminhados para hospitais regionais do Paranoá, Asa Norte e Sobradinho. A maioria apresentava queimaduras e intoxicação por fumaça. Durante o trabalho de perícia da Polícia Civil, foram identificados três extintores de incêndio vazios. As causas da tragédia serão investigadas pela 6ª Delegacia de Polícia.

CÚPULA REÚNE XI JINPING E PUTIN NA CHINA   

   A cúpula da Organização para Cooperação de Xangai Plus se reuniu, na segunda-feira (1º), na cidade chinesa de Tianjin para discutir sobre economia e segurança no "Sul Global". Dentre os líderes participantes do evento, estiveram os presidentes da China, Xi Jinping, da Rússia, Vladimir Putin, e da Índia, Narenda Modi (Foto). Representantes de mais de 20 países também se encontraram no fórum. Em seu discurso, o líder chinês defendeu o multilateralismo e uma posição clara contra o hegemonismo e a política de poder, em uma crítica velada às políticas tarifárias dos Estados Unidos. Ele ainda sugeriu a criação de um novo banco de desenvolvimento que desenvolva um sistema de pagamento alternativo que contorne o dólar e o poder de sanções dos norte-americanos. Além do encontro, foram realizadas reuniões bilaterais entre os principais membros do OCS, como Índia e China.

STF JULGA BOLSONARO E MAIS SETE POR TENTATIVA DE GOLPE  

   O julgamento do chamado "núcleo crucial" da tentativa de golpe de Estado teve início, na terça-feira (2), no Supremo Tribunal Federal (Foto). A sessão foi aberta pelas explanações do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que apontou os crimes cometidos e pediu a condenação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro e outros sete réus do grupo, e do relator do processo na Primeira Turma, Alexandre de Moraes. Em sua fala, o ministro defendeu a soberania do Brasil e a imparcialidade do STF em julgar o processo ignorando as "pressões internas e externas". Quatro advogados de defesa fizeram suas últimas alegações, enquanto os demais se pronunciaram no dia seguinte. A audiência transcorreu sem nenhum imprevisto e foi marcada pelo forte esquema de segurança. Nenhum dos réus esteve presente ao julgamento, que tem previsão de ser concluído no dia 12. Paralelamente à fase final do processo, aliados do ex-presidente iniciaram a pressão para votação do projeto que prevê anistia aos envolvidos na tentativa de golpe. Apesar dos embates, o Congresso sinalizou que não deve pautar o PL.

BONDE DESCARRILA EM PONTO TURÍSTICO DE PORTUGAL   

   A tragédia aconteceu quando o Elevador da Glória saiu dos trilhos e se chocou com um prédio em Lisboa, no fim da tarde da quarta-feira (3), pelo horário local. O bondinho é uma das principais atrações turísticas da capital portuguesa e conduzia cerca de 40 ocupantes no momento do acidente. No total, 16 pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas, entre elas, uma criança de três anos. Cinco pessoas foram socorridas em estado grave. Entre as vítimas, haviam cidadãos portugueses e turistas. Assim que o incidente aconteceu, a Câmara Municipal de Lisboa ordenou a suspensão da circulação dos "funiculares", como são chamados os equipamentos. Um "inquérito" interno foi aberto pela Carris, empresa que administra o serviço, para investigar as causas do acidente. De acordo com a concessionária, todos os protocolos de segurança são cumpridos e os seus equipamentos passam por manutenção periódica. O governo de Portugal decretou um dia de luto devido em respeito às vítimas. Na quinta-feira, o Itamaraty confirmou que três brasileiros se feriram no acidente. Eles passaram por atendimento médico e foram liberados. Na sexta, a Polícia Judiciária divulgou as nacionalidades das 16 vítimas fatais: 5 portugueses, 3 britânicos, 2 canadenses, 2 sul-coreanos, 1 ucraniano, 1 americano, 1 suíço e 1 francês.

OPERAÇÃO CONTRA TRAFICANTES DEIXA SEIS MORTOS NO RJ  

   As diligências na Vila Aliança, na Zona Norte do Rio de Janeiro, deixaram um saldo de seis suspeitos mortos, na quinta-feira (4). A operação conjunta das Polícias Civil e Militar tinha como alvos os chefes da facção "Terceiro Comando Puro", Bruno da Silva Loureiro, o "Coronel", e José Rodrigo Gonçalves Silva, o "Sabão". O primeiro é apontado como o mandante da morte de Sther Barroso dos Santos, de 22 anos, executada cruelmente após recusar um relacionamento com ele, enquanto o segundo é tido como chefe do tráfico de drogas em Senador Camará. No momento da operação, houve troca de tiros e caos na localidade, com paralisação de serviços de educação e transportes e ruas interditadas. Dois suspeitos foram presos quando tentavam sequestrar um ônibus. De acordo com as forças de segurança, os seis suspeitos mortos na ação foram encontrados em uma casa onde mantinham uma criança e um homem reféns. No total, foram apreendidos quatro fuzis e diversas pistolas durante a operação, que contou com membros da Subsecretarias de Inteligência das Polícias Civil e Militar, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

LEILÃO DE PRIMEIRO TÚNEL SUBMERSO DO BRASIL É REALIZADO EM SP   

   A sede da B3, em São Paulo, foi o local escolhido para realização, na sexta-feira (5), do leilão do primeiro túnel submerso a ser construído no Brasil. O projeto conta com a parceria do governo federal, estadual e da iniciativa privada. As empresas Acciona Concesiones, da Espanha, e MotaEngil, de Portugal, tiveram suas propostas consideradas regulares e participaram do leilão. O grupo português foi o vencedor e fará parte do projeto que prevê a construção de 1,5 km de pistas para ligar as cidades de Santos e do Guarujá. Deste total, cerca de 870 metros serão submersos. A técnica é inédita no Brasil, mas já está consolidada nos continentes europeu e asiático. O contrato foi fechado com a empresa que ofereceu o maior desconto sobre a parcela mensal paga pelo poder público ao longo dos 30 anos de concessão. Atualmente, aproximadamente 78 mil pessoas transitam entre as cidades utilizando barcos e balsas e a construção do túnel, que foi discutida por quase 100 anos, foi retomada no início de 2025, com o edital lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A previsão é que a obra seja concluída em 2030 e diminua o tempo de deslocamento entre ambas as cidades.

CORPO DE GIORGIO ARMANI É VELADO NA ITÁLIA   

   
Os funerais do estilista tiveram início, no sábado (6), na câmara ardente, que fica no Teatro Armani, em Milão, e foi aberto apenas para amigos e parentes. Giorgio Armani (Foto) morreu aos 91 anos, na quinta-feira, de forma serena e cercado por seus entes queridos", como divulgou o Grupo Armani nas redes sociais. As causas da morte não foram informadas.  O ícone da moda era natural de Piacenza e nasceu em 11 de julho de 1934. Na juventude, chegou a cursar Medicina na Universidade de Milão, mas abandonou os estudos para servir ao Exército. Após o serviço militar, começou a trabalhar como vitrinista em uma loja de departamentos de Milão. Na mesma empresa, se tornou vendedor de roupas masculinas e tomou gosto pela moda. Trabalhou como designer e atuou para várias marcas até criar a própria, em 1975, junto com Sergio Galeotti. Não demorou muito e a corporação começou a exportar coleções masculinas e femininas para todo o mundo. Na década de 1980, expandiu o portfólio e passou a trabalhar com acessórios e peças de banho. Atualmente, sua marca está presente em 37 países, o que lhe colocou na lista das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 12 bilhões de dólares.

Fontes: G1, Uol, CNN Brasil, Ig.
Fotos: Vladimir Putin (Reprodução); Julgamento no STF (Evaristo Sá / AFP); Giorgio Armani (Divulgação).

Comentários