BOLSONARO DEIXA PRISÃO DOMICILIAR PARA EXAMES NO DF

O ex-presidente deixou a casa onde cumpre prisão domiciliar, no domingo (14), para passar por procedimento médico no Hospital DF Star, em Brasília. Foi a primeira vez que Jair Bolsonaro (Foto) apareceu em público desde que foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no julgamento da tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal. Ele chegou a instituição por volta das 8h, acompanhado dos filhos, seguranças e policiais penais. Após ser submetido à exames, o ex-presidente foi diagnosticado com anemia causada por deficiência de ferro. Na terça-feira, ele foi novamente internado depois de apresentar sintomas como vômito, tonturas e queda de pressão, ficando na unidade médica até a tarde do dia seguinte. Na quarta-feira, a equipe médica que o acompanha divulgou o laudo dos exames de pele que constataram a presença de câncer de pele em duas das oito lesões retiradas no procedimento do domingo. No momento, não há indicação de novos procedimentos em relação à doença.
DELEGADO É EXECUTADO A TIROS NO LITORAL DE SP

Ruy Ferraz Fontes (Foto) foi executado a tiros, na segunda-feira (15), em Praia Grande, no litoral paulista. O ex-delegado-geral de São Paulo e atual secretário de Administração da cidade teve o carro fechado por outro veículo. Em seguida, três homens fortemente armados dispararam diversos tiros de fuzil, matando o policial no local. Outras duas pessoas ficaram feridas no atentado, sendo uma mulher e um menino. Ambos foram baleados e encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ruy Ferraz atuou por mais de 40 anos na Polícia Civil de São Paulo e foi o delegado-geral do estado entre os anos de 2019 e 2022. Dentre as divisões da PC paulista, esteve à frente do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o Departamento Estadual de Investigações de Narcóticos (Denarc). O delegado tinha 68 anos e foi o pioneiro nas investigações contra o Primeiro Comando da Capital, o PCC. Na quinta-feira, a polícia divulgou as identidades dos primeiros suspeitos do crime: Flávio Henrique de Souza, de 24 anos, e Felipe Avelino da Silva, de 33. Ambos são foragidos e têm pedidos de prisão em aberto. O corpo do delegado foi enterrado na terça-feira, no Cemitério da Paz, no Morumbi.
ROBERT REDFORD MORRE AOS 89 ANOS NOS EUA

O cineasta e ator morreu aos 89 anos, na terça-feira (16), de causas não divulgadas. De acordo com o comunicado emitido pela diretora executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK, Cindi Berger, Robert Redford (Foto) morreu "nas montanhas de Utah, cercado por aqueles que amava". Ele deixou a esposa, Sibylle Szaggars, e dois filhos, Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford. O artista nasceu em 18 de agosto de 1936, na Califórnia, e construiu uma carreira sólida em Hollywood, colecionando sucessos tanto como ator quanto como diretor. Iniciou a carreira artística nos palcos na década de 1950, depois foi para a televisão e se consagrou no cinema. Ele recebeu o Oscar em duas ocasiões: Em 1980, como melhor diretor por "Gente como a Gente", e em 2002, o honorário por ser "uma inspiração para cineastas de todo o mundo". Redford também era ativista e chegou a fundar o Instituto Sundance, uma importante vitrine para o cinema independente mundial. O ator se aposentou das telas em 2018, vivendo o personagem Forrest Tucker em "O Velho e a Arma".
CÂMARA APROVA URGÊNCIA DA "ANISTIA" EM MEIO À POLÊMICAS
Por um placar de 311 votos a 163, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (17), a urgência na votação do Projeto de Lei que anistia os condenados por atos antidemocráticos. Sete deputados se abstiveram de votar o requerimento que gerou impasses e pressão da oposição nos últimos meses. O dispositivo tem o objetivo de acelerar a tramitação do PL que concede perdão aos condenados na tentativa de golpe de Estado e nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023. De surpresa, a urgência foi colocada na pauta pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidários. A votação aconteceu um dia após outra decisão polêmica: A PEC da blindagem, que proíbe abertura de ações criminais contra deputados e senadores sem autorização do Parlamento. A proposta foi aprovada com o placar de 353 votos a 134 no primeiro turno e 344 a 133 no segundo. A PEC seguiu para análise no Senado, ainda sem previsão de ser analisada.
FRANÇA VIVE NOVA ONDA DE PROTESTOS POR CORTES NO ORÇAMENTO
Várias categorias profissionais entraram em greve na França, na quinta-feira (18), em protesto contra os cortes orçamentários no país. Na pauta, os sindicatos pediram mais investimentos no setor público, impostos maiores para os mais ricos e a revogação de medidas impopulares que obrigam os cidadãos a trabalhar mais para ter direito a aposentadoria. Estudantes também aderiram as manifestações e foram para às ruas. Linhas de metrô foram suspensas durante a maior parte do dia em Paris. Atualmente, o presidente Emmanuel Macron e o primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, sofrem pressão do Parlamento para evitar cortes orçamentários. Cerca de 80 mil policiais e guardas foram mobilizados para conter manifestações violentas e pelo menos 20 pessoas foram presas pelas forças de segurança.
BRASIL CONQUISTA OURO NO MUNDIAL DE ATLETISMO
Caio Bonfim (Foto) conquistou a medalha de ouro na prova de 20 km da marcha atlética do Mundial de Atletismo. Durante a competição, o brasileiro liderou a prova e chegou a cair para a oitava colocação. Caio abriu a última volta na quarta posição, mas conseguiu ultrapassar o chinês Wang, o espanhol McGrath e o francês Quinion. Ele também foi beneficiado pela punição de Yamanishi, que liderava a prova. No mesmo mundial, Bonfim já havia conquistado a medalha de prata na prova dos 35 km. Em toda a carreira, ele também soma dois bronzes, conquistados nos mundiais de Budapeste, em 2023, e Londres, em 2017, e a prata nas Olimpíadas de Paris, no ano passado.
ACIDENTE EM RODOVIA MATA SETE EM GO
A tragédia envolvendo um caminhão, dois carros e uma moto deixou sete pessoas mortas e uma ferida, no sábado (20), em Campinortevio, no norte de Goiás. De acordo com a Ecovia Araguaia, concessionária que administra o trecho da BR-153, a colisão aconteceu no KM 171 por volta das 18h50. A única pessoa ferida no acidente foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros também atuaram na ocorrência.
Fontes: Uol, G1, Terra, CNN Brasil e Ig.
Fotos: Jair Bolsonaro (Pablo Porciuncula / AFP); Ruy Ferraz Fontes (Reprodução); Robert Redford (Fadel Senna / AFP); Caio Bonfim (Julian Finney / Getty Images).
Comentários
Postar um comentário