REPRESENTANTES DO BRICS PARTICIPAM DE REUNIÃO NO RJ

A abertura da reunião de Cúpula dos Brics (Foto) foi realizada, no domingo (6), e contou com a participação de líderes e representantes dos países que fazem parte do grupo. O encontro durou dois dias e foi aberto com o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua fala, o brasileiro criticou a decisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de aumentar os gastos em defesa dos países que fazem parte do tratado. Lula afirmou que "É sempre mais fácil investir na guerra do que na paz". Ele ainda defendeu a justiça tributária, com a necessidade de cobrar mais imposto de quem recebe mais. Atualmente, o bloco é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, Irã, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Egito. O bloco representa quase metade da população mundial, além de 39% da economia global. Também participaram do encontro os países-parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Nigéria, Vietnã e Uzbequistão.
NÚMERO DE MORTOS POR ENCHENTES PASSA DE CEM NOS EUA
O balanço divulgado por autoridades norte-americanas, na segunda-feira (8), confirmaram a morte de mais de cem pessoas em decorrência das enchentes ocorridas no Texas desde o dia 3 de julho. As inundações atingiram seis condados do estado. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), as tempestades elevaram em 9 metros o nível do Rio Guadalupe em apenas duas horas. O volume de chuvas em algumas localidades atingiu 250 milímetros. Kerr foi o condado mais afetado e registrou maior número de mortes, incluindo crianças. Os menores participavam do acampamento de verão Camp Mystic quando foram surpreendidas com as enchentes. O espaço foi completamente destruído pela força das águas. Ainda na segunda-feira, autoridades alertaram para novas possibilidades de tempestades. Eles também classificaram o acontecimento como uma das piores inundações da história recente do Texas. Na quinta-feira, o presidente Donald Trump e a primeira-dama, Melania Trump, visitaram o estado e elogiou a resposta à tragédia por parte das autoridades locais. O número atualizado da tragédia é de 125 mortes e 160 desaparecidos.
ADOLESCENTE ATACA CRIANÇAS EM ESCOLA DO RS
O crime aconteceu na manhã da terça-feira (8), quando um adolescente entrou na escola que fica na cidade de Estação armado com uma faca. Conhecido das equipes da escola, o jovem afirmou que havia levado um currículo ao estabelecimento de ensino. Em seguida, ele invadiu a sala do terceiro ano do ensino fundamental e deu início ao ataque. Na ação, um menino de 9 anos foi morto e uma menina de 8 ficou ferida. A professora de 34 anos que dava aula no momento do crime tentou intervir e acabou lesionada. As duas feridas foram encaminhadas para atendimento médico com estado de saúde estável. O autor do ataque foi apreendido e levado para a Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, onde ficou sob custódia da Polícia Civil. Ele é morador da cidade e não possuía antecedentes criminais. As causas do atentado estão sendo investigadas.
TRUMP ANUNCIA TARIFA DE 50% PARA PRODUTOS BRASILEIROS

O presidente Donald Trump (Foto) anunciou, na quarta-feira (9), a aplicação de tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A nova alíquota, que passa a valer a partir de 1º de agosto, foi comunicada através da rede social do republicano, a Truth Social, em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder norte-americano creditou a decisão à relação comercial que diz ser "injusta" entre os dois países e à postura do Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que ele classificou como "desgraça internacional" e "caça às bruxas". A alíquota tarifária do Brasil é a maior desde a retomada de anúncios que Donald Trump ao longo da semana. No dia seguinte, Lula anunciou que reunirá empresários para formar um comitê para analisar o impacto da tarifação. Ele não descartou o uso da "Lei de Reciprocidade", ampliando as tarifas dos produtos norte-americanos. A medida de Trump foi criticada pelo governo e até por membros da oposição. Outros países também se posicionaram a favor do Brasil, como a China.
MANIFESTAÇÃO CRITICA CONGRESSO E TAXA DE TRUMP EM SP
Movimentos sociais promoveram uma manifestação (Foto), na noite da quinta-feira (10), na Avenida Paulista, na região central de São Paulo. O protesto ocupou três quarteirões e os dois sentidos da via, reunindo um público estimado em 15 mil pessoas. Entre as reivindicações dos participantes, estavam a taxação dos mais ricos e a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil, o fim da escala de trabalho conhecida como 6X1 e críticas ao Congresso Nacional e ao grupo de parlamentares popularmente chamado de "Centrão". De última hora, a organização incluiu na pauta a manifestação contra o anúncio de tarifas de 50% para importação de produtos brasileiros determinadas pelo governo dos Estados Unidos nesta semana. Políticos da base governista estiveram no ato, como o deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL. A passeata ocorreu de forma pacífica e não foram registradas ocorrências de vandalismo ou violência.
MENINA QUE CAIU EM CANION É ENCONTRADA MORTA NO RS

A operação de resgate do corpo da criança de 11 anos que caiu do mirante Fortaleza, em Cambará do Sul, foi concluída pelo Corpo de Bombeiros na madrugada da sexta-feira (11). Bianca Bernardon Zanella (Foto) era natural de Curitiba e visitava o ponto turístico na companhia dos pais. A família descansava em um banco do mirante quando a menina, que tinha Transtorno do Espectro Autista, correu em direção ao penhasco. O pai ainda tentou alcançá-la, mas não conseguiu evitar a queda de aproximadamente 70 metros. O trabalho de busca se iniciou logo em seguida e a menina foi encontrada com o auxílio de um drone por volta das 17h30. Os bombeiros utilizaram técnicas de rapel, mas tiveram problemas para chegar até a garota devido às condições climáticas. Agentes de segurança deram suporte nos trabalhos, que ainda contaram com um helicóptero. Após mais de dez horas de operação, o corpo foi retirado do local da queda. O Cânion Fortaleza fica dentro do Parque Nacional da serra Geral e é uma das atrações turísticas mais visitadas da região serrana do Rio Grande do Sul. O velório de Bianca aconteceu no sábado. O corpo da menina será cremado.
TRUMP ANUNCIA TAXAS DE IMPORTAÇÃO PARA MÉXICO E REINO UNIDO
Agora foi a vez do México e Reino Unido! Donald Trump anunciou no sábado (12), pela sua rede social, as novas tarifas de importação para produtos mexicanos e britânicos. Ambos os países terão taxas de 30%, que começarão a valer no dia 1º de agosto. No caso dos "vizinhos", a carta endereçada ao governo de Claudia Scheibaun afirmava que a taxação tinha relação com decisões políticas do país. Trump creditou a crise do fentanil nos Estados Unidos ao fracasso do México em evitar que os cartéis "despejassem essas drogas em nosso país". Ele prometeu ajustar as taxas se Scheibaun desafiar os cartéis a interromper o fluxo do produto. Em relação ao Reino Unido, a tarifa tem ligação com os "maiores déficits comerciais" entre as duas nações. Apesar da taxação, Trump anunciou que deixará as portas abertas para negociação. Autoridades europeus e mexicanos condenaram as taxações e falaram em retaliações.
Fontes: Uol, G1, Terra, CNN Brasil e Ig.
Fotos: Cúpula do BRICS (Tomaz Silva / Agência Brasil); Donald Trump (Divulgação); Manifestação na Paulista (Adônis Guerra); Bianca Bernardon Zanella (Reprodução).
Comentários
Postar um comentário