ALEMÃES VÃO ÀS URNAS PARA ESCOLHER PARLAMENTO
Cerca de 60 milhões de eleitores foram às urnas, no domingo (23), para escolher os integrantes do parlamento alemão. A votação antecipada havia sido convocada pelo presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em novembro de 2024, após uma série de desentendimentos sobre a economia do país gerar uma crise política. Após a apuração dos votos, o partido de centro-direita União Democrata-Cristã (CDU) foi eleito com 28,6%, seguido pela legenda Alternativa para Alemanha (AfD), da direita radical, com 20,8%. Em terceiro, ficou o Partido Social-Democrata (SPD), grupo de centro-esquerda do atual primeiro-ministro, Olaf Scholz, com 16,4%. Em seu primeiro discurso, o líder do partido vencedor, Friedrich Merz (Foto), falou em montar um novo governo e "fortalecer a Europa" o mais rápido possível.
MACRON SE ENCONTRA COM TRUMP NOS EUA
O presidente da França, Emmanuel Macron, fez uma visita oficial aos Estados Unidos e se encontrou com o Donald Trump, na segunda-feira (24), na Casa Branca (Foto). Ambos os líderes discutiram sobre assuntos como o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia e participaram de uma videoconferência com outros líderes do grupo G7 (Formado junto com Canadá, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido). Macron foi o primeiro líder europeu a visitar Trump desde que o segundo governo do republicano teve início. Na sexta-feira, o norte-americano também recebeu a visita do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e protagonizou uma discussão acalorada. Tudo começou quando o ucraniano criticou a postura dos Estados Unidos durante o processo de anexação de territórios do seu país pela Rússia entre os anos de 2014 e 2022. Trump se irritou e afirmou que Zelensky queria provocar uma "3ª Guerra Mundial". A cena gerou reação de líderes do mundo inteiro em defesa do ucraniano.
GOVERNO FEDERAL ANUNCIA TROCA NA SAÚDE
Nota oficial publicada na terça-feira (25) anunciou a saída de Nísia Trindade (Foto) do Ministério da Saúde. No mesmo documento, o governo federal confirmou que Alexandre Padilha será o novo titular da pasta e assume o posto no dia 6 de março. A decisão foi tomada após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nísia e o novo ministro da Saúde. O petista agradeceu o empenho e enalteceu o trabalho de Nísia, que estava à frente da Saúde desde o início do terceiro governo de Lula. Em seu último ato como titular da pasta, Nísia anunciou a produção nacional de vacina contra a dengue e medicamentos. A movimentação foi vista como o início da reforma ministerial. Na sexta-feira, o governo anunciou a substituta de Alexandre Padilha na Secretaria das Relações Institucionais. Gleisi Hoffmann deve tomar posse no dia 10 de março.
VENCEDOR DO OSCAR É ENCONTRADO MORTO NOS EUA
Gene Hackman, de 95 anos, e sua esposa, a pianista Betsy Arakawa, de 63, foram encontrados mortos, na quarta-feira (26), na casa em que residiam no estado do Novo México. Além do casal, o cachorro da família também foi encontrado sem vida. Ambos eram casados desde 1991 e estavam em cômodos diferentes. A principal hipótese para as mortes é a de vazamento de gás. Hackman era natural da Califórnia e nasceu em 30 de janeiro de 1930. Ele se alistou aos 16 anos no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos mentindo a idade. Mais tarde integrou uma escola de atuação em que era tido como "um ator sem futuro promissor". O primeiro sucesso de Gene no cinema foi no filme "Bonnie and Clyde", que lhe garantiu o primeiro Oscar de ator coadjuvante em 1972. Outras indicações vieram nas décadas seguintes até o ator anunciar a aposentadoria, em 2004.
IBGE: DESEMPREGO TEM LEVE ALTA E VAI A 6,5%
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na quinta-feira (27), apontaram uma leve alta na taxa de desemprego no trimestre encerrado em Janeiro de 2025. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o índice ficou em 6,5%, acima dos 6,2% registrados no trimestre anterior. Apesar da alta na população desocupada, houve um recuo de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024 e é o menor para um trimestre encerrado em janeiro na série histórica, iniciada em 2012. Atualmente, 7,2 milhões de pessoas estão sem emprego formal e outras 103 milhões estão ocupadas. O IBGE explicou que a alta no índice de desemprego pode ser explicado pelos términos de contratos de trabalho temporário, comuns no início de cada ano. A PNAD Contínua também confirmou que o rendimento médio do trabalhador subiu 1,4% e atualmente é de R$ 3.343, o maior da série histórica.
PAPA FRANCISCO TEM PIORA NO QUADRO DE SAÚDE
O líder da Igreja Católica teve um agravamento no quadro de saúde, de acordo com comunicado emitido pelo Vaticano na sexta-feira (28). Segundo a nota, Francisco sofreu episódios de vômito por inalação e uma "súbita piora no quadro respiratório". Ele foi submetido a ventilação mecânica não invasiva com longos períodos de oxigenoterapia de alto fluxo. Apesar do quadro, o Papa "permaneceu alerta e bem orientado", seguindo em tratamento. A complicação na saúde do pontífice aconteceu após três dias de evoluções positivas no quadro clínico. O prognóstico do hospital segue como "reservado" e não há previsões de quando Francisco, que tem 88 anos, receberá alta médica. Ele foi internado no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro após apresentar uma infecção respiratória grave. Ao longo do tempo de internação, outras complicações surgiram. No sábado, o Vaticano informou que a saúde do Papa se estabilizou.
CARNAVAL LEVA MULTIDÃO ÀS RUAS EM TODO O BRASIL
O primeiro dia oficial de Carnaval levou milhões de foliões para as ruas em todo o país, no sábado (1º). Em São Paulo, blocos tomaram as principais ruas da capital paulista, enquanto no sambódromo do Anhembi, sete escolas de samba do Grupo Especial se apresentaram na primeira noite de desfiles. No Rio de Janeiro, milhões de pessoas participaram do tradicional bloco "Cordão da Bola Preta", que neste ano celebrou o 460 anos da capital fluminense e arrastou 500 mil pessoas pelas ruas do Centro do Rio. Em Salvador, o terceiro dia de festa na cidade contou com a presença de grandes nomes da música baiana nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande), Batatinha (Pelourinho), Contrafluxo e Mestre Bimba. Por fim, o "Galo da Madrugada" arrastou milhões de pessoas em mais um desfile nas ruas do centro do Recife (Foto). Neste ano, o bloco homenageou as manifestações culturais da festa carnavalesca do estado de Pernambuco.
Fontes: BBC Brasil, G1, Uol, Folha de São Paulo, Agência Brasil.
Fotos: Friedrich Merz (DW / Deutsche Welle); Emmanuel Macron e Donald Trump (Ludovic Marin / AFP); Gene Hackman (The Grosby Group); Galo da Madrugada (Paullo Almeida).
Comentários
Postar um comentário