TOP SEVEN (23 a 29 de Março de 2025)

PAPA RECEBE ALTA APÓS QUARENTA DIAS INTERNADO NA ITÁLIA

   Francisco (Foto) deixou o Hospital Gemelli, em Roma, na manhã do domingo (23), após quase quarenta dias de internação. assim que recebeu alta médica, o Pontífice apareceu na sacada do quarto e acenou para os fiéis que lhe aguardava em frente à instituição. O religioso de 88 anos deu entrada no Gemelli no dia 14 de fevereiro com problemas respiratórios. Exames apontaram que Francisco tinha uma pneumonia bilateral, que foi tratada ao longo de cinco semanas e totalmente curada. O uso prolongado de tratamentos como oxigênio de alto fluxo, no entanto, afetou a voz do Papa, que seguirá o tratamento com medicamentos e fisioterapia por pelo menos dois meses. A equipe médica que acompanha Francisco o orientou a evitar encontros frequentes com pessoas e a retomar suas atividades de forma gradual. Após deixar o Gemelli, Francisco voltou para o vaticano.

NUNES MARQUES PEDE VISTA E SUSPENDE JULGAMENTO DE DEPUTADA   

   Quinto a votar no julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), no Supremo Tribunal Federal, o ministro Nunes Marques pediu vista, na segunda-feira (24), e suspendeu a apreciação das acusações de porte irregular de arma de fogo e constrangimento ilegal. No momento em que o magistrado pediu mais tempo para analisar o processo, o placar já apontava 4 a 0 pela condenação de Zambelli. O relator do processo no STF, Gilmar Mendes, foi acompanhado pelos ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Morais e Flávio Dino. Mesmo após o pedido de vista, que deveria suspender imediatamente o julgamento, o ministro Cristiano Zanin antecipou seu voto e seguiu o entendimento dos colegas. O caso que gerou o processo aconteceu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, quando a parlamentar sacou uma arma e perseguiu um homem em um bairro da área nobre de São Paulo. Caso seja condenada, Carla Zambelli perde o mandato e pode pegar até cinco anos e três meses de prisão. Na terça-feira, Dias Toffoli também antecipou seu voto e formou maioria pela condenação da deputada do PL.

LULA SE ENCONTRA COM O IMPERADOR NARUHITO NO JAPÃO   

   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo imperador japonês (Foto), na manhã da terça-feira (25), no Palácio Imperial que fica em Tóquio. As primeiras-damas de ambos os países, Janja da Silva e a imperatriz Masako, também participaram do encontro, que foi o primeiro compromisso oficial da visita de Estado de Lula ao Japão. O brasileiro foi recebido com honras militares, com direito a execução da música "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, executada pela banda militar imperial. A visita também contou com uma reunião entre os líderes e um almoço privado com as delegações de ambos os países. Em sua passagem pelo Japão, Lula celebrou os 130 anos de relações diplomáticas entre as nações e participou de reunião com integrantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e do Fórum Empresarial Brasil-Japão, além de uma reunião com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba. A comitiva brasileira formada também pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) seguiu para o Vietnã, onde Lula fechou acordos de parceria, incluindo a abertura de mercado para a carne brasileira. 

BOLSONARO E MAIS SETE SE TORNAM RÉUS POR TENTATIVA DE GOLPE   

   A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto) e outros sete aliados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado planejada após as eleições presidenciais de 2022. O julgamento durou dois dias e foi concluído na quarta-feira (26), com a votação dos cinco integrantes da Turma. Os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin seguiram o relator do processo, Alexandre de Morais, determinando o placar de 5 a 0 pela aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República. Com a decisão, uma ação penal será aberta e os ministros analisarão provas, ouvirão testemunhas e poderão pedir novas investigações. A expectativa é que o julgamento final ocorra até o fim do ano. Todos os réus responderão pelos crimes de liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio público, além de deterioração do patrimônio público. Após o "núcleo crucial", outros grupos do plano golpista terão as denúncias analisadas pelo colegiado nos próximos dias.

POPULAÇÃO DE BH SE DESPEDE DE FUAD NOMAN   

   As cerimônias de velório e sepultamento do prefeito Fuad Noman (Foto) foram realizadas na quinta-feira (27), em Belo Horizonte. Das 13h às 16h, a população pode se despedir do político no saguão da Prefeitura do município. Em seguida, o corpo foi levado para o Cemitério do Bonfim, onde foi sepultado no final da tarde. O gestor havia falecido no dia anterior, aos 77 anos, vítima de complicações de um câncer no sistema linfático diagnosticado em julho de 2024. Noman estava internado desde o dia 3 de janeiro na capital mineira e havia sofrido uma parada cardíaca horas antes do falecimento. Nascido em Belo Horizonte, Fuad era economista e passou por diversos órgãos públicos antes de ingressar na política. Também atuou como secretário no Governo de Minas Gerais. Ele era vice-prefeito de BH quando assumiu a prefeitura em 2022, após a saída de Alexandre Kalil para disputar o cargo de governador. Fuad Noman foi reeleito em 2024 com 53,73% dos votos. Sua diplomação ocorreu de forma virtual, quando já estava internado. O cargo será ocupado pelo vice-prefeito da capital mineira, Álvaro Damião (União Brasil). O prefeito deixou a mulher, dois filhos e quatro netos.

DANIEL ALVES É ABSOLVIDO PELA JUSTIÇA DA ESPANHA   

   O ex-jogador brasileiro foi absolvido por unanimidade da condenação de estupro pelo Tribunal Superior da Catalunha, na sexta-feira (28). Daniel Alves havia sido condenado a 4 anos e 6 meses de prisão pelo estupro de uma jovem em uma discoteca de Barcelona, que teria ocorrido no dia 31 de dezembro de 2022. Ele foi preso em janeiro de 2023 e ficou mais de um ano encarcerado. Em março do ano passado, dias após a condenação, a defesa entrou com recurso e pagou 1 milhão de euros. Desde então, Alves estava em liberdade provisória. Na decisão que absolveu o ex-jogador, os juízes afirmaram haver "imprecisões" na sentença anterior e destacaram a "falta de confiabilidade do depoimento da vítima". Com a anulação da sentença, Alves teve a ficha limpa pela Justiça local. O Tribunal também anulou o recurso da Promotoria de Barcelona, que pedia o retorno de Daniel Alves para a prisão e o aumento da pena de 4 para 9 anos.

NÚMERO DE MORTOS PASSA DE 1,6 MIL EM MIANMAR

   O governo de Mianmar atualizou, no sábado (29), o número de mortes causadas pelo terremoto de magnitude 7.7 registrado no dia anterior. De acordo com as autoridades locais, 1.644 pessoas perderam a vida após o desastre natural mais mortal a atingir o Sudeste Asiático na história. A Tailândia, que também sentiu os abalos, divulgou que pelo menos nove pessoas morreram e cerca de 50 estavam desaparecidas após um edifício de 33 andares em construção desabar em Bangcoc. Ainda no sábado, os governantes de Mianmar autorizaram a entrada de centenas de equipes de resgate estrangeiras. Dentre as nações que enviaram ajuda, estão Índia, Rússia, Malásia, Cingapura e China. O governo de unidade nacional, que faz oposição ao governo militar, fez uma avaliação que constatou 2,9 mil edifícios, 30 estradas e sete pontes danificadas pelo terremoto em Mianmar.

Fontes: G1, Terra, Uol, Ig e CNN Brasil.

Fotos: Papa Francisco (Stefano Constantino / AP Photo); Lula e Naruhito (Ricardo Stuckert / PR); Jair Bolsonaro (Antônio Augusto / STF); Fuad Noman (Divulgação).

Comentários