TOP SEVEN (16 a 22 de Fevereiro de 2025)


JOÃO FONSECA CONQUISTA TÍTULO DA ATP NA ARGENTINA

   O tenista se tornou o brasileiro mais novo a vencer um torneio da Associação de Tenistas Profissionais, no domingo (16), em Buenos Aires. João Fonseca (Foto), de 18 anos, 
conquistou o título do ATP 250 batendo Francisco Cerundolo, o número 1 da Argentina, na partida disputada na quadra Guillermo Villas. O jovem venceu a decisão por 2 sets a 0, somando 6-4 e 7-6. O brasileiro está em ascensão no tênis mundial e já havia levantado o troféu do ATP Next Gen Finals, em 2024, torneio que reuniu os oito melhores tenistas abaixo dos 20 anos. Com a vitória em Buenos Aires, João Fonseca subiu para a 68ª posição no ranking mundial do tênis, se tornando o brasileiro mais bem colocado. Antes do atleta, o tenista mais novo a conquistar um título da ATP havia sido Thiago Wild, que venceu o torneio de Santiago aos 19 anos, em 2020.

AVIÃO "CAPOTA" E DEIXA FERIDOS NO CANADÁ  

   O incidente com a aeronave da Delta Airlines aconteceu, na segunda-feira (17), durante o processo de pouso no Aeroporto Internacional Toronto Pearson, em Toronto. O equipamento operava o voo DL4819, que saiu de Minneapolis, no Estados Unidos, e conduzia cerca de 80 pessoas. Ao chegar em seu destino final, o Bombardier CRJ-200 escorregou, perdeu as asas e ficou com os trens de pouso apontados para cima (Foto). Assim que o acidente ocorreu, as operações do terminal foram interrompidas. De acordo com a Polícia Regional de Peel, em Ontário, a maioria dos ocupantes saiu ilesa, no entanto, pelo menos oito pessoas foram socorridas com ferimentos. Apesar da pista coberta de gelo, em função das nevascas que atingiram a região, as equipes de emergência trabalharam para impedir uma explosão no local do pouso. As causas do incidente serão investigadas.

PGR DENÚNCIA BOLSONARO E MAIS 33 POR GOLPE DE ESTADO

   A Procuradoria-Geral da República denunciou formalmente, na terça-feira (18), trinta e quatro pessoas pela tentativa de Golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022. Entre denunciados, está o ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto), que foi acusado pelos crimes de organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. No documento, Bolsonaro é apontado como líder do plano para se manter no poder após a derrota para o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. As denúncias foram divididas em cinco peças para facilitar o andamento dos processos. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou todas as fases do plano que resultou nos ataques à Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. O próximo passo das denúncias é a análise pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, ainda sem data para acontecer. Caso as alegações sejam acatadas, o denunciados se tornarão réus.

SUSPEITA DE MATAR CRIANÇA TEM PRISÃO MANTIDA EM PE

   Giselda da Silva Andrade passou por audiência de custódia, na quarta-feira (19), um dia após ser presa junto com o marido, Antônio Lopes Severo, em Tabira, no Sertão de Pernambuco. Os dois são os principais suspeitos de violentarem e matarem Arthur Ramos do Nascimento, de dois anos. O crime foi registrado no dia 16 de fevereiro e ambos foram presos dois dias depois na zona rural de Carnaíba, durante uma ação policial. O crime causou comoção local e, na chegada à delegacia, a viatura foi cercada pela população e os dois foram agredidos. Antônio não resistiu ao linchamento e acabou morrendo, enquanto Giselda foi hospitalizada. Durante o depoimento, a suspeita relatou ter sido vítima de violência policial. A conduta dos agentes está sendo apurada. Ela foi encaminhada a um presídio feminino do estado, que não foi divulgado por questões de segurança. O inquérito foi registrado pela Polícia Civil como homicídio por violência doméstica/familiar.

ACIDENTE MATA DOZE ESTUDANTES NO INTERIOR DE SP

   A colisão entre um caminhão e um ônibus que transportava estudantes universitários, na noite da quinta-feira (20), deixou 12 mortos e 19 feridos na região de Ribeirão Preto. O acidente aconteceu por volta das 23h na Rodovia Waldir Canevari (SP-355/330), entre os municípios de Nuporanga e São José da Bela Vista. O ônibus voltava da Universidade de Franca com estudantes de São Joaquim da Barra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, cerca de 30 pessoas ocupavam os dois veículos. Os feridos foram encaminhados para o Pronto-Socorro e Santa Casa de São Joaquim da Barra e para o Hospital São Geraldo, em Nuporanga. Primeiras informações deram conta de que o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo após sair da pista, no entanto, a perícia foi realizada no local e deve apontar as causas do acidente. Ele foi preso em flagrante por omissão de socorro, homicídio doloso e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. 

HAMAS ENTREGA CORPO DE MULHER MORTA COM FILHOS EM GAZA

   Os restos mortais de Shiri Bibas foram entregues pelo Hamas, na sexta-feira (21), e confirmados por equipes do Instituto de Medicina Forense de Israel como sendo da mãe sequestrada com dois filhos durante à invasão do grupo terrorista à Israel, em 7 de outubro de 2023. A informação foi confirmada pela família da mulher. O corpo de Shiri foi entregue em um caixão um dia depois da Cruz Vermelha receber os restos dos filhos, Ariel e Kfir, de 4 anos e 9 meses, respectivamente. Os três foram mortos durante o tempo em que ficaram em cativeiro, na Faixa de Gaza. O caso provocou revolta na população israelense e se tornou o símbolo da campanha pelo retorno dos reféns ao país. No dia seguinte, o grupo palestino entregou mais seis cidadãos israelenses durante a nova etapa do acordo de cessar-fogo. Do outro lado, Israel libertou 602 prisioneiros.

LÍLIAN KNAPP MORRE AOS 76 ANOS EM SP

   A cantora morreu no sábado (22), de acordo com informação publicada nas redes sociais do marido, o produtor musical Cadu Nolla. Lílian Knapp (Foto) havia descoberto um tumor agressivo na pélvis em novembro de 2024 e, desde então, estava em tratamento. Nos últimos dias, a artista estava internada na unidade de terapia intensiva (UTI). Carioca, Sílvia Lílian Barrie Knapp nasceu em 30 de março de 1948 e iniciou a carreira na década de 1960, fazendo parte do movimento "Jovem Guarda". Junto com Leno Azevedo, formaram a dupla Leno e Lílian e emplacaram hits como "Pobre Menina" e "Devolva-me". Após o fim da parceria, Lílian iniciou a carreira solo e também produziu grandes êxitos, como "Sou Rebelde". Leno morreu aos 73 anos, em dezembro de 2022, também vítima de câncer. Lílian Knapp foi a primeira mulher a compor rock no Brasil. Os detalhes de velório e enterro não foram divulgados. 

Fontes: Uol, Terra, CNN Brasil.
Fotos: João Fonseca (Luis Robayo / AFP); Avião no Canadá (Rprodução); Jair Bolsonaro (Sérgio Lima / Poder360); Lílian Knapp (Reprodução / TV Aparecida).

Comentários