TOP SEVEN (22 a 28 de Dezembro)


QUEDA DE AVIÃO DEIXA DEZ MORTOS NO RS

   A aeronave de pequeno porte caiu na área urbana do município de Gramado, na manhã do domingo (22), matando os dez ocupantes na hora. O avião havia acabado de decolar do aeroporto de Canela, com destino a Jundiaí, em São Paulo, e era pilotado pelo proprietário do equipamento, o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos. Antes de atingir o solo, o avião colidiu com a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja de móveis e uma pousada. Dezessete pessoas ficaram feridas em terra (a maioria por inalação de fumaça) e foram socorridas, sendo duas em estado grave. A região da queda foi evacuada devido ao risco de explosões. Além de Luiz Cláudio, morreram no acidente a esposa, três filhas, sogra, irmã, o cunhado e dois sobrinhos. Os corpos das vítimas fatais começaram a ser resgatados no final da tarde e as investigações da tragédia ficarão a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa.

LULA ASSINA DECRETO QUE CONCEDE INDULTO NATALINO  

   O benefício anual previsto pela legislação brasileira teve seu decreto assinado na segunda-feira (23), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2024, Lula concedeu o perdão de condenações aos portadores do vírus HIV em estágio terminal, pessoas que estão enfrentando câncer avançado e doenças que limitem a mobilidade, mulheres gestantes e mães de crianças pequenas, além de idosos com mais de 60 anos. O indulto só é válido para condenados a até 8 anos de prisão, desde que tenham cumprido um quinto da pena (Para reincidentes, o tempo é de um terço) por crimes sem violência ou grave ameaça. Ficaram de fora do texto delatores, líderes de facções criminosas e condenados por crimes hediondos (corrupção e tráfico de drogas) e sexuais (assédio e estupro). Condenados por abuso de autoridade também não terão direito ao indulto. O destaque deste ano foi a negativa do perdão para quem foi condenado por crimes contra o Estado Democrático de Direito. Neste grupo, estão os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023.

DANIEL SILVEIRA VOLTA A SER PRESO NO RJ

   O ex-deputado federal foi preso pela Polícia Federal, na terça-feira (24), três dias depois de receber liberdade condicional da Justiça. De acordo com a decisão que revogou o benefício, emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, Daniel Silveira (Foto) violou a condição que tratava do horário para retornar à residência. Além do uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de ter contato com outros investigados, o político deveria se recolher em casa entre 22h e 6h. Silveira voltou para casa cerca de 4 horas após o prazo determinado no primeiro dia de soltura. A defesa dele alegou que o ex-deputado havia se dirigido ao hospital e permaneceu no local das 22h59 às 0h34, no entanto, o integrante do Supremo Tribunal Federal afirmou que não havia autorização judicial nem "demonstração de urgência". Após passar pela Superintendência da PF, Silveira foi encaminhado para Bangu 8. Ele havia sido condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaças ao Estado Democrático de Direito e incitação à violência contra ministros do STF. A defesa recorreu da decisão, mas a prisão foi mantida.

AVIÃO CAI NO CAZAQUISTÃO: VINTE E NOVE SOBREVIVEM

   Uma aeronave da Azerbaijan Airlines (Foto) caiu nas proximidades da cidade de Aktau, na quarta-feira (25), deixando 38 mortos. O avião modelo Embraer 190 operava o voo J2-8243 e havia partido de Baku com destino a Grozni, na Tchetchênia (Rússia). Durante o trajeto, o equipamento precisou fazer um pouso de emergência na região que fica às margens do mar Cáspio. Após tocar o solo, o avião pegou fogo e a parte da frente ficou destruída. Cerca de 150 equipes de resgate foram enviadas ao local e conseguiram socorrer 29 das 67 pessoas que viajavam no avião (62 passageiros e 5 tripulantes). Os sobreviventes, incluindo duas crianças, foram encaminhados para hospitais da região. A agência de aviação da Rússia chegou a divulgar que um choque com pássaros teria causado o incidente, no entanto, uma comissão governamental foi montada para investigar o ocorrido e dar suporte às famílias das vítimas fatais. No sábado, o presidente russo Vladimir Putin pediu desculpas e confirmou que a aeronave foi atingida pelo sistema de defesa do país no momento que tentavam repelir drones ucranianos.

NEY LATORRACA MORRE AOS 80 ANOS NO RJ   

   O ator paulista sofreu uma sepse pulmonar, na manhã da quinta-feira (26), e morreu na Clínica São Vicente, na Gávea, após seis dias de internação. Ney Latorraca (Foto) lutava contra um câncer de próstata diagnosticado em 2019. Ele chegou a retirar o órgão em uma cirurgia, mas em agosto deste ano a doença voltou com metástase. Antônio Ney Latorraca era natural de Santos e nascido em 25 de julho de 1944. Começou a carreira ao seis anos, participando de programas na Rádio Record. No teatro, ele estreou em 1963, na peça "Pluft, o Fantasminha", e quebrou recordes com "O Mistério de Irma Vap", que acumulou 3 milhões de espectadores e ficou em cartaz por onze anos consecutivos. Fez carreira na televisão, passando pelas TVs Tupi, Cultura, Record e SBT. Em 1975 se transferiu para a TV Globo, onde construiu uma sólida carreira. Entre seus trabalhos de maior destaque, esteve o programa "TV Pirata", em que interpretou o personagem Barbosa. Ele deixou o marido, o ator Edi Botelho, com quem era casado há 30 anos. O velório do ator aconteceu no dia seguinte, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e foi aberto ao público. A cremação foi realizada em cerimônia restrita à família.

DESEMPREGO ATINGE MENOR PATAMAR DA HISTÓRIA NO BRASIL

   Dados da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados na sexta-feira (27), apontaram que o desemprego no Brasil teve novo recuo e atingiu o menor patamar desde que a pesquisa começou a ser realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2012. No trimestre encerrado em outubro de 2024, a taxa ficou em 6,1%, representando 6,8 milhões de pessoas sem emprego no país. A pesquisa também mostrou que o Brasil quebrou um novo recorde de ocupação: 103,9 milhões de pessoas estão no mercado de trabalho. Atualmente, 3 milhões de pessoas estão no grupo dos "Desalentados" (que desistiram de procurar trabalho). Além disso, o país tem 6 milhões de empregados domésticos, 25,9 milhões trabalhando por conta própria e 40,3 milhões na informalidade. Por fim, o rendimento médio do trabalhador foi de R$ 3.285 no trimestre encerrado em novembro.

CIDADE DECRETA EMERGÊNCIA APÓS DESABAMENTO DE PONTE NO MA

   A prefeitura de Estreito decretou, no sábado (28), situação de emergência em decorrência do desabamento de parte da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Foto), ocorrido no dia 22 de dezembro. No momento da queda do vão central, cinco veículos transitavam pela BR-226, que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, a Estreito, no Maranhão. Os primeiros dois corpos, ambos femininos, foram resgatados minutos após o acidente. Até o momento, o
 Corpo de Bombeiros resgatou dez corpos do Rio Tocantins. Outras sete pessoas seguem desaparecidas.  Um homem de 36 anos foi resgatado com vida e encaminhado para o hospital com uma fratura na perna. Os trabalhos de buscas têm o apoio da Polícia Militar e do Centro Tático Aéreo. Os trabalhos chegaram a ser suspensos devido ao fato de que carretas envolvidas transportavam agrotóxicos e ácido que poderiam contaminar as águas. O risco foi descartado e as buscas foram retomadas. A situação estrutural da ponte de 533 metros de extensão foi denunciada dias antes do acidente. Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que vai apurar as causas do colapso e "tomar as medidas necessárias".

Fontes: G1, Terra, Uol, CNN Brasil, Terra e Agência Brasil.
Fotos: Daniel Silveira (Reprodução); Queda de Avião no Cazaquistão (Reprodução / CNN); Ney Latorraca (Markus Fortes); Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Polícia Militar do Tocantins).   

Comentários