LULA PASSA POR EXAMES APÓS ACIDENTE DOMÉSTICO NO DF
O presidente da República esteve no Hospital Sírio Libanês de Brasília, na manhã do domingo (20), para passar por procedimentos médicos após sofrer um acidente doméstico na tarde do dia anterior. Luiz Inácio Lula da Silva escorregou no banheiro do Palácio da Alvorada e sofreu um corte na região occipital da cabeça, que fica próxima a nuca. O petista foi submetido a exames, recebeu cinco pontos, curativos e foi liberado. Em função do acidente, Lula, que tem 79 anos, ficou em observação ao longo da semana e foi orientado pela equipe médica a não viajar para a Rússia, onde participaria da reunião da Cúpula dos Brics. Mesmo representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o presidente discursou no evento através de videoconferência (Foto). O presidente voltou a despachar normalmente no Palácio do Planalto na segunda-feira.
AEROPORTO É REABERTO APÓS CINCO MESES NO RS
O terminal Salgado Filho foi reaberto na segunda-feira (21), após mais de cinco meses fechado em função das chuvas que deixaram grande parte do Rio Grande do Sul embaixo d'água, em maio deste ano. O primeiro voo aterrissou por volta das 8h com 180 pessoas, sendo 174 passageiros e 6 tripulantes. A aeronave modelo Airbus A320 (Foto), da companhia Azul, operava o voo 2603 e havia partido de Campinas, em São Paulo, duas horas antes. No primeiro dia do retorno parcial das atividades, foram operados cerca de 70 voos. A previsão da Fraport, concessionária que administra o aeroporto, é que 100% da operação seja retomada até o dia 16 de dezembro. O Salgado Filho estava fechado desde 3 de maio, quando 75% da pista e o interior do terminal foram tomados pelas águas. Antes das enchentes, o aeroporto operava 1.300 voos semanais, entre rotas nacionais e internacionais.
CAÇA DA FAB CAI E PILOTO SE SALVA NO RN
A aeronave modelo F-5M da Força Aérea Brasileira caiu durante um treinamento na tarde da terça-feira (22), em Parnamirim, na Grande Natal. Ao perceber que o equipamento iria cair, o piloto o deslocou para uma área não habitada que fica na comunidade de Pium. Em nota, a FAB confirmou que o piloto do caça conseguiu realizar o procedimento de "ejeção" com sucesso e foi resgatado por equipes de salvamento sem ferimentos. Após cair, o avião explodiu. Duas equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para controlar as chamas e evitar que se alastrassem pela vegetação. O avião seria utilizado para exibições na edição deste ano do evento "Operação Cruzeiro do Sul". A Cruzex acontece entre os dias 3 e 15 de novembro na Base Aérea de Natal. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou perícia nos destroços e ficará a cargo das investigações que vão apontar as causas da queda.
HOMEM MATA QURATRO, FERE NOVE E É MORTO NO RS
A ocorrência de cárcere privado em uma residência de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, terminou em tragédia na manhã da quarta-feira (22). Após denúncias de que dois idosos estavam encarcerados na própria casa, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar chegaram ao bairro Ouro Branco e foram recebidos a tiros por Edson Fernando Crippa (Foto), de 45 anos. Membros da família também foram atingidos pelos disparos. O ataque terminou com as mortes do pai do atirador, Eugênio Crippa (74 anos), do irmão dele, Everton Crippa (49), e do policial Everton Kirsch Júnior (31). Dentre os feridos, estavam sete agentes de segurança, a mãe de Edson, Cleris Crippa (70 anos), e a cunhada dele, Priscilla Martins (41), que também estavam no interior da residência. Todos foram levados para hospitais da região. Dois drones da corporação também foram abatidos pelo homem, que, de acordo com a Brigada Militar, possuía quatro armas em seu poder, era registrado como CAC e tinha diagnóstico de esquizofrenia. Na quinta-feira o número de mortos subiu. O policial Rodrigo Weber Volz, que havia sido atingido por três tiros, passou por cirurgia, mas não resistiu e morreu aos 31 anos.
TIROTEIO NA AVENIDA BRASIL DEIXA TRÊS MORTOS NO RJ
Uma operação da Polícia Militar terminou em tiroteio na Avenida Brasil, principal via expressa do Rio de Janeiro, na manhã da quinta-feira (24). Os agentes tentavam cumprir mandados de prisão contra suspeitos de roubo de carros e carga quando foram surpreendidos por tiros disparados do Complexo de Israel. Além do confronto, barricadas e incêndios criminosos foram provocados para evitar o avanço da PM. Os agentes revidaram e a Avenida Brasil ficou fechada por mais de duas horas. A circulação de trens e os serviços de saúde e educação também foram afetados pelos confrontos. O saldo do fogo cruzado foi de três mortos e três feridos. As vítimas fatais foram identificadas como o motorista de aplicativo Paulo Roberto de Souza, de 60 anos, o caminhoneiro Geneilson Eustáquio Ribeiro, de 49, e o passageiro de um dos ônibus encurralados no tiroteio, Renato Oliveira, de 48. Os feridos foram socorridos para hospitais da região, entre eles, um suspeito, que ficou sob escolta da Polícia. O trânsito na via foi liberado por volta das 10h.
CORPO DE MAGUILA É ENTERRADO EM SP
O velório do corpo de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila (Foto), foi realizado na manhã da sexta-feira (25), na Assembleia Legislativa de São Paulo. O funeral teve início por volta das 8h e contou com a presença de familiares, amigos e admiradores da lenda do boxe brasileiro. Maguila havia falecido no dia anterior, em uma clínica de Itu, no interior paulista, de causa não divulgada. Ele lutava desde 2013 contra a encefalopatia traumática crônica (ETC), também conhecida como "demência pugilística", que é uma doença semelhante ao Alzheimer e provocada por repetidos impactos sofridos na cabeça. O ex-atleta tinha 66 anos e era natural de Aracaju, em Sergipe. Ainda jovem, ele se mudou para São Paulo e trabalhou como pedreiro. Nas horas vagas, Maguila se dedicava ao boxe e foi descoberto pelo locutor esportivo Luciano do Valle. Acumulou um cartel de 85 lutas, com 77 vitórias (sendo 61 por nocaute), sete derrotas e um empate. Dentre os títulos conquistados, está o de campeão mundial dos pesos-pesados pela Federação Mundial de Boxe (WBF). A família de Maguila anunciou a doação do cérebro dele para a Universidade de São Paulo. O enterro ocorreu no Cemitério Lágrimas, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
ISRAEL CONCLUI OFENSIVA CONTRA O IRÃ
O Exército israelense anunciou o fim de uma série de três ataques aéreos ao Irã na madrugada do sábado (26). De acordo com o comunicado publicado pelas Forças Armadas de Israel, a operação foi realizada "como resposta aos ataques promovidos pelo regime iraniano contra o Estado de Israel e seus cidadãos nos últimos meses" e "concluída com sucesso". A ofensiva foi iniciada na noite anterior em pontos "direcionados e precisos". Várias explosões foram registradas em Teerã, capital do país. Segundo o governo israelense, artefatos e instalações para fabricação de mísseis foram atingidas durante a operação. Explosões também aconteceram em Damasco, na Síria. A imprensa local creditou a Israel os ataques contra alvos militares do país. O governo iraniano, por sua vez, anunciou que responderá aos bombardeios de forma proporcional. O Brasil expressou preocupação e anunciou que monitora a situação dos brasileiros que vivem no Irã.
Fontes: CNN Brasil, G1, Ig, Terra e Uol.
Fotos: Lula (Reprodução / Redes Sociais); Airbus A320 (Divulgação); Edson Fernando Crippa (Reprodução); Maguila (@adilsonmaguilarodrigues).
Comentários
Postar um comentário