TOP SEVEN (15 a 21 de Setembro)


CÁPSULA DA SPACEX POUSA APÓS VIAGEM ESPACIAL

   A cápsula da SpaceX pousou nas águas do Golfo do México, no domingo (15), após cinco dias de viagem ao espaço. A bordo estavam o bilionário da tecnologia Jared Isaacman, dois engenheiros da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis, e o tenente-coronel da Força Aérea dos Estados Unidos, Scott Poteet (Foto). Batizada de "Polaris Down", a missão teve inicio na terça-feira e orbitou a quase 740 quilômetros da Terra. A espaçonave chegou a atingir 1.408 quilômetros de altura, indo mais longe que a Estação Espacial Internacional e o Telescópio Hubble. Durante a viagem, Isaacman realizou uma caminhada espacial de aproximadamente duas horas, se tornando a 264ª pessoa 
(O primeiro astronauta não profissional) a realizar o feito desde 1965. O grupo também testou os novos trajes espaciais da empresa de Elon Musk, com tecnologia mais avançada que as utilizadas por agências como a NASA. Essa foi a segunda viagem fretada realizada pelo bilionário junto a SpaceX - A primeira ocorreu em 2021 - E faz parte do projeto da empresa de realizar futuras expedições a Lua e a Marte.

CORPOS DE VÍTIMAS DE NAUFRÁGIO SÃO RESGATADOS EM PE

   O 3º Distrito Naval da Marinha resgatou, na tarde da segunda-feira (16), os primeiros corpos de vítimas fatais do naufrágio ocorrido na noite anterior no litoral norte de Pernambuco. Os quatro mortos integravam a tripulação do navio de carga Concórdia, que viajava de Recife à Fernando de Noronha e acabou naufragando a cerca de 15 quilômetros da Praia de Ponta de Pedras, no município de Goiana. Outros quatro profissionais foram resgatados com vida do mar e receberam atendimentos médicos. As buscas tiveram o apoio da comunidade marítima da região e foram concluídas na quinta-feira, quando o quinto e último corpo foi encontrado. De acordo com a Marinha, o cargueiro transportava nove tripulantes, material de construção e alimentos. Relatos apontam que a carga se desprendeu momentos antes do naufrágio. Um inquérito administrativo foi aberto para apurar as causas do acidente. 

GOVERNO ANUNCIA INVESTIMENTO PARA COMBATER INCÊNDIOS

   O governo federal anunciou a injeção de R$ 514 milhões no programa de combate às queimadas que atingem vários pontos do Brasil. O investimento foi divulgado em conjunto pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e pela titular da pasta do Meio Ambiente, Marina Silva, na terça-feira (17), após uma reunião no Palácio do Planalto. De acordo com o governo, o dinheiro será dividido por diferentes ministérios e destinado a compra de equipamentos e aplicação em medidas a curto prazo. A medida provisória que destina os recursos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia seguinte. Durante a reunião para debater medidas contra os incêndios, estiveram presentes os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

ONU PEDE SAÍDA DE ISRAEL DE TERRITÓRIOS PALESTINOS

   A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas aprovou, durante sessão da quarta-feira (18), a resolução que pede o fim da ocupação de Israel em territórios palestinos. Dentre os membros da assembleia, 142 votaram a favor, 14 foram contra e 43 se abstiveram de votar. A resolução tem como base o parecer emitido em julho pela Corte Internacional de Justiça (CIJ), que classificou a ocupação israelense nos territórios e assentamentos da Palestina como ilegal. O documento determinou um prazo de até 12 meses para que os militares de Israel encerrem as operações. Do outro lado, Israel rejeitou a resolução. O embaixador israelense na ONU, Danny Danon, afirmou que a decisão "apoia o terrorismo diplomático da Autoridade Palestina". Ele acrescentou que a Organização deveria utilizar o aniversário dos ataques, em 7 de outubro, para condenar o Hamas e exigir a entrega dos reféns que ainda estão sob seu poder.

PERNAMBUCANA É ELEITA MISS UNIVERSO BRASIL 2024

   Luana Cavalcante (Foto), de 25 anos, foi eleita Miss Universo Brasil no concurso realizado na quinta-feira (19), em São Paulo. Atriz e modelo internacional, ela também se tornou a primeira mãe a receber a coroa e faixa do tradicional concurso de beleza (O novo regulamento tirou o limite de idade e permitiu a participação de mulheres casadas, com filhos e transexuais). Das 27 candidatas inscritas, apenas a paraibana Ana Kezya Alves não esteve presente. Acometida por uma infecção na garganta, ela não participou por orientação médica. Houve os tradicionais desfiles com trajes de gala e de banho, além de apresentações musicais, como a cantora Wanessa Camargo. O evento também contou com a presença da atual Miss Universo, Sheynnis Palacios, da Nicarágua. Gabriele Marinho (Alagoas) ficou na segunda posição e Maria Fabiana Mata (Rio de Janeiro) terminou em terceiro. A vencedora representará o Brasil na etapa internacional do evento, em novembro, no México. 

REDE SOCIAL X INDICA REPRESENTANTE LEGAL NO BRASIL

   Bloqueada no país desde o início de setembro, a rede social X indicou uma representante legal, na sexta-feira (20). O nome da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição foi comunicado ao Supremo Tribunal Federal mediante a apresentação de procurações e documentos. A profissional já havia ocupado a função antes do imbróglio envolvendo o antigo "Twitter" e a Justiça brasileira. No documento apresentado ao STF pelos advogados Sérgio Rosenthal e André Zonaro Giacchetta, foi alegado que a rede demonstra a intenção de atender as ordens da Suprema Corte. Além de fechar o escritório no Brasil, o X tinha multas acumuladas em mais de R$ 18 milhões. Durante a semana, a rede chegou a voltar ao ar após burlar a ordem judicial utilizando IPs dinâmicos, que tornam mais difícil o rastreamento e bloqueio no país. O bloqueio, no entanto, foi restabelecido. No sábado, Alexandre de Moraes manteve a suspensão e pediu mais informações sobre a nova representante e um cálculo atualizado das multas aplicadas à rede.

ACIDENTE COM ÔNIBUS DE EQUIPE ESPORTIVA DEIXA TRÊS MORTOS NO RJ

   O ônibus que conduzia a equipe de futebol americano Coritiba Crododiles tombou, na manhã do sábado (21), na descida da Serra das Araras, em Piraí (Foto). O veículo havia partido de Curitiba levando 45 ocupantes, sendo 43 atletas, para o Rio de Janeiro, onde a equipe jogaria contra o Flamengo Imperadores pelo Brasileirão de futebol americano. De acordo com relatos dos passageiros, o ônibus perdeu os freios e acabou virando. No acidente, três atletas morreram e onze pessoas ficaram feridas. As vítimas fatais foram identificadas como Daniel Santos, de 44 anos, Lucas Padilha, de 42, e Lucas Barros, de 19 (Foto). O Coritiba Crocodiles foi criado em 2003 e firmou parceria com o Coritiba em 2011. O time conquistou 11 títulos estaduais e 3 nacionais na modalidade. O jogo que seria disputado pela equipe foi adiado. A viação Princesa do Campos, responsável pelo ônibus, lamentou o ocorrido e prometeu prestar assistência às vítimas. As causas do acidente serão apuradas. 

Fontes: Terra, G1, Ig, Uol e Folha de Pernambuco.
Fotos: Missão Polaris (Divulgação / SpaceX); Luana Cavalcante (Anderson Barbosa); Daniel Santos, Lucas Padilha e Lucas Barros (Montagem / G News Blog).

Comentários