TOP SEVEN (4 a 10 de Agosto)

LULA VISITA O CHILE PARA FECHAR ACORDOS BILATERAIS

   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Santiago, na noite do domingo (4), para uma visita de dois dias ao Chile. A comitiva presidencial contou com a presença de 14 ministros, entre eles, Mauro Vieira, do Itamaraty, e Nísia Trindade, da Saúde. No dia seguinte, Lula se reuniu com o presidente chileno Gabriel Boric no Palácio de La Moneda (Foto). Ambos os chefes de Estado discutiram sobre as alianças comerciais entre os dois países e assinaram cerca de 20 acordos de cooperação. Em pronunciamento à imprensa local, os dois presidentes foram questionados sobre as eleições na Venezuela. Boric, que já havia se manifestado contra o resultado, não comentou. Já Lula voltou a defender a apresentação das atas de votação para confirmar se a reeleição de Nicolás Maduro é legítima. O brasileiro também visitou as sedes dos poderes legislativo e judiciário do país. Entre os compromissos do presidente, esteve a participação em um fórum empresarial promovido pela Apex-Brasil.  

"CAÇULINHA" MORRE AOS 86 ANOS EM SP

   O músico Rubens Antônio da Silva, conhecido nacionalmente como "Caçulinha" (Foto), morreu aos 86 anos, na madrugada da segunda-feira (5), em São Paulo. O compositor estava internado no Hospital Sancta Maggiore e se recuperava de um infarto, de acordo com familiares. Nascido em 1938, dentro de uma família de músicos, Caçulinha aprendeu a tocar acordeon ainda criança e formou com o irmão a primeira dupla sertaneja a gravar um disco no Brasil. Na fase adulta, se apresentou em boates da capital paulista. O multi-instrumentista tocou com grandes nomes da música nacional, gravou cerca de 30 álbuns e passou por emissoras de televisão como Record, Band, TV Gazeta e Rede Globo, onde firmou parceria de quase 20 anos com Fausto Silva, no programa "Domingão do Faustão". O corpo de Caçulinha foi velado e sepultado no Cemitério São Paulo. 

HARRIS ANUNCIA SEU VICE NAS ELEIÇÕES DOS EUA

   A pré-candidata do partido Democrata, Kamala Harris, anunciou, na terça-feira (6), o governador de Minnesota, Tim Walz, como seu vice na chapa que disputa à Casa Branca nas eleições de 5 de novembro. No mesmo dia, os dois subiram no palanque em um comício realizado na Filadélfia. Walz tem 60 anos, é ex-professor e ex-membro da Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos. Apesar de ter um forte apelo entre eleitores conservadores, o governador de Minnesota tem implementado políticas progressistas no estado, como o fornecimento de refeições gratuitas nas escolas e criação de metas contra as mudanças climáticas. Ele também defende leis mais restritivas de acesso às armas e direitos reprodutivos das mulheres. O democrata integrou a Câmara dos Deputados do país por seis mandatos e chegou ao governo de Minnesota em 2018, sendo reeleito em 2022.

NICARÁGUA EXPULSA EMBAIXADOR DO BRASIL

   O governo de Daniel Ortega determinou, na quarta-feira (7), a expulsão do embaixador do Brasil no país, Breno de Souza Costa. A medida foi uma retaliação pela ausência do representante brasileiro durante as comemorações dos 45 anos da Revolução Sandinista, do qual o atual presidente fez parte como guerrilheiro. A Nicarágua deu um prazo de 15 dias para que Souza Costa deixe o território. Em resposta à expulsão, o governo brasileiro também determinou a saída da embaixadora nicaraguense do país. As decisões de ambos os países agravaram os conflitos diplomáticos entre Ortega e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes aliados. Em abril deste ano, as relações se estremeceram após Lula retaliar a Nicarágua em função da prisão de padres e bispos. Desde 2022, o governo de Ortega tem atacado a Igreja Católica por denunciar uma guinada autoritária do Executivo do país. O Brasil tentou mediar um conciliação entre Nicarágua e o Vaticano, mas sem sucesso.

CAMINHÃO PEGA FOGO EM TÚNEL E DEIXA FERIDOS NO RJ

   O veículo que transportava bebidas pegou fogo, na manhã da quinta-feira (8), no Túnel da Covanca, que fica na Linha Amarela do Rio de Janeiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início por volta das 7h e provocou uma fumaça preta que se alastrou rapidamente pelo túnel. Condutores de 30 veículos abandonaram o local às pressas. Pelo menos 35 pessoas foram levadas para unidades de emergência da cidade para receberem atendimento médico devido a inalação da fumaça, uma delas estava em estado grave. Cerca de 40 militares de oito unidades e 15 viaturas dos Bombeiros foram utilizados na ocorrência. A concessionária Lamsa, responsável pela Linha Amarela, informou que as vias do túnel, no sentido Fundão, foram liberadas para o trânsito por volta das 11h, cerca de 5 horas após o incidente. A Rio de Janeiro Refrescos, dona do veículo, informou que investigará as causas do incêndio.

AVIÃO COM 62 PESSOAS CAI NO INTERIOR DE SP

   A aeronave modelo ATR-72-500 que viajava de Cascavel, no Paraná, para São Paulo caiu, na sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo (Foto). O equipamento da companhia aérea VOEPASS operava o voo 2283 e perdeu altitude de forma repentina. Moradores do município registraram o momento da queda, ocorrida no condomínio Residencial Recanto Florido. Os quatro tripulantes e 58 passageiros morreram carbonizados após o avião pegar fogo. O trabalho de resgate dos corpos durou mais de 24 horas e foi concluído no fim da tarde do sábado. Os restos mortais foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal da capital paulista, onde serão identificados. Equipes da Polícia Civil e do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes, o Cenipa, realizaram perícia no local da queda e resgataram a "caixa preta", que deve ajudar na apuração das causas da tragédia.    

BRASIL ENCERRA SUA PARTICIPAÇÃO NAS OLIMPÍADAS

    O país encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris, no sábado (10), a uma medalha de igualar sua melhor campanha na história das Olimpíadas. O destaque do dia ficou pela medalha de Prata conquistada no futebol feminino. Na partida que marcou a despedida da jogadora Marta, a Seleção Brasileira (Foto) perdeu para os Estados Unidos por 1 a 0. Já a equipe de vôlei feminino ficou com o bronze na disputa do terceiro lugar com a Turquia. As brasileiras bateram as turcas por 3 sets a 1 (25-21, 27-25 e 25-15). O país ainda disputou no levantamento de peso e na canoagem, mas não subiu ao pódio. No total, o Brasil somou 20 prêmios, sendo 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. O melhor desempenho do país em Jogos havia ocorrido na edição anterior do evento, em Tóquio 2021, quando os atletas brasileiros subiram ao pódio por 21 vezes.     

Fontes: Uol, G1, Ig e CNN Brasil.

Fotos: Gabriel Boric e Lula (Ricardo Stuckert / Planalto); Caçulinha (Divulgação); Queda de Avião (Reprodução / Redes Sociais); Seleção Brasileira Feminina (Alexandre Loureiro).

Comentários