TOP SEVEN (21 a 27 de Julho)


JOE BIDEN DESISTE DE CONCORRER À REELEIÇÃO NOS EUA

   O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Foto), anunciou a desistência da candidatura à reeleição através de um comunicado em sua rede social no domingo (21). Na mesma postagem, o político anunciou que cumprirá seu mandato até o final e declarou o apoio à candidatura da sua vice na presidência, Kamala Harris. Biden estava sendo pressionado a abandonar a candidatura desde o fim de junho, quando teve um mau desempenho no primeiro debate eleitoral contra o candidato do partido Republicano, Donald Trump. Nas últimas semanas, o presidente de 81 anos protagonizou gafes que colocaram em dúvida sua capacidade de governar o país por mais um mandato. Biden se pronunciou pessoalmente assim que se recuperou da Covid-19. Na quinta-feira, o partido Democrata veiculou o primeiro vídeo de campanha de Kamala como pré-candidata. A formalização acontece em agosto, durante a Convenção Nacional.

GOVERNO ANUNCIA CONGELAMENTO DE 15 BILHÕES DO ORÇAMENTO

   A equipe econômica do governo federal detalhou, na segunda-feira (22), o congelamento de despesas que havia sido anunciado na semana anterior. A medida visa evitar o descumprimento do arcabouço fiscal e, consequentemente, as sanções aplicadas caso o governo não equilibre as contas. Para garantir o déficit zero (Quando as somas das despesas e das receitas são iguais), o governo bloqueou R$ 11,2 bilhões e contingenciou outros R$ 3,8 bilhões do orçamento. As informações foram prestadas pelo secretário de Orçamento Federal, Clayton Luiz Montes, que não chegou a detalhar quais ministérios serão atingidos pelos cortes. O governo ainda anunciou um pente-fino nos gastos com a previdência, com o corte de pagamentos irregulares, além de novas medidas para aumentar a arrecadação, como a compensação da desoneração da folha de pagamentos. 

MADURO CRITICA SISTEMA ELEITORAL DO BRASIL

   Em campanha pela reeleição, o presidente Nicolás Maduro teceu críticas ao sistema eleitoral brasileiro durante um comício, na terça-feira (23), na Venezuela. A primeira indireta ao Brasil teve como foco uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que ele afirmou "estar assustado" com a possibilidade de um "banho de sangue", levantada por Maduro, caso ele perca as eleições presidenciais. Sem citar o líder brasileiro, o venezuelano recomendou aos "assustados" um "chá de camomila". No mesmo evento, Nicolás defendeu o sistema eleitoral da Venezuela e alegou, sem apresentar provas, que as eleições do Brasil não eram auditadas. A informação foi desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral brasileiro. Maduro busca seu terceiro mandato e disputa as eleições, no dia 28 de julho, com outros nove candidatos. As pesquisas, no entanto, apontam o atual presidente 47 pontos atrás do líder, Edmund González.

LULA ANUNCIA "ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA"

   O presidente divulgou a criação da "Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza" durante o encontro do G20, na quarta-feira (24), no Rio de Janeiro. A proposta será lançada oficialmente em novembro e será aberta para participação de nações interessadas. Lula afirmou que a "Aliança" será o maior legado da presidência brasileira no bloco e que toda a adaptação e implementação deverá ser liderada pelos países receptores. A proposta prevê metade dos custos administrativos bancados pelo Brasil, o que corresponde a cerca de 10 milhões de dólares até 2030. O restante do valor será direcionado por outros países dispostos a colaborar. A primeira instituição a apoiar o projeto foi o Banco Mundial. O presidente da instituição, o indiano Ajay Banga, elogiou a proposta.

BRASIL ANUNCIA PRIMEIRAS MORTES PELA FEBRE OROPOUCHE

   O Ministério da Saúde confirmou, na quinta-feira (25), as primeiras mortes em decorrência da febre oropouche no Brasil. As duas vítimas são mulheres da Bahia. A primeira morava em Valença e morreu no dia 27 de março, enquanto a outra vivia em Camamu e não resistiu a infecção no dia 10 de maio. A pasta ainda informou que outra terceira morte considerada suspeita está em investigação no Paraná. O homem de 59 anos era residente da Apucarana, foi infectado em Santa Catarina e morreu em abril. A febre oropocuhe é uma infecção causada pelo vírus Orthobunyavirus Oropoucheense, que é transmitido pelo mosquito Culicoides paraenses. A doença teve uma alta de 766,6% nos casos em comparação ao acumulado de todo o ano de 2023. Foram 7.236 registros em 2024 ante 835 do ano passado. A faixa etária mais atingida vai dos 20 aos 49 anos e 78% dos casos ocorreram nos estados do Norte do país e na região amazônica.

RUAS DE PARIS RECEBEM ABERTURA DAS OLIMPÍADAS 2024

   A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris foi realizada na sexta-feira (26) e inovou, levando o evento para diversos pontos turísticos da capital da França (Foto). O evento de quatro horas teve início com uma retrospectiva do trajeto da tocha olímpica, desde o acendimento até o Rio Sena, exibida em telões espalhados pela cidade. Na sequência, a primeira das 85 embarcações que conduziram as 205 delegações iniciou o desfile. A Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, foi o primeiro país a navegar por 6 quilômetros do Sena. A passagem dos atletas dos países participantes foi alternada com apresentações musicais de grandes nomes da música mundial, como Lady Gaga e Celine Dion, que cantou na Torre Eiffel. Ao final, a pira olímpica foi acesa pelos atletas Marie Jo Pérec e Teddy Riner. Em seguida, o símbolo máximo das Olimpíadas foi erguido por um balão, finalizando os doze atos da festa. 

ENDRICK É APRESENTADO OFICIALMENTE NO REAL MADRID

   Mais de 40 mil torcedores acompanharam, no sábado (27), a apresentação do novo reforço do Real Madrid, Endrick (Foto). A cerimônia aconteceu no estádio Santiago Bernabéu após a realização de exames e a assinatura do contrato de seis anos. Em campo, o atacante de 18 anos entrou vestindo o uniforme da equipe e defendendo o número 16, enquanto os telões do estádio mostravam momentos de sua carreira. O brasileiro fez um breve discurso e se emocionou ao falar da realização do sonho de jogar pelo Real. Endrick também foi cumprimentado pelos familiares no palco montado no gramado. Ainda não há data para a estreia do jogador, que está em férias após a participação na "Copa América". De família humilde da cidade de Valparaíso, no Distrito Federal, Endrick começou a mostrar o talento nas escolinhas de futebol ainda criança. O garoto foi revelado nas categorias de base do Palmeiras e, ao completar 16 anos, chegou ao time principal do clube. Pouco tempo depois já estava atuando na Seleção Brasileira. 

Fontes: G1, Veja, Carta Capital, O Globo e Terra.
Fotos: Joe Biden (Reprodução); Paris 2024 (Divulgação); Endrick (Mariscal / EFE).

Comentários