TOP SEVEN (9 a 15 de Junho)


MACRON ANUNCIA DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO NA FRANÇA

 
 Emmanuel Macron (Foto) anunciou a dissolução da Assembleia Nacional e convocou novas eleições legislativas, no domingo (9), horas após seu partido, Renaissance, perder para o Rassemblement National nas eleições para o Parlamento Europeu. O partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen obteve 32% dos votos contra 15% da sigla liderada pelo presidente francês. As novas eleições convocadas por Macron devem ocorrer em dois turnos, nos dias 30 de junho e 7 de julho. Em seu discurso, ele afirmou que o avanço da extrema-direita representa um perigo para a França e para a Europa. O parlamento europeu é composto por 720 eurodeputados oriundos dos 27 países que integram o bloco. A quantidade de parlamentares de cada nação varia de acordo com seu número de habitantes. No caso da França, 79 políticos são eleitos para compor a casa. 

JUSTIÇA CONDENA TORCEDORES POR RACISMO NA ESPANHA

   A Justiça da Espanha condenou, na segunda-feira (10), três torcedores a oito meses de prisão por racismo contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid. Os condenados participaram de ataques e chamaram o atacante de "macaco" durante uma partida da equipe  madrilena contra o Valencia, válida pelo campeonato espanhol, no dia 23 de maio de 2023. Além da prisão, os três homens foram proibidos de frequentar estádios de futebol por dois anos e deverão arcar com as custas do processo. Todos foram reconhecidos através das câmeras espalhadas pelo campo. A primeira condenação por racismo da história da Espanha foi comemorada pelo atleta, que também agradeceu o apoio que recebeu do La Liga e do clube em que joga. Em uma mensagem na rede social, Vini Jr. afirmou que a vitória é "de todos os pretos". 

OPERAÇÃO DA PM DEIXA TRÊS MORTOS NO RJ

   A operação da Polícia Militar, deflagrada na terça-feira (11), deixou três mortos no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. As ações se concentraram na Vila dos Pinheiros, Vila do João e Baixa do Sapateiro e contaram com agentes do 22º BPM (Maré), do Batalhão de Operações Especiais e da Subsecretaria de Inteligência. Por volta das 5h20, um tiroteio foi iniciado entre os policiais e criminosos. Em represália à operação, o grupo criminoso incendiou um ônibus e interditou as três principais vias da capital: Avenida Brasil, Linha Vermelha e Linha Amarela. Nos confrontos, o policial Jorge Galdino Cruz, do Bope, e dois suspeitos acabaram mortos. Outro agente ficou ferido e foi levado para o Hospital Geral de Bonsucesso. No total, 13 suspeitos foram presos e houve apreensão de três pistolas, seis fuzis, entorpecentes e veículos roubados.  

ATRIZ ILVA NIÑO MORRE AOS 90 ANOS NO RJ

   Ilva Niño (Foto) morreu na quarta-feira (12), após sofrer uma falência múltipla de órgãos no Hospital Quali, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. A atriz de 90 anos estava internada desde o dia 13 de maio, quando foi submetida a uma cirurgia cardíaca. Pernambucana da cidade de Floresta e nascida em 15 de novembro de 1933, Ilva Niño teve contato com as artes cênicas ainda na escola e cursou teatro grego tendo como mestre o escritor Ariano Suassuna. A artista ainda participou de montagens amadoras antes da estreia profissional no teatro, integrando o Movimento de Cultura Popular. Entre as peças de sucesso do seu currículo, está "O Auto da Compadecida" e obras de Dias Gomes. Em 1964, se mudou para o Rio de Janeiro com o marido, o dramaturgo Luiz Mendonça, onde deu início à sua carreira na televisão. Niño atuou em mais de 30 novelas e dezenas de séries e filmes. Seu personagem de maior sucesso foi a empregada doméstica Mina, da novela "Roque Santeiro" (1985). O velório e cremação do corpo da atriz aconteceram no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio na quinta-feira.

CANTOR NAHIM É ENCONTRADO MORTO EM SP

   Nahim Jorge Elias Júnior (Foto) foi encontrado sem vida, na manhã da quinta-feira (13), na casa em que morava na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Por volta das 3h12, um operador técnico de fibra ótica acionou a Polícia Militar ao ver, pela janela, um corpo ensanguentado caído na escada da residência. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e constataram a morte do cantor, aos 71 anos. As primeiras perícias apontaram que uma queda da escada causou a morte de Nahim. A ocorrência  foi registrada pela 1ª DP de Taboão da Serra. Natural de Miguelópolis, no interior paulista, ele nasceu em 1952 e começou a carreira aos 10 anos, no grupo musical "New Edition". Como cantor solo, Nahim gravou músicas em inglês e, mais tarde, ganhou fama ao se apresentar nos programas de Silvio Santos. Ao longo da carreira, foram 14 discos e 86 músicas lançadas. Ele chegou a se candidatar a vereador por São Paulo em 2020 e participou de realitys shows, como "A Fazenda", "Aprendiz Celebridades" e "Power Couple", todos da Record. O corpo do cantor foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo e enterrado, na sexta-feira, em sua cidade natal.

LULA DISCURSA EM REUNIÃO DE CÚPULA DO G7 NA ITÁLIA

   O presidente brasileiro foi um dos convidados da reunião de líderes do G7 (Foto), em Puglia, no sul da Itália. O grupo dos sete países mais ricos do mundo é formado por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão. O encontro durou dois dias, teve início na quinta-feira e abriu espaços para países emergentes, convidando o atual presidente pela oitava vez. Antes do discurso de aproximadamente cinco minutos, Lula se encontrou com a premiê italiana Giorgia Meloni e com o Papa Francisco, que participou da reunião pela primeira vez. Em sua fala, Lula criticou a concentração de renda e o desenvolvimento da Inteligência Artificial na "mão de poucos". Neste ano, a cúpula deu ênfase na ajuda à Ucrânia, em guerra contra a Rússia desde 2022, e fechou acordo para envio de US$ 50 bilhões ao país governado por Volodymyr Zelensky. O encontro também defendeu o acesso universal a serviços de saúde adequados para as mulheres e tratou de assuntos como desafios da IA e as tensões comerciais com a China.

PRESIDENTE DO SOLIDARIEDADE SE ENTREGA À POLÍCIA NO DF

   Eurípedes Gomes Júnior chegou à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, na manhã do sábado (15). Ele era considerado foragido da Justiça e chegou a ser incluído na lista de divisão vermelha da Interpol. O presidente do partido Solidariedade foi um dos alvos da operação "Fundo do Poço", que investiga desvios de recursos do Fundo Partidário e Eleitoral durante as eleições de 2022. As diligências ocorreram na quarta-feira e cumpriram sete mandados de prisão e 45 de busca e apreensão em Goiás, São Paulo e no Distrito Federal. Além das buscas e prisões, a Justiça pediu o bloqueio de R$ 36 milhões (Valor que foi desviado pelo esquema) e o sequestro de 33 imóveis do grupo investigado. A apuração teve início com a denúncia de um presidente do partido, que não foi identificado, e apontou  uma organização criminosa "estruturalmente ordenada". Os recursos desviados seriam destinados ao partido PROS, fundado por Eurípedes em 2013 e incorporado ao Solidariedade em 2023. O esquema consistia na utilização de candidatos laranjas e superfaturamento de serviços de consultoria jurídica. Após as denúncias, Eurípedes se licenciou da presidência do Solidariedade, sendo substituído por Paulinho da Força.

Fontes: G1, Uol, Terra e Ig.
Fotos: Emmanuel Macron (Reprodução); Ilva Niño (Divulgação); Nahim (Reprodução / Instagram); Reunião do G7 (Extraída do site "gov.br").

Comentários