UNIVERSIDADES ENCERRAM GREVE APÓS 69 DIAS
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior anunciou o encerramento da greve das universidades federais no domingo (23), após a realização de assembleias estaduais por todo o país. A paralisação por tempo indeterminado foi deflagrada em abril e atingiu pelo menos 55 universidades. Os profissionais aceitaram a proposta do governo, que prevê reajustes salariais em 2025 e 2026, com percentuais diferentes de acordo com a classe profissional, e a revogação de uma portaria publicada em 2020 que elevou a carga horária mínima semanal dos professores. O Andes-SN determinou que tanto as greves nas universidades quanto nos Institutos Federais sejam encerradas até o dia 3 de julho. O acordo do sindicato com o Ministério da Gestão e Inovação foi assinado na quinta-feira.
JULIAN ASSANGE DEIXA A PRISÃO APÓS ACORDO COM OS EUA
O jornalista australiano deixou a prisão de Londres, na segunda-feira (24), após fechar um acordo com os Estados Unidos. Para ser libertado depois de cinco anos, Julian Assange (Foto) precisou se declarar culpado pelo crime de espionagem ao qual era acusado pela justiça norte-americana. Em 2010, o site Wikileaks publicou mais de 700 mil documentos secretos referentes às guerras ocorridas no Afeganistão e no Iraque. Os dados apontavam violações de direitos humanos e episódios de corrupção envolvendo autoridades do país. Se fosse condenado pelos 18 crimes incorporados à denúncia, Assange poderia pegar até 170 anos em uma prisão federal. Com a declaração de culpa, a pena foi reduzia a 62 meses de prisão, prazo cumprido durante o tempo em que esteve preso. Assim que deixou a prisão, o ativista embarcou em um avião de volta para a Austrália, onde se apresentou no Tribunal de Saipan na quarta-feira.
STF DECIDE DESCRIMINILIZAR PORTE INDIVIDUAL DE MACONHA
Por um placar de 8 a 3, o Supremo Tribunal Federal decidiu, na terça-feira (25), descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. A maioria dos ministros seguiu o entendimento do relator do processo na Suprema Corte, Gilmar Mendes. Junto com ele, votaram pela descriminalização Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber (Que votou antes de se aposentar do STF), Dias Toffoli e o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. André Mendonça chegou a votar contra a proposta, mas revisou seu voto posteriormente. Os ministros Nunes Marques, Cristiano Zanin e Luiz Fux se colocaram contra a matéria. No dia seguinte, os magistrados analisaram os requisitos para definir os requisitos para definir o que é uso pessoal e o que é tráfico. O limite para o portador de maconha ser considerado usuário é de 40 gramas.
MILITARES TENTAM DAR GOLPE DE ESTADO NA BOLÍVIA
Uma movimentação atípica de parte das Forças Armadas deixou a Bolívia em alerta na quarta-feira (26). O tumulto começou quando tanques e tropas foram posicionados em frente à sede do governo federal, em La Paz. Os equipamentos impediam o acesso da população à praça Murillo e um blindado foi utilizado para arrombar as portas do Palácio Quemado, que foi invadido por militares na sequência. A ação foi coordenada por Juan José Zuñiga, ex-comandante do Exército que havia sido deposto do cargo no dia anterior. Após o levante, o presidente boliviano Luis Arce nomeou José Wilson Sánchez para o comando do Exército, Gerardo Zabala Alvarez para a Aeronáutica e Renán Guardia Ramírez para a Marinha. Ao fim do movimento, os militares deixaram os locais invadidos e Zuñiga foi preso. Chefes de Estado de vários países condenaram a tentativa de golpe.
BIDEN E TRUMP SE ENCONTRAM EM PRIMEIRO DEBATE NOS EUA
Os candidatos à Casa Branca se encontraram no primeiro debate eleitoral, na quinta-feira (27). O encontro aconteceu na cidade de Atlanta e foi realizado e transmitido pela emissora de televisão CNN. O republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden (Foto) trataram dos principais problemas dos Estados Unidos, como economia, inflação, previdência, aborto e imigração ilegal. As regras do debate foram alteradas, entre elas, a antecipação do primeiro encontro, que geralmente ocorre entre os meses de setembro e outubro. A mediação do embate ficou por conta dos jornalistas Jake Tapper e Dana Bash. Biden e Trump também falaram sobre as guerras entre Israel e Hamas e Rússia e Ucrânia. O debate foi marcado por ataques de ambos os lados, com destaque ao questionamento de Trump sobre a capacidade física e mental do atual presidente norte-americano. Aliás, o comportamento do atual presidente levantou a possibilidade de uma troca na chapa.
ÍDOLO DO PALMEIRAS MORRE AOS 84 ANOS EM SP
O ex-jogador Dudu (Foto), ídolo do Palmeiras, morreu na sexta-feira (28), após passar um mês internado devido a uma fissura na bacia. O quadro se agravou nos últimos dias e ele não resistiu a uma infecção abdominal. Olegário Tolói de Oliveira nasceu em Araraquara e começou a carreira no clube Ferroviária. Ele foi ídolo da Academia do Palmeiras entre as décadas de 1960 e 1970, atuando de 1964 a 1976. Como jogador, foram 615 jogos disputados, 29 gols marcados e as conquistas do Torneio Rio-São Paulo de 1965, do "Paulistão" nos anos de 1966, 1972 e 1974 e das edições do "Brasileirão" de 1967, 1969, 1972 e 1973. Como treinador, Dudu levantou o troféu do "Brasileirão" de 1976. Ele foi o quarto atleta que mais vestiu a camisa da equipe, perdendo apenas para Ademir da Guia, Emerson Leão e Waldemar Fiume. O jogador também atuou em 13 partidas pela Seleção Brasileira. O corpo de Dudu foi velado no sábado, na Clínica Práxis, e cremado no Crematório em cerimônia restrita aos familiares.
EX-CEO DA AMERICANAS DEIXA A PRISÃO NA ESPANHA
Miguel Gutierrez foi solto em Madri, no sábado (29), um dia após ser detido no âmbito da "Operação Disclosure", deflagrada pela Polícia Federal contra fraudes contábeis nas Americanas. Em nota, a defesa do executivo afirmou que ele se defenderá do que chama de "alegações originadas por delações mentirosas". Gutierrez foi liberado mediante a imposição de obrigações com a Justiça da Espanha, como a entrega dos passaportes às autoridades e o comparecimento em juízo a cada duas semanas. Além dele, a ex-diretora da varejista, Anna Christina Ramos Saicali, teve mandado de prisão expedido pela Justiça. Como ambos não estavam no Brasil, foram incluídos na lista de Difusão Vermelha da Interpol. De acordo com a PF, a cúpula da empresa enganava o mercado financeiro por meio de fraudes contábeis que escondiam resultados negativos e garantia lucros aos seus diretores. No total, 14 pessoas são investigadas pelo esquema que movimentou R$ 25 bilhões.
Fontes: G1, Ig e Uol.
Fotos: Julian Assange (EFE); Donald Trump e Joe Biden (Gerald Herbert / AP); Dudu (Divulgação / Palmeiras).
Comentários
Postar um comentário