TOP SEVEN (19 a 25 de Maio)

HELICÓPTERO COM PRESIDENTE SOFRE ACIDENTE NO IRÃ

   Um dos três helicópteros da comitiva do presidente Ebrahim Raisi (Foto) caiu, no domingo (19), próximo a fronteira do Irã com o Azerbaijão. Além do chefe de Estado, o equipamento transportava o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador de Azerbaijão Oriental, Malek Rahmat, e o representante do Líder Supremo do Irã no Azerbaijão Oriental, Aiatolá Mohammad Ali Al-Hashem. Raisi foi até à província para inaugurar uma barragem junto com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev. Após o compromisso, a comitiva retornava ao Irã, quando o acidente aconteceu, entre as cidades de Varzaqan e Jolfa. No momento da queda, a região sofria com tempo nublado, vento, chuvas e neblina. Após o desaparecimento da aeronave, uma força-tarefa de resgate foi montada com mais de 40 equipes. O helicóptero foi encontrado nas primeiras horas do dia seguinte com todos os ocupantes mortos. Raisi tinha 63 anos e fez carreira na Justiça antes de ingressar na Política. Conhecido pelo seu perfil populista e ultraconservador, ele chegou à presidência do país em 2021. O corpo de Raisi foi enterrado na quinta-feira, na cidade iraniana de Mashhad. O funeral do presidente levou milhares de pessoas às ruas.

CORPO DE PM É ENCONTRADO APÓS 37 DIAS EM SP

   O corpo do soldado Luca Romano Angerami (Foto), de 21 anos, foi encontrado na segunda-feira (20), no Guarujá, litoral de São Paulo. O policial militar estava desparecido desde o dia 14 de abril, após deixar uma adega e ser abordado e rendido por dois homens. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos eram frequentadores de um ponto de tráfico de drogas que fica perto do estabelecimento. Horas após a abordagem, o carro do PM foi encontrado abandonado próximo à Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Durante as investigações, nove pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no sumiço (Nas diligências, foram encontrados oito corpos em locais de mata aberta da região). Os restos mortais de Luca Romano estavam em avançado estado de decomposição e foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Santos. Ele estava na corporação desde 2022 e integrava o 3º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

TURBULÊNCIA MATA UM E FERE 30 NA TAILÂNDIA

   O voo SQ321 sofreu uma severa turbulência, na terça-feira (21), quando sobrevoava a Tailândia. O incidente deixou uma pessoa morta, outras 30 feridas e fez o piloto declarar emergência e realizar um pouso não programado em Bangkok. O Boeing 777-300ER da Singapore Airlines havia partido de Londres com destino a Singapura levando 211 passageiros e 18 tripulantes. A turbulência aconteceu cerca de uma hora e meia antes do fim do trajeto. Equipes médicas foram colocadas de prontidão no Aeroporto Suavarnabhumi e prestaram atendimento aos feridos assim que o avião aterrissou. Em nota, a companhia lamentou o ocorrido, mas não deu detalhes sobre a possível causa da morte. A Singapore Airlines enviou condolências à família do passageiro que morreu e informou que estava prestando assistência aos demais ocupantes da aeronave.

REINO UNIDO ANUNCIA DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO E ELEIÇÕES

   
O primeiro-ministro britânico fez um pronunciamento, na quarta-feira (22), para anunciar a dissolução do parlamento e a convocação de eleições gerais para o dia 4 de julho. De acordo com Rishi Sunak (Foto), ele havia conversado com Rei Charles III e solicitado a medida, que foi concedida pelo monarca. O comunicado foi feito em frente à residência oficial do premiê, na Downing Street, número 10. Durante a coletiva, Sunak exaltou o Partido Conservador e criticou o opositor, Partido Trabalhista. A expectativa era de que as eleições gerais do país ocorressem no final de janeiro de 2025, mas a queda da popularidade dos conservadores pressionou pela antecipação do pleito. Pesquisas recentes apontaram que o Trabalhista, de centro-esquerda, possui cerca de 45% das intenções de voto, enquanto os conservadores têm entre 20% e 25%. Após o pronunciamento, a Família Real informou que reduzirá compromissos para evitar o desvio de atenção nas campanhas.

MULHER QUE MATOU FILHA É TRANSFERIDA PARA PRESÍDIO EM PE

    Simary Rayane da Silva, de 27 anos, foi levada para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, na quinta-feira (23), após passar por audiência de custódia que converteu sua prisão em flagrante em preventiva. Ela havia sido presa no dia anterior, quando policiais estiveram em sua casa, em Jaboatão dos Guararapes, e confirmaram a denúncia da mãe da jovem, de que ela havia matado a própria filha envenenada. Depois do crime, Simary manteve o corpo da criança de dez meses no freezer da casa por cerca de 30 dias. Ao ser pressionada pela família, que sentiu falta da criança, ela confessou o assassinato. A suspeita foi encaminhada para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do bairro do Cordeiro, na região oeste do Recife, e presa em flagrante. Ela foi indiciada pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Ainda na quinta-feira, o corpo da menina foi enterrado no Cemitério Parque da Paz, em Jaboatão.

CORPO DE BRASILEIRO É ENCONTRADO NA FAIXA DE GAZA

   O Exército de Israel confirmou, na sexta-feira (24), que um dos três corpos recuperados na noite anterior era do brasileiro Michel Nisenbaum (Foto). Os restos estavam juntos aos de outros dois reféns do Hamas: O israelense Hanan Yablonka, de 42 anos, e o franco-mexicano Orión Hernández Radoux, de 32. Eles teriam sido assassinados durante o ataque do grupo islamista palestino em 7 de outubro de 2023. Assim que os exames forenses confirmaram as identidades dos corpos, Israel notificou as famílias. De acordo com o Exército, Yablonka e Radoux estavam no festival de música que foi atacado por terra pelos extremistas. Já o brasileiro de 59 anos era morador da cidade de Sderot e foi capturado quando tentava buscar a neta em uma base militar. Após o anúncio, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prestou solidariedade às famílias das vítimas através de um comunicado. O governo brasileiro também lamentou as mortes.

MANCHESTER UNITED BATE CITY É VENCE A COPA DA INGLATERRA

   O Manchester United (Foto) conquistou seu 13º título da Copa da Inglaterra, no sábado (25), após a final contra o Manchester City, no estádio de Wembley. Os dois gols da vitória foram marcados ainda no primeiro tempo de jogo: O primeiro aos 29 minutos, dos pés de Garnacho, e o segundo aos 38, marcado por Mainoo. Nesse meio tempo, ainda teve um feito por Rashford, que foi anulado por um lance de impedimento. Na segunda etapa, Jeremy Doku, que havia entrado na volta do intervalo, diminuiu para o City, aos 41 minutos. Com a vitória selada, a equipe do técnico Erik Ten Hag encerrou o jejum de 8 anos sem vencer o torneio e garantiu uma vaga na Liga Europa. O United já havia vencido a Copa da Inglaterra em 1909, 1948, 1963, 1977, 1983, 1985, 1990, 1994, 1996, 1999, 2004 e 2016. O clube está a um título de se igualar ao maior vencedor do torneio, o Arsenal, que levantou 14 troféus.

Fontes: O Globo, Uol, G1 e Ig.

Fotos: Ebrahim Raisi (Reprodução); Luca Romano Anderami (Reprodução / Instagram); Rishi Sunak (Maja Smiejkowska / Reuters); Michel Nisenbaum (Reprodução / Redes Sociais); Manchester (Reuters).

Comentários